Melhor monitor para trabalho: aprenda como escolher o modelo certo!

Como você provavelmente já deve saber, o nosso rendimento profissional não depende unicamente de nós.

Pelo contrário, contar com os equipamentos adequados, nos ajuda muito a entregar um melhor resultado. Pensando nisso, escolher os equipamentos certos, como uma cadeira ergonômica, ou o melhor monitor para trabalhar, pode fazer uma grande diferença na sua rotina.

A grande verdade é que escolher um monitor adequado para trabalhar pode fazer total diferença na sua produtividade, eficiência e conforto. No entanto, para entender qual o melhor monitor para trabalho ou qual monitor comprar, precisamos antes entender as diversas especificações técnicas de um monitor.

Neste caso, engana-se quem pensa que o tamanho em polegadas é a única característica a ser observada. São tantos tamanhos, especificações e modelos, que fica difícil decidir qual monitor pode atender às suas necessidades.

Pensando nisso, e para te ajudar, elaboramos este especial com as principais dicas para você fazer a escolha certa na hora de comprar um monitor para te ajudar no dia a dia do trabalho.

Separamos uma lista com as melhores opções para facilitar a sua vida, já que essa não é uma tarefa muito simples.

Acompanhe o artigo com todas as nossas dicas:

Recomendações

Antes de descobrir qual é o melhor Monitor para trabalho do Mercado, conheça nossas 3 melhores recomendações:

Escolha Premium

Como indicação premium temos o Samsung Monitor Uhd 31,5, ideal para aqueles que procuram por um monitor capaz de trazer imagens mais realistas e rica em detalhes.

Com uma qualidade de imagem indiscutível e uma resolução de 3840 x 2160, o Samsung UHD Monitor oferece 8,3 milhões de pixels e capacidade para um bilhão de cores, disponibilizando imagens sempre realistas e cheias de detalhes.

Além disso, por ter tela ampla, com 31,5 polegadas, quem o usa para trabalhar consegue visualizar documentos, pastas, vídeos e muito mais. Tudo com conforto e precisão. O modelo conta também com algumas tecnologias como a AMD FreeSync, Game Mode e Low Input Lag Mode, o que torna o modelo também uma das melhores opções para quem curte jogar online.

Nossa recomendação

Ideal para aqueles que não querem economizar e procuram por uma experiência de trabalho personalizada e de alto padrão, o Monitor LG UltraWide é hoje a nossa recomendação.

Trata-se de um monitor que disponibiliza uma configuração Ultra Wide com 34″ polegadas, onde você terá uma configuração completa e uma experiência produtiva e imersiva.

A incrível imagem aprimorada com HDR10 disponibilizada por este monitor oferece, por exemplo, imagens verdadeiramente deslumbrantes, sendo ideal para quem trabalha com edição de fotos, vídeos, desenvolvimento de sites ou trabalhos em geral que lidem com a imagem de alguma forma. O aparelho também possui sistema de áudio MaxSound, com destaque aos graves.

Melhor para o seu bolso

Ideal para aqueles que procuram por um monitor capaz de oferecer uma melhor reprodução de cores, resolução e maior ângulo de visão, o Monitor LG Widescreen 24MK430H também é uma das opções com melhor custo-benefício do mercado.

Além da ótima reprodução de cores e do maior ângulo de visão, este monitor conta também com uma tecnologia OnScreen Control que permite alterar as configurações do monitor, customizar a tela em até 14 modos, com o Screen Split 2.0.

Este monitor também é equipado com Dynamic Action Sync, um recurso avançado para jogos de estratégia, onde torna o tempo de resposta mais responsivo.

Veja agora abaixo nossa tabela comparativa com os melhores Monitores para trabalho do Mercado – as melhores opções de compra, em diferentes categorias:

Melhor Monitor para Trabalho do mercado

Índice

Mini Guia de Compra

Como falamos no início do artigo, escolher um monitor adequado para trabalhar pode fazer total diferença na sua produtividade, eficiência e conforto.

No entanto, para entender qual o melhor monitor para trabalho ou qual monitor comprar, precisamos antes entender as diversas especificações técnicas de um monitor.

Neste caso, engana-se quem pensa que o tamanho em polegadas é a única característica a ser observada. E sim, o tamanho da tela é também algo que precisa ser considerado, mas não é de longe a mais importante.

Se você não sabe nem por onde começar e para evitar problemas de comprar um tamanho muito grande ou muito pequeno, recomendamos que comece experimentando tamanhos de telas diferentes.

Por exemplo, comece por telas de 15,6 polegadas, depois vá para as de 21, 24, 27 e até chegar às de 29, que geralmente representam o limite máximo recomendável para ter certo conforto. No final, saiba que só a sua experiência e o seu tipo de uso poderão responder qual é o tamanho ideal para você.

O próximo ponto que precisa ser analisado é a resolução. Neste caso, diferente do tamanho da tela, é válido dizer que quanto maior a resolução, melhor tende a ser o monitor. Mais pixels se traduzem em mais realismo e fidelidade para as imagens – embora também exijam maior poder de processamento.

O próximo ponto que precisa ser analisado é a taxa de atualização. A taxa de atualização informa o número de vezes por segundo que um display atualiza sua imagem, medido em Hz. Além da taxa de atualização, o tempo de resposta também deve ser analisado. Esse termo, basicamente, define a velocidade com a qual um painel permite que a luz passe por ele.

Medido em milissegundos, esse aspecto indica a quantidade de artefatos que um equipamento vai produzir quando você assistir a um vídeo, por exemplo — quanto menor o valor indicado, melhor.

O tipo de conexão de um monitor é outro ponto que deve ser pensado no momento da compra. E aqui é importante que você entenda que os modelos mais atuais costumam vir com as saídas HDMI, DVI e DisplayPort. Contudo, ainda há modelos que também possuem a saída analógica VGA como opção.

Além desses pontos, é muito importante que você conheça muito bem cada opção para assim, fazer a melhor escolha. Pensando nisso, e para te ajudar, elaboramos uma lista com os melhores monitores para trabalho do mercado.

No final, este artigo vai te ajudar a conhecer melhor o que é um monitor para trabalho, assim como conhecer as principais características, avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção.

Saiba que ao considerar esses detalhes, ficará muito mais fácil fazer a melhor escolha, e encontrar o produto ideal para você. Então, para descobrir quais são os melhores monitores para trabalho do mercado, é importante ler esse Guia até o final.

Apresentaremos agora cada uma das opções com mais detalhes:

Os 6 Melhores Monitores para trabalho do mercado

Monitor LG Ultrawide 34″ IPS: Ideal para aqueles que não querem economizar e procuram por uma experiência de trabalho personalizada e de alto padrão

Monitor que disponibiliza uma configuração Ultra Wide com 34″ polegadas, onde você terá uma configuração completa e uma experiência produtiva e imersiva, o Monitor LG UltraWide é hoje um dos monitores mais completos do mercado.

O Monitor LG UltraWide deve ser o escolhido, principalmente, por aqueles que não querem economizar e procuram por uma experiência de trabalho mais personalizada e de alto padrão.

A incrível imagem aprimorada com HDR10 disponibilizada por este monitor oferece, por exemplo, imagens verdadeiramente deslumbrantes, sendo o ideal para quem trabalha com edição de fotos, vídeos, desenvolvimento de sites ou trabalhos em geral que lidem com a imagem de alguma forma.

E o melhor, as qualidades do aparelho não param por aí, e tenho que ressaltar que, para quem trabalha editando documentos, o Monitor LG Ultrawide 34″ também é uma ótima escolha, você pode simplesmente dividir a tela em quatro quadrados e trabalhar ao mesmo tempo, facilitando o seu dia a dia.

Além disso, o aparelho também possui sistema de áudio MaxSound, com destaque para os graves.

E para uma melhor conforto e ergonomia, o dispositivo também oferece uma base que permite inclinação.

Samsung Monitor Uhd 31,5" Flat: Imagens realistas e ricas em detalhes

Com uma qualidade de imagem indiscutível e uma resolução de 3840 x 2160, o Samsung UHD Monitor não pode ficar de fora da nossa lista sendo, inclusive, um dos mais cobiçados do mercado.

O Samsung UHD Monitor oferece 8,3 milhões de pixels e capacidade para um bilhão de cores disponibilizando imagens realistas e ricas em detalhes.

Além disso, por ter tela ampla, com 31,5 polegadas, quem o usa para trabalhar consegue visualizar documentos, pastas, vídeos e muito mais. Tudo com conforto e precisão.

O modelo conta também com algumas tecnologias como a AMD FreeSync, Game Mode e Low Input Lag Mode, o que torna o modelo também uma das melhores opções para quem curte jogar online.

Tais recursos reduzem travamentos, melhoram a qualidade das imagens e o contraste e agilizam as respostas de mouse, teclado ou joystick. O que também é útil para o trabalho.

Para finalizar, não podemos esquecer de mencionar que ele também tem  um sistema multitarefa. Ou seja, você pode dividir a tela em duas zonas e trabalhar em coisas distintas ao mesmo tempo.

Dell P2419H: Ideal para quem dispõe de pouco espaço em seu ambiente de trabalho

Monitor de perfil fino com a menor base da categoria, o monitor Dell P2419H é ideal para quem dispõe de pouco espaço em seu ambiente de trabalho.

O modelo conta com resolução Full HD, é um monitor Dell 24 polegadas, painel tipo IPS, tempos de resposta de 8ms e possui ainda entradas HDMI, VGA e DisplayPort.

Seu design de tampa frontal ultrafina nos três lados permite visualização ininterrupta do conteúdo em vários monitores para que te ajudará a aumentar sua eficiência em 18%.

Você também poderá selecionar os modelos predefinidos com o recurso easy arrange no software dell display manager

O amplo ângulo de visão também proporcionado pela tecnologia in-plane switching (ips) permite que você veja cores nítidas, independentemente de onde estiver sentado

Projetado para se adequar à forma como você trabalha e composto por design avançado para gerenciamento de cabos, com este monitor você poderá se concentrar em seu trabalho e manter sua mesa organizada.

Você pode, por exemplo, inclinar, rotacionar, girar e ajustar a altura do seu monitor para encontrar uma posição confortável para o dia inteiro, além de contar com comfortview, um recurso que reduz as emissões nocivas de luz azul.

LG 29WK500-P: A escolha certeira para quem procura um monitor ultrawide com ótimo custo-benefício para o trabalho, jogos e produtividade

Criado para servir em seu home office, monitor LG 29WK500-P é a escolha certeira para quem procura um monitor ultrawide com ótimo custo-benefício para o trabalho, jogos e produtividade.

Composto por um design moderno e elegante, o monitor LG 29WK500-P conta com uma área de trabalho 33% maior e o software Split Screen 2.0, você decide o que é mais importante. Na tela, poderá colocar vários documentos e janelas simultaneamente, multitarefas nunca foi tão fácil.

Neste caso, devido à imersão proporcionada por este monitor, o LG 29WK500-P é hoje um dos preferidos tanto para programadores, quanto para home traders e gamers.

Sem a necessidade de um segundo monitor, com o LG 29WK500-P você poderá fazer debug de software, visualizar PDFs, documentos, apresentações e planilhas.

Outro ponto interessante é que este monitor é também compatível com VESA 100×100, e com um bom suporte para monitor (ELG F80N), você terá ótima experiência de uso e ergonomia.

Além disso, ele apresenta uma excelente qualidade de cores, conforto visual (anti-fadiga), ângulos de visão que não deixam imagens lavadas, e bom desempenho para a maioria das pessoas.

Dell P2719H: Ideal para quem precisa de mais espaço na mesa

Composto por uma tela que tem retroiluminação em LED, o que a torna mais confortável à vista e, claro, bonita, o Dell P2719H ganha o título de Melhor Monitor para Trabalho Full HD.

Com um perfil fino, até 23% menor do que o seu antecessor, este monitor conta com tecnologias In-Plane Switching, ComfortView e antirreflexo e, devido a isso, permite a visualização de cores vibrantes em qualquer angulação.

Ideal para quem precisa de mais espaço na mesa, outro diferencial do modelo está na capacidade de rotação do monitor. Dessa forma, você poderá ajustá-lo tanto na vertical quanto na horizontal e a altura.

Ou seja, você não precisa se preocupar, pois, a ergonomia está garantida para seu dia de trabalho, com muito conforto.

Monitor LG Widescreen 24MK430H - 23.8" LED, Full HD IPS, HDMI: Ideal para aqueles que procuram por um monitor capaz de oferecer uma melhor reprodução de cores, resolução e maior ângulo de visão

Composto por uma tecnologia IPS para melhor reprodução de cores e maior ângulo de visão, combinada com resolução Full HD (1920×1080) para melhor definição, o monitor 24MK430H oferece também um ótimo custo-benefício.

O monitor 24MK430H conta também com uma tecnologia OnScreen Control que permite alterar as configurações do monitor, customizar a tela em até 14 modos, com o Screen Split 2.0.

Graça a essa funcionalidade você poderá instalar o monitor conforme a sua necessidade, na mesa com ajuste de inclinação para melhor visão ou na parede para melhor uso do seu espaço de trabalho.

Além disso, este monitor também é equipado com Dynamic Action Sync, um recurso avançado para jogos de estratégia, onde torna o tempo de resposta mais responsivo.

O monitor 24MK430H também é preparado para Parede (VESA) o que torna o processo de instalação muito mais fácil e prático.

Guia do Comprador: Tudo que você precisa saber sobre Monitores para trabalho

Agora iremos te apresentar o Guia Completo do Comprador onde daremos dicas para você poder escolher bem o seu Monitor para trabalho. 

Siga conosco nessa leitura e confira as características para as quais você deve se atentar para fazer a melhor escolha.

Monitor: A janela para a alma do PC

Não há dúvidas de que o monitor é hoje a janela para a alma do PC. Afinal, sem a exibição correta, tudo o que você fizer em seu sistema parecerá sem brilho durante o seu trabalho. Por isso, e pensando nisso, você deve saber como escolher monitor para o seu computador ou notebook.

Hoje em dia os fornecedores de hardware entendem como a experiência muda com diferentes especificações e características de exibição e inundaram o mercado com uma grande quantidade de opções.

E sim, nem todos os monitores são iguais, pois certas características físicas e tecnologias integradas em um determinado produto podem fornecer os melhores resultados para a execução de aplicações de jogos, em oposição a ferramentas de escritório ou programas profissionais de design gráfico/edição de vídeos.

Neste caso, é preciso notar que os monitores têm seu próprio vocabulário que você precisa entender para poder escolher um monitor correto para você.

Afinal, o que define um monitor convencional ou para trabalho?

Chamado apenas de “monitor”, esses modelos convencionais são usados para tarefas rotineiras, como estudo, trabalho ou para assistir a alguns vídeos ou séries.

Eles podem se dividir em diversas categorias, conforme o formato. A tela deles, por exemplo, costuma ser melhor que a maioria das telas de notebook, apresentando melhor resolução e maior tamanho. Inclusive, o mais recomendado hoje é que se use o monitor como primeira tela, deixando a do notebook como a segunda.

De resto, o monitor convencional é aquele que pode ver em qualquer escritório ou casa. O que, muitas vezes, faz a diferença é o tipo de tela que compõe o monitor.

Para te ajudar, no próximo tópico vamos abordar e falar um pouco mais sobre os principais tipos de tela e o que esperar de cada modelo.

Principais categorias de um monitor

– Convencional

Assim como o tipo convencional, esse tipo de tela abraça todos os monitores comuns de tela plana. Em geral, eles costumam ter resolução Full HD, tela plana e proporção de imagem 16:9, a mesma usada em televisores.

– Curvo

Os monitores com tela curva são as melhores opções se o seu objetivo é ser mais produtivo no trabalho. Modernas e tecnológicas, as pontas das telas desses monitores são voltadas para dentro, passando a impressão de que estão te envolvendo.

Dessa forma, manter o olhar na tarefa que está executando se torna mais fácil e pode melhorar sua produtividade.

Esse tipo de periférico, inclusive, é excelente para alguns tipos de games, como os melhores jogos de corrida ou simuladores.

– Ultrawide

Os monitores ultrawide aumentam a diferença de proporção entre o horizontal e o vertical.

Além disso, enquanto um monitor comum costuma ter proporção de 16:9, a proporção desse é de 21:9 tanto que um monitor Full HD desse tipo tem resolução de 2560 x 1080 pixels, enquanto modelos convencionais seguem o padrão de 1920 x 1080.

Além disso, eles também costumam apresentar alguns milímetros de curvatura. Ou seja, eles são bem compridos, mas isso tem seus benefícios.

O primeiro deles é ser tão comprido que parece que está usando dois monitores conectados, ao invés de um tanto que o software desses monitores costuma já vir preparado para simular um ambiente assim, te permitindo dividir a tela em duas, sem precisar se preocupar em aprender como usar dois monitores ao mesmo tempo.

Bom, agora que você já pode conhecer mais detalhadamente o que é um monitor para trabalho e o que esperar desse equipamento, no próximo tópico vamos abordar alguns dos principais critérios para compra deste produto.

 

Principais critérios para compra de um Monitor para trabalho

1. Priorize suas necessidades e considere a sua estação de trabalho

O primeiro passo que você precisará analisar são as suas necessidades de acordo com a sua profissão.

Isso porque como você já deve saber, o é ideal para um (a) redator (a), pode não ser para um (a) editor (a) de vídeo, por exemplo.

Além disso, também é preciso levar em consideração a sua estação de trabalho. Neste caso, se você está procurando o melhor monitor para trabalho home office, terá mais liberdade para escolher entre os diferentes designers, porém, sempre respeitando as limitações do seu espaço.

2. Tamanho

Considerada um dos primeiros pontos observados num monitor, antes de decidir por um tamanho específico, você precisa considerar alguns pontos pessoais: a sua preferência, o espaço que você tem disponível para a instalação (ficará em uma escrivaninha ou na parede?) e quanto você está disposto (a) a pagar pelo produto.

Dessa forma, ficará mais fácil escolher entre os tamanhos disponíveis no mercado.

Em geral, telas de 19 a 22 polegadas são boas indicações para um monitor para trabalho, porque oferecem uma boa visão dos conteúdos, além de serem mais fáceis de adaptar aos ambientes, seja doméstico ou em um escritório.

Porém, se além de usar o monitor para trabalhar, você também for usar para games e assistir filmes e séries, é mais indicado o uso de telas de 24 polegadas ou mais.

Agora se você trabalha com edição de vídeos ou alguma outra atividade que seja necessário dividir a tela, monitores de 29 polegadas para cima são mais adequados e impactarão diretamente na sua produtividade.

3. Formato

O próximo ponto que precisa ser analisado é o formato do monitor. Nesse caso, para fazer a melhor compra, pense bem em qual formato de monitor atende melhor a sua necessidade no trabalho.

Em geral, o formato mais utilizado, para diversas necessidades, é o widscreen no padrão 16:9, que pode ser considerado como o melhor monitor para trabalho Full HD, e que possibilita resoluções superiores também.

Além desses monitores, existem também outros modelos como o ultrawide, por exemplo.

Outro ponto relevante é saber se o monitor é ergonômico, ou seja, possibilita que a tela seja elevada e/ou inclinada, de modo que ofereça maior conforto visual enquanto usado.

4. Resolução

A resolução também é um detalhe que não pode ser ignorado. Como você provavelmente já deve saber, o valor da resolução representa a quantidade de pixel na horizontal e na vertical que a tela é capaz de exibir.

Dessa forma quanto maior ele for, mais nítida a imagem será. Entre as nomenclaturas de resolução de monitor, são usadas as siglas HD, Full HD, QHD, 720p, 1080p, 4K, 8K, etc.

Hoje em dia a maioria dos monitores já vem com resolução Full HD, que, em geral, é indicada para todos os tipos de tarefas que não exigem nada muito específico.

E aqui é importante lembrarmos que, quanto maior for a resolução, maior também deve ser o poder de processamento da máquina, para não comprometer o seu desempenho.

5. Tempo de resposta

O próximo ponto que precisa ser analisado no momento da compra é o tempo de resposta.

Atualmente, a medida, em um monitor ou televisor, é indicada por milissegundos, da quantidade de tempo que é necessária para que o dispositivo torne um pixel desligado (exibindo a cor preta) em branco.

Tal métrica é importante porque determina a agilidade do monitor nessa tarefa, indicando sempre os produtos com tempo mais curto como de melhor performance.

E aqui é importante lembrarmos que, quanto mais baixos forem os valores indicados no monitor, mais rápidas serão as respostas das imagens, ou seja, instantâneas.

6. Taxa de atualização

O próximo ponto que precisa ser analisado é a taxa de atualização que, neste caso, é a informação sobre o número de vezes por segundo que o display atualiza a imagem, medido em Hz.

Neste caso, para não ter problemas com delay, é indicado monitores com valores acima de 60 Hz.

E aqui cabe frisarmos também que, além da taxa de atualização, existem também algumas tecnologias que tornam a sincronização da imagem, ainda melhores.

Tais tecnologias otimizam a comunicação entre placa de vídeo e monitor, entregando assim, uma resposta fluída.

São elas a G-Sync, da NVIDIA que operam em placas de vídeo da mesma marca, e a FreeSync, que pertence à marca AMD.

7. Brilho e contraste

Assim como as opções anteriores, o brilho da tela do monitor também deve ser analisado.

Para você entender melhor, os valores de brilho de um monitor são medidos por cd/m² (candela por metro quadrado).

Neste caso, quanto maior ele for, melhor será o nível de brilho na tela. Segundo a maioria dos especialistas, o valor ideal para o melhor monitor para trabalhar, é de 200 a 250 cd/m², já que brilho excessivo não é indicado no cotidiano e uso profissional.

No entanto, para quem joga ou usa o monitor para entretenimento, valores de 300 cd/m² para cima, são mais indicados.

O contraste também é uma característica muito relevante a se considerar, ainda mais quando se procura o melhor monitor para trabalhar com photoshop.

Neste caso, para uma melhor definição das imagens e cores em geral, as melhores escolhas estão nos valores de contraste maiores.

8. Conectores

Por último, mas não menos importante, lembre-se de analisar também os tipos de conectores disponibilizados pelo aparelho. Hoje em dia, os modelos de monitores já contam com saídas HDMI, DVI e DisplayPort.

Porém, ainda é possível encontrar modelos com a saída analógica VGA. Neste caso, se você busca alta definição de tela, é preciso que o monitor tenha conexão HDMI ou DisplayPort e o seu computador também deve ser compatível com elas.

Conclusão

Para finalizar, é importante frisarmos que o Monitor LG Ultrawide 34″ IPS foi escolhido pela maioria dos consumidores como a melhor escolha.

Como falamos no início do artigo, o Monitor LG UltraWide é a melhor escolha se você quer economizar e procura por uma experiência de trabalho personalizada e de alto padrão.

Trata-se de um monitor que disponibiliza uma configuração Ultra Wide com 34″ polegadas, onde você terá uma configuração completa e uma experiência produtiva e imersiva.

A incrível imagem aprimorada com HDR10 disponibilizada por este monitor oferece, por exemplo, imagens verdadeiramente deslumbrantes, sendo o ideal para quem trabalha com edição de fotos, vídeos, desenvolvimento de sites ou trabalhos em geral que lidem com a imagem de alguma forma. O aparelho também possui sistema de áudio MaxSound, com destaque aos graves.

FAQ

O monitor recomendado para designers é um monitor com, no mínimo, Full HD (1920x1080p). Porém, se você quer mais espaço e mais produtividade, recomendamos uma resolução QHD (2k) ou UHD (4k).

Cabe frisarmos que, quanto maior a área de trabalho, mais poderá fazer na edição de imagens ou design.

Você poderá localizar na traseira do aparelho a etiqueta com algumas informações importantes e específicas de seu produto

Nesta etiqueta, é possível encontrar o modelo completo de seu aparelho. O modelo de seu aparelho também pode ser consultado em sua Nota Fiscal de compra.

Para saber a resolução do seu monitor, basta abrir a Resolução de Tela clicando no botão Iniciar. Neste caso, clicando em Painel de Controle e,em Aparência e Personalização,clicando em Ajustar resolução de tela.

Clique na lista suspensa ao lado de Resolução e verifique a resolução marcada (recomendado).

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados