Sofá-cama: Como escolher e qual é o melhor de 2020?

Escolha o melhor sofá cama

Um sofá cama é um móvel versátil e prático que pode ajudar em diversas situações. Ele serve como uma solução em ambientes pequenos, assim como um espaço extra em caso de visitas, ou ainda um item para se levar quando for acampar. Seja para qual for o seu uso, o ideal é unir conforto, durabilidade e estilo. Neste artigo você vai encontrar um guia para o melhor sofá cama, de acordo com o que procura.

Se você quer saber mais sobre como deixar sua casa mais confortável, confira nosso artigo sobre como escolher o melhor colchão queen size. Mas se está procurando por outros móveis com mais de um função, como o sofá cama, confira esse artigo sobre móveis multifuncionais.

Existem variados modelos de sofá cama modernos que contam com diferentes designs e materiais que influenciam diretamente na forma como são utilizados. Se, por exemplo, o sofá for muito grande provavelmente não será o mais recomendado para quem quer levar em viagem. Existe sofá cama para casais e para solteiro, assim como que possuem acessórios extras ou não.

É possível encontrar ainda diferenças estéticas, como cor e material do estofado e dos pés do sofá cama. Para você saber mais sobre todas essas opções, acompanhe a seguir mais detalhes sobre cada uma delas, incluindo também os mais variados valores.

Recomendações

O sofá cama pode variar de preço, modelo e uso. Desde um modelo que pode ser inflado e deixado guardado, até um que vez com múltiplas peças. Encontre a seguir uma lista completa e entenda como cada item pode ter um fim diferente, e qual deles combina mais com você.

Escolha Premium

Ele é perfeito para quem tem bastante espaço em um cômodo e está pronto para adquirir um sofá. Com tamanho o suficiente para acomodar um casal, ele é reclinável e garante praticidade na hora de usar. Ainda possui chaise que garante conforto e espaço extra.

Este modelo, enquanto sofá, conta com vários lugares. Você pode aproveitar para ver um filme nele, usar o chaise enquanto relaxa e ler um livro ou simplesmente relaxar depois de um longo dia. Na hora de receber visitas, você pode facilmente reclinar ele e com a ajuda da ferragem catraca de três pinos.

Nossa recomendação

Trás estilo para o seu cômodo. Embora tenha três lugares ele pode facilmente caber em diversos cômodos sem ocupar espaço desnecessário. Com 190 de largura e 88 cm de altura, pode fazer parte da sua sala ou quarto e garantir uma cama extra quando preciso.

O estofado suede velvet é macio e bonito, além de ser fácil de manter e limpar. Seus pés de metal garantem que possa ficar à uma distância segura do chão e que seja fácil de mover. Sua cor neutra combina com qualquer ambiente, e te dá mais liberdade de adaptar ao seu estilo.

Melhor para o seu bolso

Ótimo para quem quer guardar ou levar o sofá cama. Ele pode ser facilmente transformado em uma cama quando necessário, e por seu volume ser mais leve em comparação aos outros pode ser uma boa opção para viagens.

Como sofá ele é simples e fácil de acomodar em qualquer lugar da casa. Já como cama garante conforto e praticidade. Pode ser usado de modo simples, e não ocupa muito espaço. Ideal para quem quer um sofá cama, para garantir um espaço extra, sem gastar muito.

Itens que você também pode se interessar:

Como deu pra ver até aqui existem diferenças de preço e estilo. Mas não apenas isso, como também funções extras e modo de usar variado. Confira a seguir quais são os principais sofás cama no mercado, e quais as diferenças entre eles.

Melhor Sofá-cama

Índice

Mini Guia de Compra

Talvez você queira aproveitar melhor seu espaço, talvez receba muitas visitas, ou adora acampar. Não importa o motivo, um sofá cama pode ser um móvel muito prático. Com o preço de um sofá você pode ter dois móveis, ou ainda investir em um mais barato e aproveitar o espaço extra para acomodar mais alguém.

Na hora de escolher o sofá cama, leve em consideração o espaço que ele vai ocupar. Iso serve para quando estiver em forma de sofá e de cama. Portanto, se atente as medidas do fabricante. O sofá escolhido vai caber no cômodo onde pretende acomodar ele? E ainda, depois de aberto e em formato de cama, ele é capaz de acomodar você e ainda ficar instalado no mesmo lugar?

Além da funcionalidade usual de ser um sofá e uma cama, alguns modelos ainda trazem outras opções. Existem aqueles que possuem baú, outros trazem banquetas e chaise. Esses outros objetos podem tanto ajudar na organização, como diretamente contribuir para ter mais espaços para acomodar mais pessoas, quanto para economizar. Isso porque você tem assim diversas funções em apenas um móvel.

Sendo assim, leve todos esses fatores em conta na hora da sua escolha. Desta forma, você pode ter uma ideia mais realista do quanto realmente está investido e recebendo de volta. Além disso, veja também o material de qual ele é feito, como limpar e manter. Existem modelos que permitem escolher a cor e outros possuem apenas uma opção, por isso fique de olho. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um dos modelos citados até aqui.

Sofá-Cama Casal Reclinável com Chaise Penélope por Mobly (Ideal para quem busca conforto em ambas as versões)

Com beleza e espaço extra, o Sofá-Cama Casal Reclinável com Chaise Penélope é pra quem não abre bem do conforto. Tanto na sua versão sofá como na de cama é capaz de comportar mais de uma pessoa. Seu revestimento em veludo garante um visual único e sofisticado.

O sofá cama é ainda reclinável, garantindo que você possa escolher a melhor posição para relaxar. Ele conta também com pés de metal, permitindo maior praticidade para sua locomoção, além de evitar desta forma que se suje com mais facilidade. Aliás, o sua manutenção é bem simples, ele pode ser limpo com um pano úmido.

Sofá-Cama 3 Lugares Casal Premium Suede Velvet por Mobly (Seu design é bonito e permite caber em qualquer cômodo)

O Sofá-Cama 3 Lugares Casal Premium Suede Velvet cabe em qualquer lugar. Com um visual moderno e ao mesmo tempo neutro, ele pode ser facilmente incorporado em diversas decorações. Pode rapidamente ser convertido em cama sem ocupar muito espaço ou precisar ser movido.

Seus pés de aço permitem que ele mude de lugar, se necessário. Seu estofado é confortável e permite que você ou sua visita possa dormir tranquilamente. A manutenção é simples, e seu modelo garante diversas cores.

Sofá-Cama Casal 2 Lugares Malu Linho por Matrix (Fácil de guardar)

Fácil de usar e de guardar o Sofá-Cama Casal 2 Lugares Malu Linho é perfeito para quem quer um sofá cama simples e acessível. Sendo um dos mais baratos na categoria, ele tem um visual simples e prático. Se não está usando ele, pode muito bem guardar em algum local seguro.

Ele é muito bom se você precisa de um móvel extra. Já tem sofá e poltrona e quer ter apenas a opção de um sofá cama quando necessário? Esse é o ideal. Não ocupa espaço, seu preço é bastante acessível e na hora de usar é super simples, basta inclinar ele.

Sofá cama reclinável Caribe com duas banquetas por Essencial Estofados (Visual moderno e várias cores)

Se você quer esticar suas pernas e relaxar com estilo, aqui está o Sofa Cama Reclinável Caribe. Ele acompanha duas banquetas, que fazem toda a diferença na hora tanto de decorar como de aproveitar o seu móvel. Com a opção de reclinar, ele se ajusta ao seu conforto. E ao se transformar em capa até parece que você tem um móvel completamente diferente.

Você já tem bastante espaço com o sofá e as banquetas, mas espere até abrir a cama. Ela mais parece um novo móvel, muito confortável e bonita, traz uma aparência nova. Sua grande opção de cores permite que se destaque na sua decoração.

Sofá-Cama Casal 2 Lugares com Baú Carol Suede Amassado por Matrix (Espaço extra para guardar objetos)

Você já tem um sofá, já tem uma cama e agora tem ainda um baú extra. O Sofá-Cama Casal 2 Lugares com baú Carol suede amassado junta três funções e uma. Ele é pequeno e prático e garante que você aproveite todos os espaços disponíveis.

Fácil de limpar e manter, ele cabe em qualquer cômodo e pode ser facilmente movido. O espaço do baú permite que você armazene o que precisa, e adiciona assim ainda maior valor ao custo benefício do móvel.

Sofá Cama De Luxo por Intex (Ótimo para levar em viagens)

O Sofá Cama De Luxo da Intex é uma opção inflável, perfeita para levar em viagens. Um dos usos mais comuns para sofá cama é definitivamente levar para acampamentos. Se esse for o seu caso, esse é o modelo mais recomendo. Por ele ser inflável, é possível desinflar e levar ele no seu porta malas sem nenhum problemas.

Fácil de transportar e de encher, ele pode ser de grande ajuda para quem quer utilizar o sofá cama em qualquer lugar. Ele é confortável e espaçoso e tem a capacidade de acomodar duas pessoas.

Guia do comprador

Quais as principais vantagens de ter um sofá cama?

Um sofá cama pode contribuir muito para dar mais espaço e conforto a diferentes ambientes. Seja na sala ou em um quarto e até mesmo no escritório, ele permite que você tenha um lugar a mais para se acomodar. Ao mesmo tempo não precisa destoar a decoração acrescentando uma cama ou colchão extra.

A sua versatilidade também reflete nos tipos de modelo disponíveis. Os modernos sofá cama podem ser de solteiro ou um sofá cama de casal. É possível ainda encontrar aqueles que podem ser levados em viagem, como é o exemplo do tipo inflável. Eles podem ser facilmente esvaziados e colocados em um compartimento separado.

Já os modelos mais tradicionais podem pertencer de forma permanente ao ambiente. Desta forma, fornecem uma cama apenas quando for necessário. Sendo assim, podem no restante do tempo servir de confortáveis sofás.

Quais são os principais modelos de sofá cama?

Além dos diferentes tecidos e espumas, existem também algumas diferenças de modelo. Como mencionado anteriormente, podem existir modelos infláveis e mais tradicionais. Ainda é possível escolher entre de casal e solteiro. Alguns dois ou três lugares, por exemplo. Certos sofás cama até acompanha acessórios extras, como banquetas ou baús embutidos.

Existe também a possibilidade de incluir braços ou não. Assim como, o fato de alguns poderem ser reclináveis. Isso porque, certos tipos de sofá cama possuem apenas a possibilidade de estar em modo sofá ou cama, ou seja, completamente reclinado.

Fique atento quanto às medidas e o material que compõe o sofá cama. Isso porque esses itens influenciam diretamente em seu conforto. Um sofá cama menor talvez só possa acomodar uma pessoa, por conta do peso suportado e de suas medidas de tamanho, por exemplo. Assim como o tecido pode alterar a sua temperatura ou forma de limpar, como é o caso de veludo ou linho, que são alguns dos mais comuns.

Como medir o ambiente ideal para o sofá cama?

Uma dica é pesquisar aplicativos que ajudam a medir o espaço. Dessa forma, você vai ter uma noção mais realista do que procura. Lembre que é preciso levar em consideração que o sofá vai ser maior quando estiver em modo cama.

Leve em consideração a medida total do ambiente em relação às medidas do sofá cama. Como ele pode ser movido naquele espaço? Isso também é essencial já que vai oferecer mais liberdade para que você possa não apenas escolher mas também mudar de ideia quando quiser.

Se você for levar ele de um lugar à outro, como é o caso de um sofá cama para viagens, é preciso também levar essas medidas em consideração. Pense no peso e modo de transporte, e onde ele vai ficar quando chegar ao seu destino. Essas precauções podem evitar grandes transtornos.

Quais os tipos de tecido para sofá cama?

Existem tecidos sintéticos e não sintéticos. A sua diferença varia em visual, o calor gerado por cada um e a facilidade de limpar. Também é preciso se atentar à possíveis alergias. Em regiões onde o calor é intenso, por exemplo, são mais indicados os tecidos naturais.

Um dos tecidos mais nobres e bonitos, o linho atualmente está em alta na decoração. Ele é  ideal para regiões quentes. Muito confortável e macio, ele perdeu um pouco de espaço para o suede que possui características parecidas.

Os suedes são os tecidos mais populares atualmente. Em sua maioria importados, apresentam uma pelagem que oferece bastante conforto. Podem ser muito fáceis de limpar pois suas tramas não são aparentes. No entanto, se recomenda também impermeabilizar o tecido pois manchas podem apresentar certa dificuldade para serem retiradas.

Existe também o veludo natural e sintético, do lado avesso ele é liso e externo é coberto de pelos cerrados e curtos. No entanto, esse tipo de tecido é mais recomendado para ambientes frios. No calor ele pode esquentar bastante, portanto leve em consideração a temperatura de onde mora.

O tecido poliéster também é uma opção 100% sintética. Esse tipo de tecido é brilhoso e bonito de fácil manutenção. Não porém o mais adequada para quem tem bichos de estimação, fique atento à sua manutenção. Ele é ainda um dos tecidos que conduzem mais calor, porém é um dos mais práticos quando se trata de estofados.

Quais os principais cuidados ao comprar um sofá cama online?

Existem dicas básicas que devem ser levadas em consideração em qualquer compra, seja ela online ou não. Dentre elas está estão as medidas e o material do sofá. Como é possível ver nos itens anteriores esses quesitos fazem muita diferença na forma como o móvel vai ser utilizado.

No entanto, ao comprar online é preciso ter uma ideia ainda nítida sobre esses fatores. Isso porque você não está perto do sofá cama e não pode provar que ele é realmente macio ou não. Então tente entender as diferença entre os tecidos e estofados, isso pode ajudar inclusive em compras futuras.

Em relação às medidas repare se é possível transportar ele até  seu apartamento, escritório ou casa. Veja se precisa passar pelo elevador e quais são as opções de entrega. Diferentes lojas podem ter políticas variadas quanto à isso. Para evitar transtornos leia com atenção as políticas de troca, como faria em uma loja física.

Existem certos modelos que possuem partes que devem ser montadas. Na descrição do produto é possível ter essa informação, veja se pode ser montado facilmente com um manual ou se precisar contratar alguém. Também é possível ver a quantidade de volumes que devem ser enviados na compra, isso facilita na hora de conferir se todas as peças foram enviadas corretamente.

Conclusão

Como você pode ver existem diversos modelos diferentes de sofá cama. Além do tamanho, é possível escolher o material, cor e até os acessórios disponíveis. Levando os principais pontos de consideração, escolhemos o Sofá-Cama 3 Lugares Casal Premium Suede Velvet como a melhor escolha.

Este sofá cama moderno possui três lugares, e como cama 190 de largura e 88 cm de altura. Existe portanto um espaço confortável para acomodar uma pessoa ou até mesmo duas. Ele é fácil de usar e seu tecido é simples de limpar e manter.

Todos esses atributos alinhados ao fato de que seu preço é bastante acessível em comparação à outros produtos da mesma categoria, fazem dela uma ótima escolha. Além disso, ele possui diversas opções de cores, o que facilita na hora de escolher um que seja realmente a sua cara.

O que achou do artigo? Você conseguiu decidir qual o melhor sofá cama? Divida conosco sua escolha e deixe sua opinião. Curte e compartilhe essas dicas com seus amigos que também estão procurando por dicas para adquirir um sofá cama.

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

Até a próxima!

FAQ

Existem diversos modelos, dentre eles sofá-cama de solteiro, de dois lugares ou mais. Além disso, dá para optar se ele terá braços ou não.  Além de poder ser reclinável em algumas posições, de puxar a cama embaixo ou de abrir a estrutura do sofá para que ele se transforme em cama.

Além do espaço de circulação nas laterais, leve em consideração o tamanho do sofá aberto, no formato cama, e a do sofá fechado, no formato tradicional. É recomendado deixar mínimo 50 cm de circulação tanto para as laterais quanto para o sofá no formato aberto.

Nesse quesito, equilíbrio é essencial, para que não seja nem dura nem macia demais. Modelos com espuma D33 atendem muito bem pessoas com até 100 quilos. Já a D28, mais macia, é aconselhável para pessoas de até 90 quilos.

Regiões tropicais pedem tecidos naturais, como linho, algodão, jacquard e suede. Eles no entanto tendem a sujar mais que os sintéticos, por isso opte pela impermeabilização do estofado, para proteger e garantir sua maior durabilidade. Caso opte por tecidos sintéticos, dê preferência ao poliéster, pois é de fácil manutenção.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados