Monitor Gamer 4K: Descubra se vale a pena investir e como escolher o melhor monitor para jogos

Quem quer construir um setup gamer dos sonhos ou apenas está disposto a investir para melhorar sua experiência de jogo, certamente já pensou em investir num monitor gamer 4K.

Adquirir esse tipo de aparelho é essencial para aproveitar todo o potencial de consoles como Xbox One X, Xbox Series S, Xbox Series X, PS4 PRO e PS5, que são compatíveis com a resolução de imagem 3840 x 2160 pixels, ou seja, 4K.

Além disso, tudo indica que essa tecnologia veio para ficar por um bom tempo. Por isso, as próximas gerações de consoles provavelmente também serão compatíveis com imagens em 4K.

Isso significa que comprar um monitor gamer 4k é um investimento a longo prazo. Então, vai com calma!

O problema é que esse tipo de monitor não é nada barato. Então como saber qual comprar? Quais são os melhores monitores 4K do mercado? Será que vale a pena gastar dinheiro com isso?

Para responder a essas e outras perguntas, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, além de te ajudar a encontrar o melhor monitor gamer para você!

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre os melhores monitores 4K, vamos mostrar as nossas três recomendações:

Escolha Premium

Este monitor gamer 4K chama a atenção pela sua tela curva de 1.800R, certificação TÜV em função da tela com ComfortView, bem como por apresentar as tecnologias Picture-by-Picture e a Picture-in-Picture. Além disso, ele tem suporte a HDR e tecnologia AMD FreeSync™. Porém, seu preço é elevado.

Nossa recomendação

Nossa recomendação é um monitor que se destaca pela qualidade da imagem. Além da resolução Ultra HD 4K, ele cobre 95% do espectro das cores padrão DCI-P3. Esse monitor também possui suporte a HDR10, tecnologia AMD Radeon FreeSync e Picture-by-Picture. No entanto, seu preço também é elevado.

Melhor para o seu bolso

Este monitor é perfeito para quem quer melhorar sua imersão no jogo, mas não quer gastar muito.  Ele conta com tela LCD IPS com sRGB 98% e função game mode para jogos em FPS e RTS. Além disso, ele tem suporte a HDR e tecnologia AMD Radeon FreeSync. Porém, ele não permite o ajuste de altura.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões dos melhores monitores 4k que podem te interessar:

Melhor Monitor Gamer 4k

Índice

Mini Guia de Compra

Se você está decidido a investir, ou ainda está pensando em comprar um monitor gamer 4K, então você precisa prestar atenção em alguns detalhes.

Em primeiro lugar, você precisa entender as características que indicam a qualidade desse aparelho.

A taxa de resposta de cada monitor, por exemplo, deve ser levada em consideração na escolha. Essa taxa diz respeito ao tempo que a tela leva para transmitir o movimento que você ordenou.

Por isso, quanto menor a taxa, melhor será a sua experiência de jogo.

Além dessa característica, os tipos de placa de vídeo e tecnologia de tela do monitor, são exemplos de especificações que também precisam ser avaliadas no momento da compra.

E para facilitar a sua vida, realizamos esse trabalho para você e analisamos os melhores monitores 4K do mercado! Nos próximos tópicos, você conhecerá os detalhes de cada um deles.

Mas antes de investir no melhor monitor gamer, não deixe de conferir o nosso Guia do Comprador, com mais informações e dicas sobre esse aparelho.

Monitor UHD 4K Curvo 31.5" LED Dell – Para ter a melhor experiência de imersão

Esse é um dos melhores monitores 4K que você vai encontrar! Construído para proporcionar uma experiência totalmente imersiva para o usuário, esse monitor da Dell conquista as pessoas tanto pelo design, quanto pelos seus recursos.

Além de apresentar bordas finas em três lados, esse modelo também conta com uma tela curva de 1.800R, que amplia o seu campo de visão, e que, junto com a resolução 4K UHD (3840 x 2160), ajuda a criar essa experiência imersiva no jogo ou filme.

E esse conjunto fica ainda melhor em função do suporte a HDR e da tecnologia AMD FreeSync™, que torna os movimentos mais suaves.

Além disso, esse monitor ainda conta com certificação TÜV, por ter uma tela com ComfortView, que te ajuda a ficar longos períodos em frente à tela com conforto, sem sentir os olhos cansados.

Mas se você está preocupado com o áudio, ficará feliz em saber que esse monitor conta com alto-falantes duplos integrados com a premiada tecnologia Waves MaxxAudio®.

Outro ponto positivo é que este monitor conta com a tecnologia Picture-by-Picture (PBP), que divide a tela em duas partes, e com a Picture-in-Picture (PIP), que permite assistir a duas imagens na mesma tela.

Vale lembrar que esse modelo possui portas HDMI dual integradas, suporte de altura ajustável e até recurso de inclinação.

Como pontos negativos é possível citar o preço elevado e o tempo de resposta que pode ser de 8 ms, 5 ms ou 4 ms.

Esse tempo não é tão baixo quanto modelos de monitor gamer 4k ainda mais caros e profissionais, mas é o suficiente para te ajudar a melhorar muito sua experiência de jogo.

Por conta desse conjunto de características e vantagens, esse monitor é a nossa escolha premium.

Monitor LG 31, 5” LED VA UltraHD 4K – Qualidade de imagem cinematográfica

Esse monitor 4K da LG também é cheio de vantagens! Ele chama a atenção pela qualidade das imagens transmitidas em tela.

Isso só é possível graças ao monitor Ultra HD 4K, que cobre 95% do espectro de cores do padrão DCI-P3, que também é utilizado na indústria do cinema.

Além disso, esse monitor também tem suporte a HDR10, o que melhora a qualidade das cores na tela.

Outro recurso que ajuda na melhoria das imagens é a presença da tecnologia AMD Radeon FreeSync, que permite a reprodução de movimentos mais fluidos e sem repetições.

E para ajudar a preservar a saúde da sua visão, esse modelo ainda conta com revestimento de tela com tratamento antirreflexo (3H), que aumenta o seu conforto visual.

Vale ressaltar que esse monitor também possui alto-falantes duplos integrados, duas portas HDMI e ainda permite o ajuste de altura e inclinação.

Outro ponto positivo desse monitor gamer 4k é a presença do sistema OnScreen Control, que permite a alteração de configurações, incluindo a customização da tela em até 14 modos e a abertura de 2 janelas ao mesmo tempo, graças a tecnologia Picture-in-Picture.

Porém esse modelo também possui um preço um pouco elevado. Além disso, seu tempo de resposta é de 4 ms, o que também não é muito baixo. Mesmo assim, este monitor oferece qualidade e boas configurações que vão melhorar sua experiência de jogo. Por isso, ele é a nossa melhor escolha.

Monitor LG 27" LED IPS UltraHD 4K – Qualidade com preço acessível

Se você está procurando um monitor gamer 4K com qualidade, bons recursos e um preço mais acessível, então esse é o modelo ideal!

Vamos começar falando da ótima qualidade de imagem. Isso só é possível graças à resolução UHD 4K (3840×2160), bem como ao suporte à HDR, que entrega mais de 1 bilhão de cores.

E tudo isso fica ainda melhor por causa da tela LCD IPS, com 98% de cobertura do espectro de cores sRGB.

E este monitor ainda conta com função game mode para jogos em FPS e RTS – o que vai melhorar as configurações do seu jogo.

Além disso, assim como o modelo anterior, esse monitor gamer também possui tecnologia AMD Radeon FreeSync, que permite a vídeos mais fluidos; e revestimento de tela com tratamento antirreflexo (3H), que protege sua visão.

Sem falar que esse monitor também conta com as vantagens do sistema OnScreen Control, que permite a customização da tela em até 14 modos, bem como a abertura de 2 janelas de forma simultânea por causa da tecnologia Picture-in-Picture.

Vale lembrar que esse monitor também possui 2 portas HDMI e tela inclinável. Porém, esse modelo não tem alto-falantes, não permite o ajuste de altura e possui um tempo de resposta de 5 ms, que é o máximo aceitável para um monitor gamer.

Apesar disso, seu preço é atraente e suas vantagens são suficientes para melhorar sua imersão nos jogos. Por isso, este monitor oferece o melhor custo-benefício.

Monitor LG 27'' Ultra HD 4K IPS com VESA – Perfeito para imagens realistas

Apesar de ser parecido com o modelo anterior, esse monitor gamer 4K se diferencia por oferecer alguns recursos extras.

Para começar, além da tradicional resolução UHD 4K, ele também conta com a tecnologia VESA DisplayHDR 400, que garante imagens mais realistas, com maior contraste e variedade de cores.

E esse conjunto fica ainda mais completo em função da tela LCD IPS, de cobertura de 99% do espectro de cores sRGB.

Outro ponto positivo é que, assim como o monitor anterior, esse modelo conta com tecnologia AMD Radeon FreeSync e revestimento de tela com tratamento antirreflexo (3H), que não cansa a visão.

Além disso, esse monitor gamer também apresenta o sistema OnScreen Control, que permite mudanças nas configurações, bem como a customização da tela em até 14 formas diferentes.

Outra vantagem desse modelo é a presença da tecnologia Picture-in-Picture, que permite a abertura de 2 janelas ao mesmo tempo. Sem falar que esse monitor também possui 2 portas HDMI, altura e inclinação ajustáveis, sendo que a tela ainda pode ser colocada em modo retrato.

O problema é que esse monitor não tem alto-falantes, possui um tempo de resposta de 5 ms, o máximo aceitável para esse tipo de monitor e ainda possui um preço elevado. Apesar disso, esse modelo tem configurações incríveis que certamente vão transformar sua experiência de jogo.

Monitor Gamer Acer XV280K 28" – Excelente modelo de entrada

Esse monitor é perfeito para quem quer abandonar os modelos Full HD e entrar de vez no mundo Ultra HD. Afinal, ele é considerado um monitor de entrada, mas nem por isso deixa de ter recursos interessantes.

Ele oferece uma ótima qualidade de imagem não só por causa da resolução 4K, mas também pelo suporte a HDR 10 e pelo fato de que esse monitor é capaz de cobrir todo o espectro de cores sRGB e 90% do espectro DCI-P3.

Ou seja, as imagens são uma explosão de tonalidades!

Para completar, este monitor conta com uma tela IPS com iluminação WLED e com revestimento antirreflexo fosco chamado ComfyView.

Além dessa tecnologia que ajuda na preservação da sua visão, esse modelo também conta com tecnologia BluelightShield, que reduz a emissão de luz azul em até 45%, o que proporciona mais conforto ao usuário.

Vale lembrar que esse monitor gamer também possui 2 entradas HDMI, permite o ajuste de altura e inclinação. Além disso, a tela pode ser rotacionada e colocada em modo retrato.

Porém, esse modelo tem um tempo de resposta mediano, não possui modo Picture-in-Picture e não conta com alto-falante.

Apesar disso, com um preço mais acessível, esse monitor gamer oferece boas características para se tornar uma ótima opção para os jogadores.

Guia do comprador

Critérios de compra

Antes de comprar o seu monitor gamer 4K, é fundamental saber quais características merecem uma escolha cuidadosa.

Afinal, como esse aparelho requer um bom investimento, é importante escolher direito. Por isso, confira abaixo os principais critérios de compra.

Vale a pena investir num monitor gamer 4K?

Se você deseja aproveitar tudo o que seu jogo e console tem para oferecer, a resposta é sim, vale a pena investir num monitor gamer.

Afinal, esse tipo de equipamento oferece uma série de vantagens que outros monitores comuns não possuem.

Por exemplo, todos os monitores gamers, não apenas o modelo 4K, possuem um tempo de resposta menor. Isso significa que os movimentos transmitidos na tela são mais nítidos e suaves.

Além disso, por conta dessa característica, o monitor gamer responde de forma mais rápida às mudanças de imagens, o que torna o aparelho capaz de acompanhar a atualização dos games.

Vale ressaltar que um monitor gamer reproduz imagens com uma qualidade muito superior em comparação às imagens de um monitor tradicional.

Essa qualidade é resultado não só do conjunto de cores disponíveis, mas também do contraste, definições de sombra, entre outras características.

Outro ponto positivo do monitor gamer é que ele sempre conta com porta HDMI, essencial para conectar ao seu console. No caso do monitor tradicional, esse tipo de entrada nem sempre está presente.

Diante de todas essas vantagens, é claro que, se você deseja melhorar a sua qualidade de imagem e experiência de jogo, vale muito a pena investir nesse produto.

E no caso do monitor gamer 4K, o investimento é ainda melhor, já que essa resolução de tela e tecnologias associadas, prometem permanecer no mercado por um bom tempo.

No entanto, antes de comprar, tenha o cuidado de verificar se seu console é compatível com o 4K. Caso contrário, você não vai aproveitar tudo o que esse monitor pode te oferecer.

Para entender melhor quais as vantagens e diferenças que investir num monitor gamer vai levar para a sua vida, assista ao vídeo.

Qual a diferença entre um Monitor gamer 4K e uma TV 4K?

A diferença de preço por polegada, bem como a aparente semelhança entre os entre o monitor gamer 4K e uma TV 4K, faz muita gente se questionar se esses produtos são tão diferentes assim.

Será que um monitor gamer é apenas uma televisão superfaturada? E a resposta é: Não! Um monitor gamer 4K é bem diferente de uma TV 4K.

Primeiro, vamos lembrar de uma diferença básica. A televisão não foi projetada para ficar a uma curta distância do usuário.

Afinal, ela não foi projetada para isso. Por isso, se você utilizar a TV a uma curta distância por muito tempo, vai acabar prejudicando sua visão.

No caso do monitor gamer, esse problema não existe, já que ele foi pensado para ficar próximo ao usuário.

Além disso, a quantidade de pixels que um monitor gamer apresenta é bem maior do que a televisão oferece – o que também influencia na preservação da sua visão.

E mesmo se a TV apresentar uma resolução 4K, ela não vai oferecer a mesma qualidade de um monitor gamer 4K.

E por quê? Porque outras características também influenciam na qualidade da imagem, tais como a taxa de atualização, menor na televisão, e o tempo de resposta.

Para você ter uma ideia, uma televisão 4k pode atingir até 16 ms de tempo de resposta. Já um monitor gamer básico atinge, no mínimo, 5 ms.

Isso faz uma diferença absurda na fluidez dos movimentos transmitidos na tela, e ainda diminui a possibilidade de aparecer o efeito ghosting ou de rastreio.

Por isso, apesar de ter um preço mais elevado, se você deseja melhorar sua percepção do ambiente virtual e sua imersão no jogo, é melhor investir num monitor gamer.

Conclusão

O melhor monitor 4K precisa oferecer recursos e tecnologias que permitam a criação de uma experiência mais imersiva de jogo.

Para isso, menores taxas de resposta, tecnologias de placas de vídeo, ergonomia, entre outros aspectos devem ser levados em consideração no momento da escolha.

Outra questão que precisa ser avaliada é o preço. Afinal, um monitor gamer 4K geralmente requer um certo investimento. Por isso, o custo-benefício do monitor também deve ser avaliado.

Pensando em todas essas características, o melhor monitor 4K é o Monitor LG 31, 5” LED VA UltraHD 4K.

Por oferecer uma excelente qualidade de imagem, design, usabilidade e ergonomia, entre outros recursos, este monitor é a escolha perfeita para dar um update na sua experiência de jogo.

F.A.Q.

O Monitor LG 31, 5” LED VA UltraHD 4K pode ser considerado o melhor monitor 4K em função de seus recursos e custo-benefício. Mas se você estiver disposto a investir mais, pode optar pelo Monitor UHD 4K Curvo 31.5″ LED Dell, que tem tecnologias extras que criam uma melhor qualidade de imagem.

Se você deseja melhorar a sua qualidade de imagem e experiência de jogo, vale muito a pena investir nesse produto. Afinal, esses modelos transmitem vídeos com mais definição e com menor tempo de resposta. Mas antes de comprar, veja se seu console é compatível com a resolução 4K.

Em comparação a um monitor tradicional, o monitor gamer apresenta taxa de frequência maior, tempo de resposta menor e tecnologias extras para proteger sua visão e melhorar sua performance de jogo. Sua principal desvantagem é o preço, que geralmente é mais elevado.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados