Qual é o melhor antivírus para smartphone?

Os grandes avanços da tecnologia trouxeram incontáveis benefícios para a vida das pessoas, facilitando processos, gerenciando dados, realizando cálculos de alta complexidade e reduzindo o tempo de resposta para perguntas importantes do nosso dia a dia. Os computadores são dispositivos eletrônicos de alta importância para o mundo globalizado, e sem eles, retornaríamos à vida arcaica e totalmente restrita às capacidades da mente humana. Os mais de 3,8 bilhões de aparelhos celulares em todo o mundo são a prova de que pouco faríamos sem o acesso rápido aos famosos “computadores de bolso”.

Com numerosos recursos, utilizamos tanto os smartphones que muitas vezes nem percebemos o quanto eles são relevantes no nosso dia a dia. Seja para facilitar o acesso à internet, armazenar arquivos importantes, enviar e receber mensagens ou mesmo para nos divertir em momentos de entretenimento, esses pequenos dispositivos conseguem fazer muito mais do que faríamos sem o acesso a eles.

Toda essa tecnologia portátil dos aparelhos celulares, como de qualquer outro tipo de computador, também traz alguns problemas quando manipulada de forma incorreta, podendo acarretar desfechos perigosos em meio ao mundo cibernético, como é o caso da interceptação de ficheiros pessoais, dos vazamentos de dados e das fraudes e ataques financeiros.

Recomendações

Muito além do uso simples de alguns serviços disponibilizados pelos melhores celulares, dentre os quais estão o armazenamento de fotos pessoais, o arquivamento de contatos e dados bancários ou o envio de mensagens por meio de aplicativos de conversa, os aparelhos celulares estão sujeitos a diversas ocorrências criminosas do espaço virtual. Para manter o seu aparelho sempre seguro, o uso de softwares voltados à cibersegurança é a melhor recomendação de um bom especialista!

Trouxemos neste guia os melhores softwares antivírus para os dispositivos portáteis mais utilizados atualmente (celulares e tablets), visando a eficiência, o custo-benefício e a confiabilidade dos mesmos. Conheça quais são as nossas recomendações bem abaixo.

Escolha Premium

Considerado software de alto valor para empresas com sistemas críticos, o antivírus da Bitdefender é de longe o melhor software do mercado para aparelhos celulares. Validando mais de 30 bilhões de investigações sobre programas maliciosos por dia, o programa tem a maior “black list” do mercado. Este pacote conta com sistema instalável para até 5 dispositivos móveis e computadores, sistemas Antifurto, Anti Spam, Defesa Avançada Contra Ameaças, Prevenção contra ataques na web e Anti-Phishing. Se você tem um celular com uma boa câmera e possui muitos arquivos no aparelho, ele pode ser uma boa opção!

Nossa recomendação

Podendo ser instalado em qualquer notebooks, desktops, tablets ou smartphones, as 3 licenças do módulo de segurança cibernética do Kaspersky tem o melhor custo-benefício do mercado. Compatível com Windows, macOs, Android e iOS, o módulo tem VPN, prevenção contra invasões, anti malware, detector de links maliciosos, bloqueador de conteúdo adulto, gerenciamento do tempo de tela, localizador de crianças através do GPS, ad blocker (somente para Windows) e outros recursos.

Melhor para o seu bolso

Totalmente grátis, o novo módulo de segurança digital para smartphone da ESET está ganhando mercado mundial. Sem pegadinhas, a versão free conta com escaneamento de arquivos em tempo real, relatório de segurança e bloqueador e sirene remotos. Caso você queira, também poderá experimentar a versão Premium do software, que também é compatível com tablets.

Itens que você também pode se interessar:

O mercado de segurança cibernética está crescendo muito atualmente, o que cria uma “ilha” de segurança mais profissional e dedicada no combate aos crackers e softwares maliciosos. Desenvolvidos com base no trabalho de inúmeros especialistas na área, os antivírus estão ainda mais autônomos e responsivos, atendendo perfis variados de clientes para alcançar ainda mais credibilidade.

Além dos principais que apresentamos acima, trouxemos mais algumas opções que podem ser relevantes na hora de escolher qual instalar no seu aparelho celular!

Os melhores antivírus para smartphone

Índice

Mini Guia de Compra

Se você já se deu conta do número de ataques cibernéticos que ocorrem ao redor do mundo rotineiramente, já deve ter percebido a importância de ter um bom software antivírus instalado no seu desktop ou notebook pessoal. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa americana Fortinet, responsável pelo desenvolvimento de softwares e aparelhos voltados à área de segurança cibernética, ocorreram cerca de 9,7 bilhões de ataques virtuais a instituições governamentais, empresas privadas e pessoas físicas, sendo 1,6 bilhão de casos sediados no Brasil.

O uso de dispositivos computadorizados em home office, onde raramente utilizamos políticas de segurança da informação recomendadas, aumentou consideravelmente o número de casos, trazendo prejuízos inestimáveis para todo o país. Mais da metade das ocorrências se dão por falta de conhecimento dos usuários ou da necessidade de implantação de recursos voltados à segurança e proteção de arquivos e serviços computadorizados(os chamados exploits).

O desenvolvimento de smartphones super tecnológicos também nos tornou mais vulneráveis, uma vez que muitos deles já podem realizar as mesmas funções que fazíamos apenas nos computadores de trabalho. Eles também criam um ambiente perfeito para inúmeros tipos de ataques cibernéticos, como o sequestro de fotos pessoais, criptografia de documentos, vazamento de dados e até ataques de negação de serviço, danificando os dispositivos e os tornando inutilizáveis. As compras online, o recebimento de e-mails, as conversas pelos aplicativos de mensagens instantânea e  a grande capacidade de armazenamento tornam esses os malwares mais lucrativos atualmente. Com tantos celulares no mundo, o que nos torna seguros para continuar utilizando aparelhos com todas essas funções?

Antes de tudo, as políticas de segurança são as principais ferramentas para mitigar e prevenir ataques cibernéticos. De acordo com o CERT.BR(Centro de Estudos, Resposta e Tratamento a Incidentes de Segurança no Brasil), ter um bom software antivírus instalado e manter o sistema operacional sempre atualizado são algumas das principais recomendações.

Entretanto, a escolha de um bom antivírus para o seu smartphone não pode ser feita de qualquer jeito, uma vez que os recursos oferecidos devem ser compatíveis com o seu perfil de utilização do aparelho. Por isso, trouxemos cada uma das opções da nossa lista em maiores detalhes, visando a indicação do melhor programa para manter os seus dados protegidos e o seu celular livre de ataques maliciosos!

Bitdefender Total Security 5 dispositivos, 1 ano - O melhor módulo de proteção de arquivos para smartphones

Eleito em vários anos consecutivos como a melhor solução para segurança cibernética do mundo, o Bitdefender é um software líder de mercado quando se trata de políticas de proteção da informação. Desenvolvido e mantido por especialistas do ramo, ele é utilizado por milhares de instituições privadas e corporações governamentais em todo o mundo. 

Compatível com os Sistemas Operacionais mais populares: Windows, macOS, Android e iOS, ele se caracteriza como um software multiplataforma, o que significa que você poderá instalá-lo em aparelhos celulares e computadores (Salvo sistemas Linux e derivados), de acordo com o seu número de licenças disponíveis.

Sem dúvidas, esse é o melhor sistema de proteção para quem tenta fugir dos chamados ransomwares, códigos maliciosos que fazem a criptografia de todos os seus arquivos e solicita pagamento para, supostamente, liberá-los. Os ransomwares são algumas das ameaças mais comuns atualmente, e podem fazer com que você perca todas as suas fotos, contatos e documentos que você tenha no celular, sem qualquer garantia de devolução, mesmo após pagamento dos valores solicitados. No Brasil, a média de acontecimento desses ataques é até maior que a média global.

O Bitdefender Total Security traz a nova ferramenta de remediação de ransomware, exclusiva da empresa. Funciona assim: no mesmo momento em que o aplicativo antivírus detecta uma tentativa de criptografia dos seus dados, ele realiza um backup automático dos arquivos, criando uma cópia idêntica de tudo o que você tem, antes que o ransomware finalize o seu ataque. Dessa forma você não vai precisar pagar para ter acesso aos seus dados.

Em uma análise realizada em junho de 2021, o Bitdefender conseguiu a certificação AV TEST(organização independente para testes de antivírus) de alto desempenho, estando próximo dos resultados Kaspersky. As funcionalidades que garantem essa eficiência também minimizam o gasto de bateria, mesmo funcionando por trás do sistema operacional.

Na comparação entre os módulos, o Bitdefender Total Security oferece o maior número de funcionalidades voltadas à cibersegurança, tem o melhor desempenho e a central de controle mais intuitiva, além de oferecer 200 MB diários de tráfego totalmente protegido na rede de internet.

Público ideal: ele é o mais recomendado para quem tem muitos arquivos no smartphone, como fotos, documentos e e-mails relevantes, além de fazer downloads com frequências de aplicações e outros recursos.

Kaspersky Total Security Multidispositivos, 3 Dispositivos, 1 ano - O antivírus perfeito para quem realiza pagamentos e transferências pelo celular

Competindo com o Bitdefender no mercado de segurança cibernética, o Kaspersky é o segundo melhor antivírus do mundo e líder em proteção quando se trata de acesso a aplicativos bancários e meios de pagamento online. Embora todos os outros softwares pagos contem com recursos que fazem parte de uma boa proteção para essas funções, o Kaspersky  se especializou nesse quesito, especialmente nos módulos para smartphones, dispositivos mais utilizados por usuários de diversos bancos. De acordo com uma pesquisa da revista Veja, no ano de 2019, pelo menos 21% da população brasileira realizava pagamentos por meio de aplicativos de celular, percentual que subiu com o crescimento do e-commerce em 2021.

Se você já fez alguma compra online, já deve ter percebido o quanto os nossos dados estão integrados por meio de diversas instituições, seja para validar o seu cartão de crédito, gerar boletos em seu nome ou aprovar compras virtuais. Essas informações trafegam rapidamente pela rede de computadores e podem ser facilmente roubadas quando você acessa sites não confiáveis, compartilha informações pessoais ou até compra por meio do motor de buscas errado.

Convertendo todos os riscos de um navegador comum em um ambiente confiável e de alta credibilidade, o buscador criptografado oferecido pelo módulo Kaspersky Total Security é a forma mais segura de realizar compras online e acessar bancos pela web. Ele impede que os seus dados saiam da rede de computadores sem uma criptografia de alto nível, o que torna o processo reverso pouco interessante para os crackers e para os códigos maliciosos automáticos.

Além disso, ele também oferece um local seguro para manter todas as suas senhas, impedindo que você as esqueça ou até crie senhas fáceis para não perder o acesso a contas online, a Password Manager pode ser o recurso que você precisa. Nunca confie em e-mails perigosos ou em sms de fontes não confiáveis: a nova ferramenta antiphishing impede que você utilize links fraudulentos ou acesse sites de compras forjados.

O melhor software para controle dos pais: indo além de um antivírus comum, o pacote de proteção do Kaspersky também tem o melhor sistema de controle dos pais, com bloqueador de conteúdo adulto, para impedir que seus filhos acessem sites e aplicações indevidas, gerenciamento do tempo de tela, para controlar o tempo de acesso dos filhos aos celulares e computadores, pesquisa segura no YouTube e localizador de crianças, que envia um sinal automático para o seu celular caso o seu filho(a) saia da área indicada como segura por você. Tudo isso 24 horas por dia, em tempo real.

Por fim, a ferramenta também oferece VPN com 300 MB de tráfego seguro por dia, para acessar as suas redes sociais por meio de redes Wifi públicas e enviar dados confidenciais por redes não confiáveis.

Público ideal: se você realiza muitos acessos ao internet banking, faz compras online ou busca por um bom controle do acesso dos filhos à internet, esse é o software ideal.

Mobile Security & Antivirus - A solução grátis para não deixar o seu celular desprotegido

Para quem sempre diz que o que é grátis não funciona, no mundo da cibersegurança, esse ditado não é adequado. A melhor alternativa free para quem não quer adquirir um antivírus pago para o seu celular também é o programa criado por uma das maiores empresas do ramo da Segurança da Informação. Denominado Mobile Security, o programa já conta com um alto número de avaliações nas lojas de aplicativos móveis e entrega um ótimo serviço no seu modo básico. Conheça um pouco mais sobre ele.

Simples e de fácil funcionamento, o ESET Mobile Security pode ser baixado na maioria dos smartphones e não obriga nenhum pré-cadastro do usuário para utilizá-lo. Nas primeiras páginas, você poderá escolher por incluir uma licença que já comprou, adquirir a versão premium do software ou testar todos os recursos por até 30 dias antes do primeiro pagamento.

Entretanto, caso rejeite essas opções, terá acesso ao aplicativo com 10% das funcionalidades do menu totalmente liberadas. Dentre elas estará o antivírus, que funciona com base no escaneamento de arquivos e aplicativos do seu celular e o relatório completo da segurança do seu aparelho. Com esses dois recursos, você poderá saber quando um código malicioso está tentando executar ações indevidas, bloqueando-o e evitando novos ocorridos.

Na versão completa, o programa oferece antifurto proativo, antiphishing, rastreamento de malware, auditoria de segurança e algumas outras opções. Embora não seja o software mais completo para celulares, como é o caso do Bitdefender ou do Kaspersky Total Security, ele ainda tem um bom desempenho no quesito eficiência, sem deixar o aparelho muito pesado ou aumentando o seu consumo energético.

A principal desvantagem desse aplicativo, o que, de certa forma, também o torna pouco interessante para quem busca uma proteção completa, é que mesmo na versão paga, o software não oferece VPN(Virtual Private Network) e não tem proteção ativa contra links maliciosos e ransomwares.

Público ideal: o ESET Mobile Security & Antivirus free é um bom aplicativo para quem não quer pagar uma proteção completa e não navega muito na internet, mas precisa de um programa capaz de escanear todos os seus arquivos em busca de códigos maliciosos de forma eficaz e sem exigir muito do desempenho do aparelho.

McAfee Total Protection 1 Antivírus - Navegue muito, sem deixar os seus dados pessoais soltos na internet

Também premiado 8 vezes consecutivas, pelo AV-Comparatives, como um dos softwares de menor impacto para a performance dos dispositivos, o McAfee Total Protection é perfeito quando se trata de navegar à vontade pela internet, se livrando de cookies, links maliciosos, sites falsos e outras estratégias da web para roubar as suas informações pessoais.

Antes de qualquer coisa, é importante saber que os arquivos maliciosos, mais conhecidos como malwares, muitas vezes só são detectados por softwares antivírus quando já estão atuando no seu celular, o que nem sempre é o tratamento ideal para esses ataques. A cibersegurança atua nas duas linhas principais de proteção ao usuário, prevenindo que os incidentes ocorram e mitigando o seu efeito caso passem pela proteção instalada.

E é aí que o McAfee Total Protection se coloca como um diferencial importante, diminuindo as chances de obter um vírus clicando em links perigosos na internet e até antes de gravar suas informações pessoais em sites falsos.

A chamada “Proteção de privacidade multifacetada” ajuda você a excluir arquivos temporários armazenados por sites, que posteriormente podem ser captados por ladrões de identidade para obter dados sobre todo o seu histórico de navegação, inclusive envio de formulários com cartões de crédito, CPF e outros. Além do VPN, que cria uma linha exclusiva entre você e o seu servidor de acesso, ele também tem proteção de Spam in loco, apagando esses e-mails antes que eles cheguem na sua caixa de mensagem.

O McAfee Total Protection tem gerenciador de senhas, compatibilidade com os principais Sistemas Operacionais de computadores e smartphones, e armazenamento de dados criptografados.

Público ideal: ele é o mais indicado para quem trafega muito pela internet, fazendo downloads frequentes de arquivos, buscas aleatórias e envio de formulários com dados pessoais. Se você recebe muitos e-mails, ele também será um bom aliado contra Spams e Phishings.

Norton Antivírus Mobile Security 3.0 - Se livre das mensagens e propagandas na barra de tarefas do seu celular

Desenvolvido exclusivamente para sistemas operacionais Android, o Norton Antivírus Mobile Security 3.0 só pode ser instalado nos aparelhos celulares compatíveis, o que, logo de cara, já é uma desvantagem com relação aos outros softwares de cibersegurança que trouxemos neste guia. Por outro lado, ele é vendido em licença única, o que não causa nenhum prejuízo quando comprado apenas para o seu celular, que deve atender todos os pré-requisitos da Norton. É um preço anual justo para ter um app de segurança conhecido instalado no seu smartphone.

Se você já recebeu aquelas mensagens incômodas na tela do seu celular repentinamente, querendo vender produtos, serviços ou até cliques em sites, saiba que isso também é considerado malware, e o seu celular pode não estar seguro por esse motivo. Barra de notificações cheia e e-mails com mensagens eróticas também fazem parte do pacote de vírus para smartphones.

O Norton é o software mais ativo nesses casos, retirando todos os adwares e spams que você recebe sem motivos na sua tela. Ademais, ele conta com um sistema para prevenção de chamadas fraudulentas que captam informações pessoais para finalidades criminosas. Veja o catálogo completo de serviços oferecidos pelo software:

  • Relatório de atividades;
  • Bloqueador proativo de malware (evite a infecção antes do scanner manual);
  • App Advisor contra adware invasivo (mensagens e pop ups na tela);
  • Privacy Advisor (verificação de aplicativos antes da instalação);
  • Mapa interativo para relatório de privacidade (mostra em quais locais do mundo estão as nossas informações pessoais);
  • Navegação segura;
  • Segurança de Wi-Fi;
  • Proteção antimalware;
  • Proteção antiphishing na Web.

Público ideal: funcionando como uma barreira de proteção contra adwares e redes wifi perigosas, o Norton Antivírus Mobile Security 3.0 é ótimo para quem quer se livrar completamente dos spams e dos pop-ups que aparecem com frequência no celular, por meio de aplicativos com anúncios baixados aleatoriamente,

Guia do comprador

Na era digital, quando a tecnologia transformou processos altamente burocráticos em simples cliques, o uso dos smartphones aumentaram exponencialmente em todo o mundo, fazendo com que as pessoas utilizem essa ferramenta diariamente para se comunicarem, fazer transferências bancárias, acessar sites informativos, realizar compras online, enviar e receber arquivos pessoais, dentre incontáveis outras funcionalidades, de forma totalmente remota.

Por outro lado, os ataques virtuais às empresas e órgãos governamentais foram se tornando cada vez mais frequentes, abrindo alas para novos nichos de atuação e profissionalizando os crackers (indivíduos que agem contra os princípios éticos em prol de vantagens próprias, invadindo sistemas por meio de vulnerabilidade), que logo adentraram o vasto terreno dos computadores pessoais e dos próprios celulares. À beira de ameaças reais, países como os Estados Unidos estão abrindo sérias investigações para combater os chamados “crimes virtuais”, que atingem agora o seu maior número da história mundial.

Se você nunca se importou com a segurança dos seus dados presentes em qualquer meio eletrônico ligado à internet, saiba que você pode ser alvo de um ataque malicioso a qualquer momento, e o seu aparelho celular é o principal alvo dos criminosos. De nada adianta ter um dispositivo de alta tecnologia, se você não pode garantir um uso protegido.

Qual é o melhor antivírus?

Para saber qual software adquirir e manter o seu dispositivo seguro, o primeiro passo é entender que os sistemas são desenvolvidos para as funcionalidades mais utilizadas por cada perfil de usuário, podendo atender perfeitamente a determinado público e ser pouco interessante para outros. Analisar o seu perfil de navegação é o primeiro passo na escolha do aplicativo com o melhor módulo de proteção para o seu celular.

Navegação na Web

Se você precisa realizar muitas buscas na internet e acaba fazendo login em vários sites, além de baixar arquivos com alta frequência, é indispensável investir em um software que tenha proteção contra spam, adwares e spywares. Esses programas maliciosos são responsáveis por boa parte dos ataques nesse território.

Armazenamento de arquivos

Boa parte das pessoas não se dão conta da quantidade de arquivos importantes que guardam nos seus aparelhos móveis. Se você os tem em grande quantidade ou/e relevância, deverá investir em soluções contra ransomware e malwares em geral, pois são eles que podem danificar, excluir ou sequestrar as suas fotos e documentos de uma vez por todas.

Acesso a redes desconhecidas

Conectar o seu celular em redes desconhecidas apresenta um dos maiores perigos, já que é através dela que os scripts criminosos podem captar dados que o aparelho envia e recebe, sem que você se dê conta. O Wifi do restaurante e a rede do aeroporto não são locais seguros para navegar na internet. Entretanto, existem formas de utilizar essas redes e diminuir os riscos, como utilizar um bom antivírus com VPN e que impeça a atividade de worms e outros malwares de redes locais.

5 dicas de ouro para se proteger de ataques cibernéticos

Com ou sem um bom software antivírus, é sempre possível que sejamos, algum dia, vítimas de um ataque cibernético. Nem sempre a ferramenta mais especializada pode assegurar que o seu celular está totalmente livre de códigos maliciosos, entretanto, ela compõe uma parte de extrema importância na gestão das boas práticas de Segurança da Informação. 

Veja outras 5 dicas que podem diminuir ainda mais as suas chances de ser vítima de um golpe virtual!

Mantenha os seus sistemas sempre atualizados!

Boa parte dos malwares e códigos maliciosos agem com base em vulnerabilidades já conhecidas, destacadas muitas vezes em Sistemas Operacionais e aplicativos desatualizados instalados no seu smartphone. Para evitar ser infectado, sempre verifique e atualize todos os aplicativos do seu celular, além de instalar patches de segurança regularmente, tão antes quanto recomendado pela fabricante do aparelho.

Evite acessar redes públicas

As redes públicas são alvos fáceis para atacantes, que podem capturar facilmente todas as informações que você envia e recebe por meio desses canais. Caso você não tenha acesso a uma boa VPN, a melhor solução é não acessar as redes locais de espaços públicos.

Navegue na internet com atenção!

A internet é um mundo cheio de locais perigosos, contendo links falsos, redirecionamentos perigosos e vírus à distância de um único clique. Com uma massa tão grande de tráfego de dados, é muito comum se infectar através de downloads e buscas nos navegadores de internet. A primeira dica é nunca clicar em links desconhecidos, não comprar em lojas com URLs estranhas e não acessar sites sem segurança SSL. Os cookies também são arquivos perigosos, que devem ser evitados sempre que possível.

Cuidado com e-mails e compras online

Para quem sempre está realizando compras por meio da internet, o cuidado deve ser ainda mais redobrado. A primeira medida a se tomar é sempre cadastrar cartões virtuais ao invés dos físicos(essa nova modalidade permite apenas uma compra por código de segurança, evitando que outras pessoas captem e utilizem o seu cartão para outras finalidades). Em nenhuma hipótese acesse lojas por links recebidos aleatoriamente, em aplicativos de mensagens ou e-mails. A maneira mais segura é buscando pelo site oficial direto pelo seu navegador.

Quanto aos e-mails, eles devem ser lidos com cautela, sem acessar os redirecionamentos para páginas da internet. Você também não deve responder e-mails de desconhecidos com dados pessoais, como senhas e contas bancárias.

Gerencie as suas senhas

Por último, mas não menos importante, faça um bom gerenciamento das suas senhas. Não utilize a mesma senha para todos os acessos em sites, aplicativos e lojas online. Crie senhas fortes e as deixe em arquivos criptografados, para serem lidas por você apenas quando necessário.

A autenticação multifator para logins também é uma boa alternativa. Dessa forma, caso alguém tenha acesso às suas senhas, não poderá se passar por você em apps de bancos ou na sua rede social preferida.

Veja mais informações aqui: Direitos do Consumidor e a nova Lei Geral de Proteção de Dados

Conclusão

O crescimento dos ataques cibernéticos impactou diretamente na criação de ferramentas para manter os usuários seguros na hora de utilizar celulares e computadores. Obter um bom antivírus faz parte de uma das principais recomendações para evitar ataques e manter os seus dados seguros no celular. Escolhemos o Kaspersky Total Security como o melhor software de proteção, visando o seu ótimo desempenho na solução e prevenção de problemas, o custo-benefício da assinatura e o seu ótimo suporte ao cliente.

O que achou das nossas sugestões? Gostou dos melhores antivírus para celulares? Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

Considerado software de alto valor para empresas com sistemas críticos, o antivírus da Bitdefender é de longe o melhor software do mercado para aparelhos celulares. Validando mais de 30 bilhões de investigações sobre programas maliciosos por dia, o programa tem a maior “blacklist” do mercado.

Totalmente grátis, o novo módulo de segurança digital para smartphone da ESET está ganhando mercado mundial. Sem pegadinhas, a versão free conta com escaneamento de arquivos em tempo real, relatório de segurança, bloqueador e sirene remotos.

Competindo com o Bitdefender no mercado de segurança cibernética, o Kaspersky é o segundo melhor antivírus do mundo e líder em proteção quando se trata de acesso a aplicativos bancários e meios de pagamento online.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados