Monitor curvo ultrawide: Qual é o melhor monitor com tela curva?

Os monitores são ótimas ferramentas de trabalho. Necessários para quem precisa de um computador sempre ao alcance. São indispensáveis para a alta produtividade e o melhor desempenho no trabalho, estudos ou mesmo nos momentos de entretenimento.

Mesmo com o desenvolvimento constante da tecnologia portátil ao longo dos anos e a criação de dispositivos cada vez mais compactos, como os próprios notebooks, as telas super espaçosas e amplas ainda são vantagens exclusivas dos monitores periféricos.

Eles chegam ao mercado nas suas mais diversas marcas, configurações e especificações técnicas. Com tantas atividades para realizarmos diariamente, ter um monitor curvo e largo é a alternativa ideal para quem gosta de multitarefas.

Isso possibilita uma maior organização, agilidade e foco no dia a dia. Já para quem gosta de games com experiências ainda mais realistas, um bom monitor UltraWide curvo também pode reproduzir gráficos em alta resolução, trazendo resultados de imersão e conforto durante as suas melhores partidas!

Se você sente a necessidade de implementar uma nova tela no seu setup gamer ou no seu próprio home office, um monitor curvo pode ser a sua melhor escolha! Conheça abaixo os melhores produtos que separamos!

Recomendações

Comprar um monitor com tela curva é investir em praticidade, conforto e alta performance para o seu dia a dia. Embora possa não parecer importante, ampliar a visão do seu painel de trabalho ou jogos é essencial para uma maior concentração.

O foco no que é realmente necessário no momento ajuda a diminuir distrações ao redor. Isso traz mais produtividade e desempenho.

Muito além de ter mais espaço para explorar abas e janelas, os monitores curvos, em especial os modelos UltraWide, também são mais indicados para evitar problemas oculares, dores posturais ou fadiga de curto a longo prazo.

Eles mantêm os olhos sempre dispostos corretamente, com uma maior amplitude de visão e a uma distância segura da luz artificial. Entretanto, a fabricação desses monitores não é tão fácil quanto imaginamos.

A curvatura presente nos painéis de led possuem finalidades bem mais específicas que apenas uma boa aparência sobre a sua mesa! Por esse motivo, separamos as nossas principais recomendações de compra.

Escolha Premium

Para os amantes do alto desempenho, o monitor de padrão Premium da Philips traz toda a qualidade da marca para o seu home office. Com 49 polegadas de tamanho e um painel SuperWide, acompanha cada detalhe do seu trabalho ao mesmo tempo. Possui altíssima qualidade de imagem e um design moderno, será parte do seu dia a dia!

Nossa recomendação

Como um bom intermediário, o Qled Gaming Widescreen Curvo faz parte de uma linha de grande sucesso da Samsung para o público gamer. Com um preço bem mais acessível que as opções de alta performance, é voltado para o entretenimento imersivo com ótima resolução!

Melhor para o seu bolso

Trazendo o modelo mais acessível para o seu bolso, sem abrir mão de um monitor curvo de ótima qualidade. A nossa recomendação tem o preço mais acessível, além de uma tela Widescreen Full HD de 23.5 polegadas. É totalmente multiuso e confortável para a sua rotina.

Itens que você também pode se interessar:

Além das nossas recomendações de compra mais relevantes, apresentadas de acordo com as necessidades mais pertinentes dos usuários para um monitor curvo ideal, separamos também alguns outros produtos que podem ser interessantes para você!

Melhor monitor com tela curva

Índice

Mini Guia de Compra

Os monitores são periféricos, sendo bastante necessários para quem busca por um desempenho melhor no uso de computadores. Mas é bem verdade que visualmente eles tiveram poucas mudanças nos últimos anos se comparados a outros dispositivos e às próprias estações de trabalho ou aparelhos de jogos.

Entretanto, a tecnologia interna utilizada na construção desses eletrônicos mudaram por completo a forma como interagimos com o mundo virtual. Hoje ela traz ainda mais vantagens para os seus usuários.

Ao contrário dos modelos já ultrapassados, os novos monitores já trazem tecnologias bem mais eficientes na emissão de cores, contrastes e linhas. Além de acompanharem telas ultrafinas e leves.

No caso dos aparelhos curvos, essa tecnologia inovadora está ainda mais presente, com o intuito de criar o ângulo de visão perfeito para proporcionar mais conforto e espaço. Sem contar com as características mais analisadas nesses produtos, como o design ou a inclinação.

Antes de comprar um um bom exemplar é essencial observar o seu tamanho em polegadas  (distância diagonal entre o extremo da ponta superior até o extremo da ponta inferior), o tipo e a qualidade do painel, a resolução suportada, as conexões permitidas e principalmente o grau de curvatura da tela  (medido em radius).

Para entender um pouco mais sobre o que a curvatura significa para a usabilidade, basta saber que quanto menor o radius, maior será o ângulo de curvidade e consequentemente, maior a imersão durante o uso!

Conheça detalhadamente as especificações de cada modelo da nossa lista de recomendações e saiba qual é o monitor ideal para o que você precisa!

Monitor Philips 49" SuperWide Curvo com Hello Webcame USB-C - O monitor curvo Premium mais espaçoso, com a melhor imagem para o seu home office

Produto produzido pela empresa Koninklijke Philips N.V., o monitor Premium 499P9H/00 é um modelo SuperWide com um formato de 32:9, o que o torna um produto bastante “achatado” e espaçoso nas laterais, no próprio formato “paisagem”.

De verdade, este é um monitor perfeito para a alta performance em home office e pode ser uma grande sacada para quem trabalha com design gráfico e/ou edição de imagens e vídeos em grande desempenho. Com um design bem moderno e geométrico, este aparelho também tem uma tela ultrafina e com qualidade surpreendente.

Logo de cara, ele foi desenvolvido para substituir até 2 monitores Quad HD 16:9 de 27 polegadas cada, trazendo em 49 polegadas a impressão de ser bem maior com o auxílio da curvatura de 1800R, para uma imersão completa no seu ambiente de trabalho.

A qualidade da resolução gráfica exibida nesse monitor de LED é de 5120 x 1440. Quando atrelada a um Display HDR 400, traz uma incrível experiência de cores, contrastes e brilho. Isso atenua as suas melhores paisagens e revela o que elas tem de melhor, em uma tela ampla e contínua.

Podendo conectar até 2 desktops ou notebooks com o Comutador KVM, o programa integrado permite a separação de ecrãs de forma totalmente descomplicada, unindo todos os seus periféricos para criar uma única área de trabalho dedicada e produtiva.

Neste momento, a base de acoplamento USB-C também é um diferencial para conectividade e usabilidade no seu dia a dia! Já que este é um produto de alta performance, seria indispensável citar as suas preocupações com o seu bem-estar.

Uma vez que o mesmo conta o Modo Low Blue, ele reduz consideravelmente a emissão de luzes nocivas aos seus olhos e com a  tecnologia Flicker-Free que regula o brilho para proporcionar mais conforto durante todo o seu momento de trabalho!

Além da sua Webcam embutida, a qualidade de imagem exibida por este painel é de 5K Ultra HD, o que traz extras relevantes para esse exemplar, embora este não seja o mais recomendado para games.

Monitor Gamer Samsung LED 23.5" Widescreen Curvo Full HD LC24FG73FQLXZD - O monitor gamer com o melhor custo-benefício para o seu setup!

Vendido no mercado nacional por diversas empresas de produtos gamer, ele é um dos melhores monitores da fabricante Samsung Group no quesito custo-benefício, estando na linha dos intermediários com qualidade no Brasil!

Feito para ter características únicas, este monitor gamer já chama atenção pelo seu design ousado e futurista. Ele remete aos momentos de longas horas de jogatina profissional.

Muito além da aparência, as suas 23.5 polegadas de tela traz qualidade gráfica e que não deixa a desejar mesmo nos jogos mais exigentes. Com uma taxa de atualização de 1 MS (um dos mais rápidos do mercado), frequência de 144  Hz e uma tela com curvatura de 1800R, estar imerso na ação em tempo real será ainda mais possível.

O Samsung QLED Gaming permite o ajuste manual da frequência de atualização  da tela, que pode ser entre 60Hz e 120Hz sempre que você precisar. Como o seu foco é para o universo gamer, ele também busca ressaltar o contraste das cores com a tecnologia de pontos quânticos.

Assim, traz o vermelho, o verde e os tons mais escuros em destaque na sua tela, mesmo com a incidência de luz externa sobre o monitor. Isso significa uma imagem de 1,920 x 1,080 de resolução, com formato de 16:9 inspirada no desempenho virtual!

Com o destaque no painel VA, a luz emitida pelo aparelho é mais viva, diferenciando com ênfase o branco brilhante e o preto mais forte, ao contrário dos modelos IPS comuns.

O seu suporte foi construído para permitir o máximo possível de ajustes, com um espaço cavado para apoiar o seu headset preferido quando você não estiver jogando!

Monitor Samsung LED 23.5" Widescreen Curvo, Full HD - O monitor curvo mais barato e bem-avaliado pelos usuários

Com o menor preço entre todos os modelos que trouxemos para esta lista, o monitor de 23.5 polegadas da Samsung é o mais bem avaliado pelos usuários na sua categoria de aparelho básico. Ainda assim consegue trazer benefícios de alto padrão para games ou home office!

Começando pela sua aparência, ele possui um design um pouco mais comum com relação aos monitores básicos do mercado. Sem muitos detalhes surpreendentes ou arrojados.

A sua tela é responsável por tomar toda a cena, com uma proporção de 16:9 super slim e uma curvatura de 1800R, utilizada em muitos modelos intermediários por trazerem mais conforto. De acordo com uma pesquisa do Departamento de Oftalmologia do HUN de Seoul.

As cores mais vivas e uniformes estão bem presentes com a tecnologia de tela VA, evitando a perda de luz e a interferência de luminosidade externa sobre as imagens reproduzidas. Em parceria com a AMD, a Samsung também investiu em menos deformações de imagens, com a tecnologia gamer FreeSync.

Ela cria gráficos com atualizações sincronizadas na medida correta, além de contrastes mais perceptíveis em qualquer ângulo de visão. Sem deixar de se importar com a natureza, esse monitor também possui selo de certificação e eficiência energética. Assim, possui o recurso Eco Saving, diminuindo os gastos com eletricidade em mais de 10%.

Já o Eye Saver Mode garante o seu maior conforto durante longas horas de jogatina ou trabalho, com menos luz azul sobre os olhos e menos trepidações. As desvantagens mais perceptíveis desse produto estão na falta de regulagens e saída de áudio interna.

Monitor Alienware Gamer de 34" Curvo AW3420DW - Alcance alta performance gamer mesmo após longas horas de jogatina

A Dell é uma das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo e entrou no universo gamer com toda a sua inovação e tecnologia, alcançando nos tempos de hoje quase 15% de todo o mercado global no ramo.

Trazendo computadores e periféricos de baixa a alta performance, o  Alienware Curvo AW3420DW é mais um monitor deles disponível no mercado para os seus usuários.

Após investir poderosamente em design inovador e futurista, a empresa trouxe todo o universo gamer na estrutura visual deste produto. Ele pode ser o principal destaque no seu setup gamer! As luzes de LED RGB (ALIENFX) embutidas originais da Dell estão presentes na parte posterior da base e na parte superior direita do monitor  (destacando o símbolo do Alien).

Em desempenho, ele já traz o novo painel IPS Nano Color, que possibilita uma experiência muito superior de cores e contrastes na hora de aproveitar as suas partidas profissionais.

O tempo de resposta desse monitor é de apenas 2 ms + Overdrive, unido com a resolução WQHD  (3.440 x 1.440) e um raio de 1.900 de curvatura, entregando para o usuário uma experiência de profundidade mais real!

A nova representação de cores desse monitor advém de um recurso pouco utilizado em outros produtos do mercado, a 98% DCI-P3. Sendo utilizada pelas empresas cinematográficas americanas e é superior ao sRGB, que têm espectros de cores menos realistas.

Frequência de atualização também não é um ponto fraco desse monitor, que traz 120 Hz completos para não ter quadros mal carregados, atuando em conjunto com a NVIDIA G-SYNC.

Monitor Gamer Curvo G-Sync FreeSync 27" 144Hz Dell LED Full HD S2721HGF- Moderno, compacto e resistente (um intermediário gamer para qualquer momento)

Também da Dell, o monitor S2721HGF é um modelo gamer intermediário, pronto para qualquer necessidade a um preço favorável. Ele tem uma tela Full HD de 27 polegadas  com uma curvatura de 1500R. Isso mostra um ótimo serviço em jogos um pouco mais exigentes, sem deixar a desejar em sua visão ampla!

O tempo de resposta desse aparelho é de 1ms com uma taxa de atualização de 144Hz  (configurações para monitores bem mais avançados). Ele fica ainda mais interessante com a adição da tecnologia AMD FreeSync para reduzir incrivelmente as distorções e compatibilidade NVIDIA G-SYNC  (que já se tornou quase regra).

Alguns dos diferenciais realmente importantes e que tornam esse modelo uma das escolhas mais interessantes entre outros intermediários é o MPRT  (Moving Picture Response Time).

Ele cria cenas de movimentos mais rápidas e o recurso ComfortView, que cria um ambiente gamer mais seguro e livre da emissão de luz azul (prejudicial para os olhos).

Por fim, o seu design de construção permite uma maior circulação do ar para a parte externa. Isso evita o superaquecimento em partidas mais longas. Também tem ajustes de altura e inclinação, faltando o ajuste de rotação, que deixou a desejar neste quesito.

Se você procura por um monitor mais acessível com pegada profissional, essa é a escolha correta!

Monitor 27" Led Samsung Curvo - Super Slim Curvo LC27F390FHLMZD - O monitor da Samsung com preço acessível e tela curva (o básico para estudos/home office/setup gamer)

Com características de um monitor um pouco mais básico e melhor que o Samsung LED 23.5 da nossa lista. O Samsung Super Slim curvo é um aparelho suficiente para as tarefas do dia a dia.

Possui um painel com profundidade para planilhas do excel, vídeos ou jogos em boa imagem  (com poucos recursos games importantes). Somando 27 polegadas de tela com proporção 16:9, resolução de 1920 x 1080 e curvatura com raio de 1800, é possível ter um desempenho bem melhor durante os estudos ou trabalho.

Esse desempenho pode se estender um pouco mais ao seu espaço e explorar duas ou três janelas de navegadores e/ou programas, com gráficos bem interessantes.

Para quem não quer deixar os jogos de lado, ele também roda muitos deles com resultados inferiores aos outros monitores deste guia. Assim, entrega tecnologias melhores que o seu antecessor mais barato, permanecendo a AMD FreeSync e um painel Painel VA para bloqueio de retroiluminação.

Sem retirar a economia de energia nesse novo modelo, a Samsung instalou o Eco Saving. O mesmo vale para o conforto visual, que é ressaltado pelo Eye Saver Mode, mais conhecido como “modo descanso”.

Como pontos negativos, continua a falta de ajustes de altura, além da ausência de uma saída de som integrada.

Guia do comprador

Se com todas as recomendações que apresentamos acima, você se sentiu bastante confuso (a) para escolher o produto que lhe atende perfeitamente, sem gastar muito dinheiro em funções desnecessárias.

Redigimos este guia de compra completo, que deverá sanar boa parte das suas dúvidas e te ajudará a comprar o monitor perfeito!

Antes de tudo, é preciso saber qual é a sua exigência de uso, levando em consideração o tipo de trabalho que você faz e como cada tipo de monitor poderá facilitar nas suas tarefas.

Um exemplo disso é para quem atua diretamente na edição de imagens e vídeos, onde um monitor com uma melhor resolução e menor tempo de resposta seria a recomendação ideal. Já para os gamers, o design, o tamanho e a curvatura da tela influenciam muito na experiência de entretenimento.

Veja mais abaixo algumas dicas que separamos para você, que devem fazer uma grande diferença na hora de procurar um bom monitor para o seu setup gamer/home office!

1.0 Como avaliar e escolher um bom monitor?

A escolha adequada de qualquer eletrônico costuma ser bem difícil para muitas pessoas, que não conhecem alguns requisitos importantes dos produtos e acabam se frustrando com alternativas que não atendem às suas necessidades, seja por decidirem apenas através do preço, aparência ou marca. Para evitar que isso aconteça com você, saiba como escolher um monitor de qualidade!

1.1 Considere a qualidade e o tipo do painel!

Embora fazer isso pareça óbvio, avaliar a qualidade e o tipo do painel embutido nos monitores é uma tarefa pouco comum na hora da compra, já que as pessoas não buscam por especificações técnicas das fabricantes ou pelas considerações de profissionais.

Mas saiba que fazer isso é bastante simples, já que existem apenas 3 tipos de telas mais conhecidas no mercado atualmente, sendo elas divididas em TN, VA ou IPS.

Painés VN

Os painéis TN (Twisted Nematic) foram desenvolvidos a bastante tempo, sendo os mais comuns no mercado. Esses também são modelos bastante utilizados por gamers casuais, levando em consideração o seu baixo tempo de resposta e o seu baixo custo.

A dificuldade deste painel está na hora de imprimir cores mais realistas ou trazer ângulos de visão melhores (principalmente no caso dos monitores curvos).

Painés VA

Em contrapartida com o tipo anterior, os painéis VA  (Vertical Alignment) são produzidos pensando em uma melhor qualidade de cores e contrastes, sendo perfeitos para editores ou para o trabalho em home office. A desvantagem desses modelos está no seu tempo de resposta, que é muito superior aos monitores VN e por isso são pouco indicados para gamers.

Painés IPS

Por último, mas não menos importantes, os painéis IPS  (In-Plane Switching) estão na linha intermediária entre os modelos VN e VA, sendo os melhores em custo-benefício para gamers ou para o próprio home office.

Eles possuem tempo de resposta superior aos painéis VA e inferior aos painéis VN. Possuem cores e contrastes superiores aos modelos VA e VN, salvo na reprodução do preto e são perfeitos para telas curvas, com melhores ângulos de visão.

1.2 Escolha uma boa marca!

Como já falamos mais acima, escolher uma boa marca de monitor não é escolher o melhor produto para você, mas não avaliar a marca pode trazer muitos problemas a médio e longo prazo!

As marcas costumam inovar bastante em produtos como esses e para ganhar concorrência no mercado, investem em tecnologia de ponta para acrescentar durabilidade e qualidade aos seus produtos.

E sim, optar por marcas mais conhecidas pode significar um melhor suporte e mais segurança na sua escolha. Algumas marcas conceituadas atualmente são a Dell  (com muitos produtos para gamer e home office), a Samsung (com um ótimo custo-benefício), a LG (atuante a bastante tempo neste nicho de eletrônicos) e a AOC (com preços bem mais acessíveis).

1.3 Os diferenciais podem fazer uma enorme diferença!

Além da qualidade do painel adequado e da marca mais recomendada, alguns diferenciais tecnológicos também podem fazer muita diferença na prática.

Se você precisa passar muito tempo em frente ao seu monitor, funcionalidades de descanso visual como a Eye Saver Mode da Samsung são bem relevantes. Para quem preza pela eficiência energética, alguns modelos também gastam bem menos que outros, sendo caracterizados pelos selos energéticos ou por funções específicas no mercado.

Outro diferencial que pode trazer uma experiência ainda melhor é o design do produto, com aparências ainda mais arrojadas para o seu setup gamer, ou com estruturas um pouco mais discretas para a sua mesa home office.

2.0 Tela curva: O que significa e como distingui-las?

Os monitores curvos são bastante procurados hoje em dia, já que oferecem vantagens bem superiores aos modelos planos nos quesitos conforto, praticidade e espaço.

Geralmente são encontrados em configurações próximas do formato 21:9, que são as famosas telas “achatadas” ou largas (Ultrawide), podendo também ser incorporados nos monitores Widescreen.

A especificação de curvatura da tela está representada pelo símbolo “R”, que significa o alcance do raio do monitor através da extensão do painel. Podendo ser encontrados entre as características de 1500R, 1800R, 3000R ou 4000R, esses produtos trazem imersão e espaço visual.

Considerando que quanto maior é o R, menor será o ângulo da curvatura. Além disso, os monitores mais próximos de 1000R costumam ser mais adequados para a visão humana.

Veja mais informações aqui: Quais são as vantagens e desvantagens dos monitores curvos? 

Conclusão

Agora que você já sabe todas as características de um monitor com tela curva, basta considerar as dicas que preparamos no nosso guia de compra, sem esquecer de considerar o seu tipo de uso para cada monitor das nossas recomendações.

Escolher entre os diferenciais técnicos e entre as tecnologias de desempenho mais vantajosas também deve fazer parte da sua escolha, assim como a marca do produto e o ângulo de curvatura presente na tela, sem esquecer de levar em conta a relação de custo-benefício, para a sua experiência de uso perfeita!

O que achou das nossas sugestões? Gostou dos melhores monitores curvos? Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

A especificação de curvatura da tela está representada pelo símbolo “R”, que significa o alcance do raio do monitor através da extensão do painel. Considerando que quanto maior é o R, menor será o ângulo da curvatura e maior será a imersão visual.

O Alienware Curvo AW3420DW traz o novo painel IPS Nano Color, que possibilita uma experiência muito superior de cores e contrastes na hora de aproveitar as suas partidas profissionais.

Para os amantes do alto desempenho, o monitor da Philips 49″ SuperWide Curvo traz toda a qualidade da marca para o seu home office.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados