Descubra o melhor monitor de 2024

by Romildo

Um monitor de vídeo é um componente indispensável para alguns usuários, especialmente quando se trata do uso de computadores de mesa. Além de serem sinônimo de conforto e produtividade na hora de trabalhar, eles também são ótimos como telas auxiliares para os notebooks e laptops, compensando os ecrãs integrados bastante limitados e compactos.

Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novos recursos de vídeo, os monitores estão ainda mais presentes no mercado de aparelhos eletrônicos. Bem diferentes dos primeiros periféricos de saída, os painéis atuais surpreendem nos quesitos de tempo de resposta, qualidade de imagem, espaço de trabalho e principalmente no modo multi-tarefas.

Embora não sejam dispositivos portáteis, como boa parte dos gadgets atuais, os monitores estão em alta nos ambientes de trabalho home office, nos setups gamers e nos espaços de estudos. Tudo isso se deve a grande praticidade de utilizar uma tela mais ampla, que ofereça mais opções de ajustes, com ergonomia e vários modos de configurações extras, quase inexistentes nos notebooks.

Divididos em várias categorias, seguem os critérios de necessidades de configuração de cada usuário, usabilidade e preço.

Recomendações

Com tantas tecnologias e funcionalidades, comprar um monitor que atenda às suas expectativas de uso no dia a dia, oferecendo uma boa durabilidade e um design que combine com o seu espaço nem sempre é uma tarefa simples.

Para te guiar na escolha do produto mais adequado, separamos as nossas 3 principais recomendações de compra. São elas:

Escolha Premium

Philips Brilliance 499P9H Monitor curvo super amplo de 49″

Com uma das maiores telas do mercado, o Philips Brilliance é um monitor voltado para a alta produtividade no ambiente de trabalho. O seu painel curvo ressalta o conforto e o design Premium oferecido pela Philips. Webcam integrada para reuniões online, 48 polegadas de tela ultrawide, alto-falantes integrados e muitos outros recursos de ponta.

Nossa recomendação

Monitor LG Ultrawide 29WL500-29″

Desenvolvido para ser um produto robusto para o home office, o LG 29WK600 é um monitor com painel IPS, 29 polegadas de tela, software de divisão de janelas On Screen Control, HDR 10 para cores e contrastes mais fidedignos, alta frequência e um baixo tempo de resposta. Bastante versátil, ele também é perfeito para a jogatina nos momentos de descanso!

Melhor para o seu bolso

Monitor AOC 21.5″ VGA e HDMI e painel VA

Com um preço bem acessível e um bom desempenho para a linha de entrada, o AOC de 21 polegadas é uma boa alternativa para quem precisa adquirir um monitor sem gastar muito. Integrado a tecnologias como o Adaptive Sync, 75 Hz de frequência e um design bastante atrativo, ele é a nossa melhor recomendação de compra para usuários casuais.

Itens que você também pode se interessar:

Ter muitas dúvidas sobre como escolher um bom monitor é muito comum. Prezar pelo conforto, optar ou não por uma tela mais espaçosa, escolher a proporção perfeita para o consumo dos seus conteúdos, compartilhar o mesmo painel com mais de uma dispositivo, etc;

Todas essas são necessidades muito comuns, e fazer uma busca mais detalhada ajuda a encontrar o produto mais recomendado para você. Por isso, listamos mais alguns monitores no nosso guia. Veja abaixo!

Os melhores monitores de vídeo

Tela Super Wide de 49 polegadas
Tecnologia Adaptive-Sync
Alto-falantes integrados
Display LCD VA
70 Hz de frequência
Resolução de 5120 x 1440
Tela Ultrawide de 29 polegadas
Painel IPS sRGB
Tecnologia HDR10
Taxa de atualização de 75 Hz
Resolução Full HD(2560×1080)
Sem alto-falante integrado
Tela Widescreen de 21,5 polegadas
Painel VA
Taxa de atualização de 75 Hz
Bordas ultrafinas
Não tem alto-falante embutido
Tela gamer curva de 49 polegadas
Taxa de Atualização de 240 Hz
O menor tempo de resposta
Resolução DQHD
Compatível com G-Sync
Sem alto-falante embutido
Tela IPS de 27 polegadas
Taxa de Atualização de 240 Hz
Taxa de Atualização de 60 Hz
Alto tempo de resposta
A maior ergonomia e conforto no setup
Tela IPS de 27 polegadas
Taxa de Atualização de 144 Hz
Painel IPS
Tecnologia G-Sync
Tempo de resposta Ultrarrápido
Não tem alto-falante embutido

Mini Guia de Compra

Comprar um monitor considerando apenas o seu preço é um dos maiores erros de quem precisa de um novo aparelho de vídeo. Os painéis atuais são desenvolvidos com diversas tecnologias, sendo muitas delas exclusivas de algumas fabricantes.

Além disso, boa parte dos recursos oferecidos são destinados a um nicho específico de usuários, seja para o uso em alto desempenho, como no caso dos modelos gamers 4K, ou para o uso casual, como os modelos para home office.

Uma boa tela deve conter boa parte das especificações indicadas para a sua usabilidade, atendendo aos requisitos da sua placa de vídeo e apresentando uma imagem atrativa nas condições rotineiras. Tão importante quanto observar o design do aparelho é buscar por ergonomia, conforto e durabilidade, visando evitar a maioria dos problemas que surgem com o decorrer do tempo de uso.

Se você trabalha com edição de imagens e vídeos, saiba que o monitor ideal para você é bem diferente do indicado para quem gosta de consumir conteúdos online, como vídeos, posts nas redes sociais e filmes nas plataformas de streamings. O mesmo acontece com quem precisa de mais espaço para multitarefas, função que perderá aproveitamento nos monitores Widescreen.

Toda essa exclusividade aprimora a experiência de imersão na hora de utilizar o computador, melhorando as configurações e ampliando a percepção visual na hora do trabalho ou entretenimento.

Para te ajudar a entender ainda mais essas informações sobre os melhores monitores, trouxemos as especificações técnicas de todos os produtos da nossa lista, adicionando dados sobre a qualidade da representação de cores, contraste, velocidade e conexões. Veja abaixo e saiba como decidir qual deles levar para o seu setup!

Philips Brilliance 499P9H Monitor curvo super amplo de 49″

A tela Super Ultrawide para um home office veloz e espaçoso

Desenvolvido pela Philips como um dos melhores monitores Premium do mercado, o 499P9H é um dos monitores curvos Super Ultrawide mais indicados para quem trabalha com diversas janelas em simultâneo. Na proporção de 32:9, ele tem a mesma altura de um monitor Widescreen padrão, mas com a extensão horizontal até 3 vezes maior.

Com alguns diferenciais gritantes com relação aos monitores Ultrawide da categoria, o Philips Brilliance possui recursos extras, como Webcam embutida, tela curva, base de acoplamento com diversas conexões de alta velocidade, suporte de sustentação robusto e ajustes para a melhor ergonomia do usuário. Veja mais!

Trabalhe com muito mais foco: a maior vantagem de um monitor nessa proporção é a imersão oferecida. Com bordas finas e uma tela super, o Brilliance cria um setup home office completamente iluminado e tecnológico, oferecendo 49 polegadas de tela curva (5120 x 1440), no raio de 1800r (menos visão periférica e mais foco no que realmente importa). A estrutura do monitor é composta por uma base bastante robusta e de design moderno, na mesma linha do painel, que não traz nenhum led, como é comum encontrarmos nos modelos gamers. Já informamos que ela também não é uma das mais finas.

Menos jogos, mais home office: se você está em busca de um monitor gamer, já avisamos que este não é o exemplar recomendado. O tempo de resposta de 5ms, a tela VA e a taxa de atualização de apenas 70 Hz o torna um aparelho destinado para os usuários casuais que precisam de uma tela bastante espaçosa, já que existem incontáveis monitores com o melhor custo-benefício para jogos.

Tudo o que você precisa em um único aparelho: quem trabalha com edição de imagens e vídeos sabe o quanto os diversos equipamentos podem atrapalhar na produtividade. O monitor Brilliance vem com uma Webcam integrada de 2 megapixels para as suas reuniões online, microfone embutido e uma base de acoplamento com conexões Display Port, HDMI, USB-c 2.1, USB-up e USB 2.0, para carregamento rápido dos seus aparelhos, além de upstream. Os dois alto-falantes de 5W também são muito úteis.

Diversos recursos extras para o setup: além de tudo isso, o Brilliance vem com alguns recursos extras que podem ser interessantes no dia a dia. Tecnologia Adaptive-Sync para jogos, comutador KVM integrado para conectar dois computadores no mesmo monitor, Display HDR 400 com certificação VESA para cores mais vívidas, reconhecimento facial pelo Windows Hello e modo Low Blue para controle da luz azul. Os ajustes de altura, inclinação e rotação transforma o 499P9H em um monitor super ergonômico.

Vantagens


Uma das maiores telas do mercado para Home Office
Permite centralizar diversos aparelhos
Tem Display HDR 400 para cores mais vívidas
Tem tecnologia Adaptive-Sync para momentos de diversão
Permite todos os ajustes (inclinação, altura e rotação)
Vem com webcam, microfone e alto-falantes embutidos

Desvantagens


O painel VA ainda apresenta cores “lavadas” com relação ao IPS
O tempo de resposta é alto
A resolução da Webcam é ruim

Monitor LG Ultrawide 29WL500-29″

O monitor custo-benefício para trabalho e estudos

Considerado um monitor muito versátil, o 29WL500 foi um dos sucessos de venda da LG nos últimos anos. Adentrando a linha de painéis intermediários para o trabalho e estudos, ele tem uma aparência simples e um desempenho satisfatório, embora com poucas inovações que surpreendam os usuários medianos.

Sem um design diferenciado nem nada mais que encante os olhos de um comprador, você vai precisar entender o que essa tela tem para transformar o seu setup em um ambiente mais produtivo, aconchegante e útil para todos os momentos do seu dia. Saiba quais são as suas especificações:

Tela Ultrawide: encontrar monitores com formato Ultrawide por um preço justo e benefícios interessantes é bem difícil, e é nisso que a LG investe na hora de fabricar modelos como esse. A tela desse aparelho alcança 29 polegadas de tamanho e é IPS, o que surpreende na hora de projetar as cores e o brilho dos quadros. O HDR 10 também ajuda nessa hora, trazendo uma experiência de uso bem legal.

A resolução recomendada não é nada de outro mundo, mas é muito interessante se compararmos ao modelo mais recente da linha, o 29WL600, com um preço bem maior e a mesma resolução nos frames. Portanto, os 2560 por 1080(Full HD) são bem vindos nesse monitor.

Já se comparados às telas Widescreen, esse painel tem até 33% a mais de espaço na horizontal, o que é melhor para quem precisa ver aulas online, redigir artigos ou até passear pelo navegador de buscas com uma janela adicional.

A taxa de atualização de 75 Hz também é uma grande vantagem, que se compara inclusive aos monitores gamers de entrada. Sair da taxa de 60 Hz(ainda muito presente nos aparelhos casuais) é um extra relevante.

Por fim, esse painel também tem o recurso FreeSync, para quebrar as diferenças de frequência entre a placa de vídeo e o monitor, entretanto, não conta com conexão Displayport, que é a nova forma de transferir informações de forma rápida e utilizar o FreeSync em placas gráficas que não são da AMD. Dessa forma, você só pode contar com esse utilitário se a sua placa de vídeo é da fabricante original(via HDMI).

Estrutura básica, sem ajustes: o que acaba prejudicando bastante a performance desse aparelho é a falta de ajustes (salvo o de inclinação), que obriga o usuário a adquirir algum suporte extra ou até colocá-lo em um pistão à gás, que é a nossa recomendação para que você tenha mais liberdade enquanto move a tela. O seu suporte original também é bem fraco, o que pode deixar a tela “bamba” enquanto você utiliza o teclado na mesa.

No final de tudo, esse é um bom monitor intermediário para quem precisa de mais espaço no home office, sem alto-falantes embutidos ou altíssima fidelidade de cores e contrastes.

Vantagens


É um ótimo custo-benefício para o home office
Tem algumas tecnologias gamers, como o FreeSync
Tela IPS 29” com resolução Full HD
Ultrawide(33% a mais de espaço)
Possui HDR10
Taxa de atualização de 75 Hz(bastante satisfatório)

Desvantagens


Será necessário comprar um suporte para ter mais ergonomia no uso
Não tem alto-falante embutido
Não possui conexão Displayport

Monitor AOC 21.5″ VGA e HDMI e painel VA

O monitor casual para quem precisa de um novo aparelho

Para quem não quer investir nas inovações mais recentes dos monitores e precisa de um novo aparelho, o 22B1HM5, da AOC, é uma boa recomendação de compra. Com uma tela ampla no formato Widescreen, ele tem um design atrativo para o uso em home office.

Preço bem baixo: embora o preço não seja o principal critério de escolha na hora de adquirir um monitor, ele também faz parte da sua decisão de compra, especialmente quando analisamos produtos custo-benefício, como este. O preço desse monitor está bem abaixo da média para a maioria dos periféricos de vídeo atuais, sem deixar de lado a qualidade na construção do seu painel e uma estrutura bem “justa” para um aparelho básico. Substituto de muitos monitores antigos, o AOC 22B1HM5 tem 21,5 polegadas de tela e display VA.

Ainda muito utilizados, os painéis VA são menos ricos em cores e contrastes, entretanto, por serem fabricados em cristais líquidos, eles oferecem bom bloqueio de iluminação externa e uma apresentação mais uniforme com relação às telas de LCD comuns.

Design alavancado: embora tenha sido fabricado no plástico comum dos produtos de entrada da AOC, este monitor tem um design diferenciado para o seu preço. As bordas ultra finas estimulam a ideia de inovação, sofisticação e modernidade, que combinam com o formato slim – tela fina – do aparelho de vídeo.

Velocidade mais que necessária: se você esperava por um monitor com baixa frequência, vai se surpreender com os até 75 Hz oferecidos por esse modelo. Enquanto muitos periféricos mais caros se prendem à velocidade de 60 Hz, o 22B1HM5 sai na frente para algumas partidas leves de jogatina. Ainda mais com o Adaptive Sync pronto para entrar em campo após poucas configurações.

Instale em qualquer espaço: o formato desse produto também permite o máximo aproveitamento do seu espaço, permitindo a conexão em painéis e suportes à gás com o encaixe VESA. Sem furar a parede ou remontar o seu setup. Essa é uma ótima ideia, considerando que ele não traz nenhuma opção de ajuste para a ergonomia durante o trabalho.

Por último, o software de ajustes do monitor permite alterar a oscilação de luz emitida pelo painel, evitando o impacto ruim nos olhos. O Low Blue Mode diminui a emissão de luzes azuis nocivas à visão humana e fomenta um lugar mais confortável e seguro para o trabalho à noite.

Vantagens


Tem um bom custo-benefício para o uso casual
Tela de 21,5 polegadas de tamanho
Tem tecnologia Adaptive Sync
Possui suporte à conexão VESA
Bordas ultrafinas e painel slim
Taxa de atualização que pode chegar a 75 Hz

Desvantagens


Não tem ajustes de altura e rotação
O plástico utilizado na construção é bem frágil
Não tem alto-falante integrado
O painel não é IPS

Monitor Gamer Curvo Samsung Odyssey 49″ DQHD

Alto desempenho, altas horas de jogatina e design de setup Pro

Fabricado para setups gamers profissionais, os monitores da linha Odyssey possuem alto desempenho e um design futurista, além de telas super amplas e uma visão periférica bem aproveitada. O Odyssey G9 é um dos melhores produtos da Samsung no nicho de monitores para jogos gráficos. Entenda mais o por quê vale a pena investir nele!

Velocidade super, a qualquer momento: jogar em baixo FPS é o maior erro de quem quer tornar-se um gamer profissional. Boa parte da perda de desempenho nos jogos digitais se deve a configurações erradas do monitor, que gera quadros distorcidos e lentos. Com a maior taxa de atualização do nosso guia, o G9 alcança a frequência de até 240Hz e 1ms de tempo de resposta.

Para manter esse aproveitamento com relação à frequência da sua placa de vídeo, o G9 tem FreeSync Premium Pro e G-Sync, o que o torna compatível com gráficos gerados pelo hardware da AMD e da NVIDIA, sem qualquer problema.

Painel intermediário: embora esperássemos por um novo painel IPS nesse monitor, o G9 ainda traz o velho e “lavado” painel VA, que não é tão ruim para os gamers, embora tenham que lidar com cores menos vívidas. Apesar disso, podemos dizer que o HDR 1000, que também foi acrescentado, é um “compensador” interessante para isso. Mais brilho significa mais contraste e cores mais “marcantes” para os seus jogos preferidos. Em detalhes gráficos, o G9 também não é insuficiente, trazendo a resolução DQHD(5120 por 1440) nativa.

Veja muito mais: outro ponto bem positivo do G9 é a sua tela curva de 49 polegadas, no raio de 1000 R. Isso permite que você enxergue tudo o que o game pode oferecer, numa percepção periférica mais ágil e ampla.

Total ergonomia para as suas partidas: embora tenha o encaixe VESA, sendo possível colocá-lo em um suporte externo, o G9 vem com diversas opções de ajustes, como altura, inclinação e rotação, melhorando a ergonomia dos jogadores e deixando-os livre para mudar a posição do painel sempre que necessário.

Vantagens


Tela curva de 49 polegadas
Resolução QHD(5120 por 1440) nativa
Brilho HDR1000
Alta frequência para jogos de desempenho avançado
Tempo de resposta baixo
Tem tecnologias FreeSync e GSync
Permite ajustar altura, inclinação e rotação

Desvantagens


Não tem conexão Displayport e USB-c
Não tem alto-falante embutido
O painel não é IPS (cores menos vibrantes)

Monitor de LED Dell P Series 27 polegadas (P2719H)

O melhor para edição de imagens e vídeos

Diferencial para quem trabalha com edição de arquivos de mídias, como imagens e vídeos, o monitor P2719H é conhecido por sua boa reprodução de cores e contrastes. O visual clássico e moderno traduz elegância e produtividade. Embora não tenha muito espaço extra, como os monitores Ultrawide, este produto ainda estende a timeline de edição a um tamanho satisfatório de 27 polegadas.

Visual executivo: a aparência desse monitor é uma das maiores vantagens para quem precisa de um setup clean e moderno para trabalhar com redes sociais, streaming e edição. Bordas ultrafinas quase invisíveis, base pequena e robusta e hub com bastante espaço para não deixar os seus cabos aparentes.

Tenha uma tela pronta para qualquer necessidade: diferente de todos os monitores Ultrawide e até de muitos Widescreen, o Dell P2719H permite deixar a tela na horizontal ou vertical, alterando os ajustes de inclinação, altura e rotação. Trabalhar com programação, posts no Instagram ou Facebook ficou ainda mais fácil com o formato vertical.

Tecnologia de fábrica: com o clássico painel IPS, o P2719H tem calibração de cores de fábrica, oferecendo contrastes fidedignos e uma ampla gama de espectros na projeção. A tela também é anti-reflexo para quem tem luzes no setup, conservando ainda mais a sua qualidade. 

Mais opções de conectividade: carregar dados do seu celular, conectar um novo dispositivo USB ou adicionar uma Webcam se tornou ainda mais fácil com as opções de portas do Dell P2719H. Duas portas HDMI, Displayport, VGA, porta USB para upstream e mais 4 portas USB para downstream, sendo duas delas de alta velocidade, nas laterais do aparelho.

Vantagens


Painel IPS de 27 polegadas
Cores mais nítidas, com melhor contraste
Permite o uso no modo retrato
Baixo consumo de energia
Hub USB com 2 portas de alta velocidade
Garantia de 3 anos Dell

Desvantagens


Taxa de atualização de apenas 60Hz
Tempo de resposta alto
Não tem alto-falante embutido

Monitor Gamer AOC Hero 27″

Monitor gamer custo-benefício para um setup sem travamentos

A AOC é uma das empresas que mais investe em tecnologias gamers de nível intermediário. Unindo a praticidade de modelos casuais com o desempenho de produtos mais caros, criam-se novas linhas de monitores versáteis e tecnicamente superiores aos de marcas mais conhecidas, como é o caso da Dell e da Samsung, por exemplo. O Hero de 27” é mais um desses produtos disponíveis para o seu setup!

Assim como o Dell P2719H, o Hero também permite ajustes de altura e de ângulo, permitindo deixar o painel completamente no modo vertical. Isso é bem útil para quem gosta de fazer streaming enquanto joga e utiliza a configuração de vários monitores no seu setup.

Como todo monitor gamer de valor, o AOC Hero vem com alta taxa de atualização (144 Hz), tempo de resposta de 1ms e compatibilidade com as tecnologias GSyn e FreeSync, para placas de vídeo NVIDIA e AMD. IPS, o painel revela cores marcantes enquanto você se diverte com a alta velocidade de transferência gráfica, que se livra completamente de efeitos como o Ghosting enquanto você move o personagem no jogo.

Para fechar, a aparência desse monitor é totalmente diferente dos modelos comuns, trazendo detalhes em vermelho metálico na parte inferior do painel e no suporte de sustentação. Bordas ultrafinas te deixam mais imerso no entretenimento e evitam que você desvie a sua atenção enquanto joga.

Vantagens


Painel IPS de 27 polegadas
Suporte a FreeSync e GSync
Alta taxa de atualização (144 Hz)
Baixo tempo de resposta para gamers
Ajustes de ângulo e altura (inclusive no modo retrato)
Tem conexões HDMI, Displayport,

Desvantagens


O painel Widescreen não é o melhor para jogos
Os botões de ajustes são frágeis
Não tem alto-falante embutido

Guia do comprador

Investir em uma tela de qualidade para o seu local de trabalho ou estudos melhora o seu desempenho, cria um ambiente mais confortável no dia a dia e proporciona versatilidade.

As telas acopladas nos notebook e laptops atuais podem ser muito úteis na hora de levá-los para todos os lugares, mas ainda estão bem distantes de uma imagem com alta resolução, baixíssimo tempo de resposta e frequência compatível com uma boa placa gráfica, além de perderem no quesito espaço, como já sabemos.

No caso de atividades como edição gráfica, produção de vídeos e para o formato multi-tarefas, um bom monitor se caracteriza como item básico, suprindo necessidades de cores realistas, contrastes altos e brilho satisfatório para o uso a qualquer momento.

Para os gamers, configurações como baixo tempo de resposta, painel com ângulo de visão e taxa de frequência alta podem fazer uma grande diferença na hora de aproveitar as partidas de jogos de FPS, por exemplo.

Mas comprar um bom monitor envolve uma série de fatores que devem ser observados, como a durabilidade do aparelho, a sua ergonomia e os principais recursos extras para uma usabilidade satisfatória, sobretudo o tipo de painel instalado e o suporte a tecnologias como o FreeSync e outros.

Saiba quais são as suas necessidades de uso

O primeiro passo para adquirir o monitor que caiba perfeitamente no seu setup é saber do que você precisa. Muitas pessoas que trabalham com atividades específicas não sabem que existem monitores pouco recomendados para determinadas funções. O melhor painel para quem gosta de jogos não é melhor para quem faz edição e criação de conteúdos para redes sociais, e a compra do aparelho incorreto pode prejudicar a sua experiência no dia a dia.

Pensar sobre o que poderia fazer a diferença no seu espaço de trabalho, como a presença de um som interno no monitor ou uma velocidade mais alta para a reprodução de streaming na internet, por exemplo, pode significar a compra perfeita para você. Além disso, saber o espaço disponível para o produto na sua mesa e os tipos de conexões permitidas também evita muitos problemas.

Como encontrar as configurações ideais?

Para saber qual é o produto que atenderá às suas necessidades, você precisa entender um pouco mais sobre quais são as principais diferenças entre as tecnologias utilizadas atualmente, como elas podem melhorar o seu produto e se realmente vale a pena investir nessas especificações. Siga as nossas dicas!

Tamanho da tela

O tamanho de tela perfeito é algo bem relativo. Algumas pessoas não têm tanto espaço para adquirir um aparelho muito grande, e o alto custo de ter um monitor nesse formato nem sempre compensa. Ter muito espaço de trabalho gigante e não saber utilizá-lo com eficiência é tão ruim quanto perder a produtividade em um display pequeno.

A nossa dica é investir em telas gigantes apenas se você realmente quer fazer um upgrade profissional, caso contrário, escolher um monitor com a proporção ideal já vai fazer uma grande diferença.

Tipo de painel

Um erro muito cometido por pessoas que não conhecem as configurações básicas de um bom monitor é adquirir um painel não-recomendado. Basicamente, existem dois tipos principais de painéis no mercado: IPS e VA.

O painel IPS é um dos mais comuns e atuais. Ele é composto por cristais líquidos projetados na horizontal, por isso são ótimos para telas Ultrawide. Diferente do VA, o IPS oferece um melhor ângulo de visão(ótimo para jogos) e cores mais vívidas e fiéis. Esse tipo de painel é perfeito para gamers e para pessoas que não precisam de contrastes perfeitos, como fotógrafos e designers gráficos.

No caso dos painéis VA, nos quais os cristais líquidos são projetados verticalmente, o ângulo de visão diminui e as cores ficam mais “lavadas” com relação ao IPS. Apesar disso, eles são os melhores quando se trata de contraste, com pretos mais fortes.

Velocidade

Mais importante para os consumidores de streaming e para os gamers, a velocidade se refere ao tempo que o monitor leva até apresentar o frame, após recebê-lo. Ela é medida em Tempo de Resposta e está lado a lado com a frequência do aparelho, medida em Hz.

Para um usuário casual, o tempo de resposta de 5ms é suficiente para ter uma imagem satisfatória, com a taxa de atualização de 75Hz. Para os gamers, quanto menor o tempo de resposta e maior a frequência, melhor será o desempenho.

Tela curva

A tela curva é uma característica muito específica, e embora pareça ótima para todos, não vale o investimento para alguns. Se você precisa de mais imersão, foco e visão periférica, ter um bom monitor curvo com o tamanho de tela ideal é unir o útil ao agradável.

A curvatura é medida em Raio. Conforme algumas pesquisas recentes, quanto mais próximo o raio estiver de 1500, melhor será a percepção da visão humana frente ao painel. Entretanto, algumas pessoas preferem telas mais “espalhadas”, o que exige uma tela com curvatura maior ou igual a 1800. Quanto menor o raio, mais curvo será o monitor.

Ergonomia

Mesmo que pareça pouco relevante, ter um monitor com muitas opções de ajustes é indispensável para quem quer conforto no seu ambiente de trabalho. Se você não quer gastar mais com um suporte extra, exigir esse requisito vai fazer bastante diferença. Ajustes de altura, rotação e inclinação são bem importantes para manter a boa postura enquanto você utiliza o computador.

Durabilidade

Para ter um monitor que não te deixe “na mão” nos momentos de necessidade, a melhor forma é optar por um produto mais robusto e durável. Ler avaliações de usuários e escolher aparelhos com maior tempo de garantia são bons modos de avaliar a qualidade da sua tela.

Aprenda a melhorar desempenho do seu monitor

Caso você nunca tenha alterado as configurações do seu monitor, saiba que você pode estar perdendo dinheiro. Aprender sobre esses ajustes pode melhorar o desempenho do aparelho com poucos cliques. Veja algumas dicas relevantes sobre isso!

Calibração de cores

A calibração de cores deixa a reprodução dos espectros mais equilibrados. Muitos monitores já vêm com calibração de fábrica, mas alguns precisam de ajustes para entregar o máximo de qualidade. Existem muitos softwares disponíveis para fazer esse processo, basta fazer uma busca na internet e escolher o melhor para você!

Configure corretamente a sua placa gráfica

As placas gráficas são hardwares responsáveis por gerar as imagens que serão apresentadas no monitor. Ter uma placa de vídeo compatível com a tecnologia do seu aparelho vai te fazer usufruir tudo o que ele tem para oferecer. Recursos como o FreeSync e o GSync também dependem desse componente importantíssimo!

Veja mais informações aqui: Guia definitivo para aumentar o fps em placas de vídeo AMD.

Conclusão

Ter um bom monitor pode ser um diferencial para as suas tarefas no home office ou no desempenho do seu setup gamer. Após saber quais são os melhores monitores do mercado por meio deste guia definitivo, basta fazer a sua escolha e atualizar o seu espaço. Escolhemos o monitor LG Ultrawide 29WL500 por ser o melhor custo-benefício, com boas configurações e espaço de sobra para um setup intermediário.

O que achou das nossas sugestões? Gostou dos melhores monitores que recomendamos? Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

Leave a Comment