Guia para Home Office: Como montar seu escritório ideal?

by Margareth

Guia para Home Office: Como montar seu escritório ideal?

Conveniência, flexibilidade e não apenas necessidade. Trabalhar em home office pode sim, ser sinônimo de produtividade e felicidade. Esse reconhecimento tem motivado cada vez mais pessoas a trabalhar de forma remota, e para isso, é preciso um escritório em casa.

Montar o espaço do seu home office, significa que você vai ter várias opções e maior liberdade, mas não quer dizer: trabalhar na cama, no sofá ou na frente da TV. Certamente, é muito mais produtivo, a mesa, a cadeira, o computador e a tranquilidade.

Criar um espaço de trabalho dedicado, não precisa ser difícil e nem demorado, mas é essencial que esse local ajude a evitar distrações, e contribua para manter um bom desempenho.

Em nosso guia para home office, destacamos os principais pontos para você montar um escritório funcional, confortável e inspirador, o ambiente ideal para você trabalhar em casa

Por que ter um escritório em casa?

Esse espaço tem a função de fazer a transição do modo casa, descontraído e relaxado, para uma atitude de trabalho profissional, que está relacionada ao escritório tradicional.

É sobre encontrar a atmosfera certa, que permita um trabalho eficiente. E se for possível, faça do seu espaço de trabalho um local estritamente para trabalhar. Caso contrário, se você usar qualquer espaço da casa, fica fácil perder a distinção entre vida pessoal e profissional.

Trabalhar de forma remota realmente funciona, e você pode ser produtivo e focado. Vale destacar, que uma das maiores vantagens do home office, é o fato de ser possível chegar em 1 minuto, no seu local de trabalho.

O primeiro passo para isso, é definir o lugar onde você vai trabalhar todos os dias e descomplicar o escritório em casa. Para isso é essencial seguir algumas dicas práticas, que ajudem a criar o melhor ambiente para suas atividades.

O melhor lugar para seu home office

Vai depender do espaço que você tem disponível. Para a maioria das pessoas, reorganizar ambientes da casa é a solução, e ser criativo, o primeiro item da lista.

Qualquer pequeno espaço em sua casa, pode ser um bom lugar para trabalhar. Considere os cantos dos ambientes maiores. Tudo o que você precisa é de uma mesa, uma cadeira confortável, seu computador e optar por alguns itens decorativos. Assim, um escritório, super funcional, acabou de ser criado.

Se estiver sem opções em outros lugares, o seu quarto é uma alternativa viável. Móveis compactos multifuncionais, são adequados para transformar o espaço em escritório durante o dia, sem comprometer o conforto do quarto à noite.

Mesas em L economizam espaço e as com cavalete, são práticas e ficam ótimas em home office. Já as prateleiras são um local extra para objetos e evitam bagunças. O importante é que elas não atrapalham a circulação.

Mas se você tem a sorte de ter um quarto, que pode ser convertido em um escritório começando do zero, as vantagens são enormes. O espaço estará livre para decorar, colocar os móveis e equipamentos que desejar. Além de ter privacidade, evitar distrações, e simplesmente fechar a porta e sair, quando terminar o seu horário de expediente.

Caso seu espaço de trabalho seja na sala de estar da sua casa, o seu primeiro desafio é minimizar as distrações no ambiente. O ideal é que a mesa de trabalho seja colocada de maneira que ao sentar na cadeira, você fique de costas para a TV e fora da área de circulação.

O uso de fones de ouvido, pode ser uma alternativa eficiente, e ajudar a não prestar atenção nos ruídos, que acontecem no seu entorno.

Armários e estantes, ajudam na organização dos itens de escritório. Ter uma cadeira ergonômica no home office faz toda a diferença, no trabalho e na coluna.

Por outro lado, nesse ambiente, é muito provável que a sua conexão com a internet seja rápida, e o sofá vai estar à disposição para pequenas pausas, durante seu período de trabalho. Já a organização e arrumação da sua mesa de trabalho, nesse caso, será imprescindível, porque o espaço é compartilhado, e não será possível somente sair e fechar a porta do escritório.

A sua mesa de jantar também pode funcionar como um grande espaço para você trabalhar, no entanto, os desafios são bem maiores do que nos outros ambientes. Principalmente, se o local é usado com regularidade para as refeições e você vai precisar empacotar seu escritório, cada vez que o espaço for utilizado.

Para quem mora sozinho, a área de trabalho pode ser espaçosa, agradável e com o mínimo de distrações. E não será preciso fazer muitos ajustes, para um home office, além dos móveis necessários que podem estar integrados no ambiente, é possível usar estantes como divisórias. Sem esquecer, que a estação de trabalho, vai precisar estar sempre organizada e arrumada.

Mesmo que em um primeiro momento, ter o escritório em casa seja desafiador, com algum planejamento e criatividade, o espaço existente em sua casa, pode se tornar um ótimo home office. Aqui estão sugestões incríveis, para você conferir.

Escritório personalizado e um home office confortável

Adicione privacidade ao seu home office. E caso você não tenha paredes e porta, que são os divisores tradicionais, considere outras opções para separar o espaço de trabalho, como:

Estantes
Cortinas
Aparador de sofás
Biombos, painéis
Grades vazadas
Divisórias flexíveis, parede pantográfica

Esses elementos podem ser sutis para combinar com a decoração, ou totalmente diferentes para provocar contraste.

Iluminação no Home Office

Priorize a luz natural, além de dar mais vida ao ambiente, deixa o home office agradável e aconchegante. Espaços que recebem luz pelas janelas, e são bem iluminados, trazem conforto visual e geram bem-estar.

Outro ponto importante: a entrada da luz natural, proporciona uma economia de energia elétrica significativa, já que somente será necessário usar as luminárias no final do dia e durante a noite.

A iluminação natural também faz diferença na hora de trabalhar, ela impacta na produtividade e criatividade, ao contrário do que é observado em locais com pouca luz, que podem ocasionar sensação de fadiga e provocar desgaste visual.

Se você precisar de iluminação artificial para seu home office, de preferência por uma luz suave. Considere que a iluminação amarela (quente) é mais confortável para muitas horas seguidas de trabalho, já a luz branca (fria), requer menos esforço ocular para a leitura e aumenta a atenção.

Observe se o local que você escolheu para colocar a mesa, não dá algum tipo de reflexo na tela do seu computador, e verifique se a incidência direta do sol, não pode causar algum dano aos equipamentos eletrônicos, com o tempo. Isso, caso sua opção seja posicionar a mesa próxima da janela.

Como o home office começa? Com itens básicos.

Cadeira

Uma cadeira confortável, afinal, você vai passar horas trabalhando nela. As melhores opções são os modelos de cadeira ergonômica, que além do conforto, vão manter sua coluna alinhada, evitando dores e desconfortos, principalmente na lombar. Considere uma cadeira de estofado macio, com encosto, altura e braços reguláveis. Os rodízios facilitam a movimentação.

Dependendo do modelo de cadeira que você escolher, até uma almofada posicionada de maneira adequada, pode trazer maior conforto para suas costas.

Mesa

A mesa do home office deve ter o tamanho necessário, que você precisa para colocar os objetos de trabalho. Gavetas, armários, estantes, são espaços extras, ideais para manter os itens do seu escritório organizados, já as prateleiras e nichos, também podem ser usados para colocar objetos decorativos, e não vão atrapalhar a circulação no ambiente.

Conforme o tamanho do ambiente as mesas compactas, multifuncionais, com a base de cavaletes, ou planejadas, podem se tornar opções charmosas.

Mesas reclináveis são práticas e funcionais, otimizam o espaço, uma vez que podem ser abertas e fechadas quando terminar o trabalho.

Enquanto o mouse e teclado devem ficar no mesmo nível da mesa, o monitor precisa estar na altura dos seus olhos, assim você evita desconforto e problemas na coluna. Caso a mesa seja mais baixa, use um suporte para elevar o computador na altura correta.

Vasos de plantas, relógio e alguns itens de decoração que façam você feliz, vão dar um toque especial, evidenciar o seu estilo na mesa e no home office.

A melhor cor para o seu home office.

As cores conseguem influenciar a energia do ambiente, podem despertar sensações, sentimentos e ter influência sobre o humor. No home office, uma cor pode ser energizante, ter efeito calmante, ou passar equilíbrio.

Escolher o tom certo para seu espaço de trabalho, vai trazer resultados positivos, como estimular a criatividade, aumentar concentração e produtividade, além de manter a energia e diminuir o estresse.

A cor azul está relacionada à produtividade, comunicação e ao trabalho mental, como também, transmite a sensação de calma e ajuda a manter a energia interior. Os tons mais claros são indicados para quem trabalha por muitas horas seguidas, por reduzir a fadiga ocular.

Os tons amarelos e laranjas, estão relacionados com a criatividade, essas cores elevam a inspiração, e ajudam a manter a motivação. Portanto, uma ótima opção para quem desenvolve um trabalho criativo, e precisa de boas doses de insights. O ideal é usar um mix de tons, ou diferentes texturas, e não somente cores sólidas.

Os vermelhos são vibrantes, intensos e excitantes, estimulam a energia, por isso estão relacionados a produtividade física. Por ser uma cor forte, quando usada em excesso, para algumas pessoas pode causar desconforto. No home office você pode combinar o vermelho com cores mais neutras, ou aplicar o tom em vários detalhes.

Se por um lado o vermelho é marcante e ousado, tons de vinho e bordô, transmitem seriedade e formalidade.

As cores verdes também favorecem a produtividade e reduzem a fadiga visual. Sendo que, quanto mais viva e intensa a cor, mais energética. Os verdes amarelados ajudam na criatividade, já os tons de verde mais suaves aumentam a sensação de calma e equilíbrio. Uma boa combinação, é a cor verde com outros tons quentes.

O branco com a incidência de luz natural, cria uma vibração muito boa, traz a sensação de tranquilidade, o que reduz a distração. A cor tem o efeito de ampliar o espaço, no entanto, um home office totalmente branco, pode ser monótono, e para que isso não aconteça, o ideal é trazer tons coloridos para complementar e criar contraste no ambiente.

Considere criar um padrão de cor para o home office, que seja diferente dos outros ambientes da casa, isso também vai contribuir para personalizar o espaço como um local de trabalho.

Observe que ambientes monocromáticos podem saturar a cor, o indicado é combinar cores neutras com tons estimulantes. Em espaços pequenos o melhor é usar cores mais claras, para dar a sensação que o ambiente é maior.

A cor coral, também pode ajudar a manter o foco, motivar a criatividade e trazer inspiração. A combinação de cores em desenhos geométricos, mistura diferentes sensações e traz ótimos resultados.

Para os itens de decoração, a dica é usar objetos com cores complementares às que estão nas paredes.

As melhores plantas para home office

Elas são lindas e saudáveis. As plantas vão trazer a natureza para perto da sua mesa, deixar o seu escritório mais bonito, e transformar a atmosfera do home office. Especialistas afirmam que as plantas são filtros de energia, conseguem deixar o ambiente mais leve e agradável, estimulando a criatividade e tornando as atividades mais produtivas.

Já em estudos da agência espacial dos Estados Unidos – NASA, foi constatado que as plantas ajudam a absorver os poluentes, melhorando drasticamente a qualidade do ar. Isso reduz o risco de doenças como asma e alergias.

Então a dica é: aposte nas plantas para seu espaço de trabalho. Mas antes de fazer uma escolha, observe o ambiente para ver qual espécie se adapta melhor no seu escritório, e leve em conta, que cada planta tem necessidades específicas de água e luz.

A seguir listamos algumas sugestões de plantas para home office, entre elas espécies citadas pela NASA, então, é só encontrar a que mais combina com a sua decoração.

5 plantas para home office

Violeta Africana

Violetas são espécies perfeitas para escritório, necessitam de umidade e temperatura média, não são exigentes quanto a fonte de luz, até mesmo uma lâmpada fluorescente, é aceitável. Evite colocar a plantinha sob luz solar direta, estar próxima a uma janela, já pode ser a condição ideal de luz.

Segundo a agência espacial, olhar para o roxo das violetas africanas, libera uma pequena quantidade de adrenalina, o que estimula os níveis de energia. Por ser uma planta pequena, pode ser colocada em diversos locais, até mesmo sobre sua mesa de trabalho.

Lírio da Paz

O Lírio da paz, também, é uma das melhores espécies de plantas para ser cultivada no home office, por não exigir luz solar direta. A planta precisa de solo úmido, mas não encharcado, e deve estar em ambientes iluminados. O contraste do verde intenso das folhas com o branco das flores, tem um bonito efeito para decoração.

No entanto, não é só a beleza que torna essa planta especial, nas pesquisas da NASA, o lírio da paz pode melhorar a qualidade do ar no ambiente em até 60%. E reduzir os níveis de mofo, ao absorver os esporos nas folhas e se alimentar deles nas raízes.

Hera Inglesa

A Hera por sua forma, traz suavidade para as linhas retas de uma mesa, e estando próxima, pode ajudar na sua concentração enquanto você trabalha. Pesquisas mostraram que a planta absorve benzeno, um produto químico geralmente encontrado em materiais de escritório e eletrodomésticos. E se você tem animais de estimação, a hera inglesa reduz os níveis de matéria fecal no ar.

A hera necessita de luz e água em média quantidade, e por ser uma trepadeira, você pode usar aramados, para obter um efeito visual ainda mais interessante. A planta tem diferentes variedades, como a Pixie Dixie, uma espécie anã.

Bambu da Sorte

Apesar do nome a planta não é um bambu, e a aparência singular das suas hastes está repleta de simbolismos. Na técnica de Feng Shui cada haste atribui um significado diferente à planta: duas hastes trazem sorte no amor, três hastes significam riqueza e felicidade, cinco hastes é o símbolo do entusiasmo e dez hastes é a prosperidade.

O bambu da sorte é de fácil cultivo, se desenvolve muito bem, tanto na água como na terra, prefere sombra e claridade leve.

Begônia Rex

Considerada a rainha das begônias, a espécie é famosa por suas folhagens que apresentam textura aveludada e padrões de manchas ou redemoinhos, em diferentes tonalidades de roxo, vermelho, verde e tons prateados.

A begônia rex se desenvolve bem dentro de casa com luz indireta, mas precisa de umidade suficiente para continuar crescendo bonita e saudável. É ideal para ser colocada em estantes, prateleiras ou decorando o canto da sua mesa de trabalho.

Como manter o home office organizado

Conforto e funcionalidade também estão relacionados à organização. A mesa arrumada facilita as atividades profissionais e favorece a produtividade. Portanto, analise os materiais que você usa no trabalho, e o espaço que será necessário para guardar esses objetos.

E considere dicas da especialista em organização Marie Kondo: “O processo de arrumação ajuda as pessoas a pensarem cuidadosamente sobre o tipo de vida que desejam viver”.

Inicie descartando os itens desnecessários, e os objetos que for usar precisam de locais específicos. Quando você define onde vai ficar cada objeto, é muito mais fácil colocar tudo no lugar. O ideal é criar o hábito de recolocar os itens no mesmo local, após o uso.

Armazene os itens por categoria, é importante não espalhar os objetos, assim, fica fácil visualizar o que você tem, identificar o que está faltando e não comprar itens desnecessários.

A quantidade de espaço em cima de uma mesa é limitada, é preciso maximizar. Nas gavetas você pode usar caixas de diferentes tamanhos como divisórias, e armazenar os objetos nelas conforme o tamanho e a forma, como por exemplo, pen drives, canetas, etc. A intenção das caixas é simples, os itens não vão ficar espalhados. Ao abrir a gaveta você já identifica onde as coisas estão.

Segundo Marie Kondo, qualquer tipo de caixa serve, é possível comprar caixas específicas para este fim, ou usar caixas de cartão de visita ou de smartphone, que também possuem dimensões ideais para caber dentro de uma gaveta.

A dica é guardar tudo em pé, e fazer isso tanto quanto for possível. Além de otimizar o espaço, o local vai parecer mais organizado. Os itens com a altura adequada, devem ser armazenados na vertical, até mesmo as borrachas.

A superfície da sua mesa não deve ser vista como um armário de armazenamento, porque a regra é não guardar nada sobre ela. Os únicos objetos que devem estar sobre a mesa, são os usados no momento para realizar o seu trabalho.

Tenha em mente a imagem de uma área de trabalho limpa, quando começar a guardar os objetos. Geralmente as pessoas que fazem isso, acabam ficando com o notebook e alguns itens de decoração em cima da mesa, relata Marie Kondo.

Mesmo objetos de uso diário, como caneta e bloco de notas, devem ter seu espaço de armazenamento, não precisam ficar à vista, quando não são usados. Uma mesa de trabalho limpa e bem arrumada além de aumentar a concentração, tem um efeito visual extremamente agradável.

Dica extra – No dia a dia de trabalho no seu home office, procure ter em mente que:

A tática de resolver primeiro as tarefas mais difíceis, é eficaz para gerenciamento do tempo, e um bom hábito das pessoas organizadas.

Quando aparecer uma dificuldade, faça uma pausa para recarregar é saudável, mas não paralise. Procrastinar ou desistir, estão na contramão do sucesso.

Pequenas recompensas por realizações, tem efeitos poderosos. Emocionais e produtivos.

Uma atitude necessária e eficaz para ter um escritório em casa: Limites. Definir claramente, horas de trabalho, tempo de lazer.

Leave a Comment