Apple AirTag: encontre fácil os objetos importantes

by Margareth

Por que não usar a tecnologia para evitar momentos estressantes que acontecem quando objetos como chaves, carteiras, bolsas e celulares parecem ter desaparecido no ar? Pensando nisso, a Apple criou um dispositivo do tamanho de uma moedinha, que tem facilidade de fixação em diferentes objetos e tem um sistema de rastreamento super avançado. Estamos falando do AirTag da Apple.

O dispositivo usa a poderosa rede Find My da Apple, combinando Bluetooth e tecnologia Ultra Wideband (UWB) para permitir que você localize um objeto com precisão mesmo em ambientes internos ou espaços públicos. Portanto, as suas chaves não vão mais conseguir se esconder no cantinho do seu sofá ou na academia.

Review Apple AirTag

Mas o que é exatamente o AirTag? Como a etiqueta inteligente funciona? Quais são os principais recursos? Nós respondemos essas perguntas e compartilhamos dicas valiosas sobre a melhor forma de usar o AirTag.

Você também vai entender como conectar a smart tag ao seu dispositivo Apple para rastrear objetos perdidos e substituir a bateria quando for necessário. O AirTag da Apple pode ser a resposta para o que você procura!

O que é o AirTag da Apple? Características Gerais

AirTag é um dispositivo de rastreamento desenvolvido pela Apple, projetado para ajudar a localizar e rastrear objetos perdidos. Com um design compacto e minimalista, tem apenas 3,2 cm de diâmetro, 8mm de espessura e pesa cerca de 11 gramas, sendo resistente a poeira e água. O material é plástico e aço inox.

O AirTag pode ser facilmente fixado nos mais variados tipos de objetos: chaves de casa ou do carro, carteiras, bolsas, mochilas, malas de viagem ou qualquer outro item que você tenha receio de perder.

O smart tag se conecta ao seu iPhone usando a tecnologia Bluetooth e a rede Find My da Apple para rastrear e mostrar a localização do objeto em um mapa. Se achar que o seu pertence está próximo, basta ativar o sinal sonoro no dispositivo para auxiliar na busca.

Vantagens


Tag compacta com sistema de rastreamento avançado
Suporte para toda rede de dispositivos Apple
Busca precisa, com direção e distância do objeto
Bateria com duração de 1 ano
Fácil de ser acoplada em diferentes tipos de objetos

Desvantagens


Tag somente para dispositivos Apple
Recurso Busca Precisa a partir do iPhone 11
Preço elevado

Como o Apple AirTag funciona?

O AirTag utiliza a tecnologia Bluetooth para se comunicar com seu iPhone ou iPad. Ao anexar a etiqueta inteligente ao objeto, ela fica pronta para ser rastreada. Caso você perca esse objeto, basta abrir o aplicativo “Buscar” no seu dispositivo Apple e ver a localização exata do AirTag em um mapa.

Seu iPhone também mostra o caminho, indica a direção e distância até seu AirTag se ele estiver próximo, com a tecnologia banda ultralarga (chip U1). Se um objeto seu ficou em algum lugar distante, a rede Find My de dispositivos Apple ao redor do mundo pode ajudar a localizar seu AirTag.

As funcionalidades do AirTag incluem:

Busca Precisa: o AirTag utiliza tecnologia de banda ultralarga (Ultra Wideband – U1) e fornece uma localização precisa com direção e distância do objeto perdido
Notificação de Esquecimento: se esquecer um AirTag emparelhado com você, o iPhone envia uma notificação para lembrar de que algo ficou para trás
Sinal Sonoro: você pode reproduzir um sinal sonoro no AirTag usando o app Buscar para encontrar um objeto
Aviso de distância: quando configurado no app Buscar, assim que seu AirTag se afastar de você o iPhone emitirá um alerta
Rastreamento com rede Find My: encontre objetos perdidos usando a rede global de dispositivos da Apple
Modo Perdido: permite que você coloque o AirTag em um estado de busca e receba notificações quando ele for encontrado
Compatível com a Siri: você pode usar comandos de voz, para encontrar seus objetos

Configuração do AirTag no iPhone

Configurar seu AirTag é muito simples. Aqui está um passo a passo:

Certifique-se de que seu iPhone esteja atualizado para a versão mais recente do iOS
No iPhone abra o aplicativo Buscar
Toque em Adicionar Item na parte inferior da tela
Selecione AirTag na lista dos dispositivos disponíveis
Quando você aproxima o AirTag do iPhone ele é detectado pelo aparelho
Toque no botão Conectar para ativá-lo
Toque em Continuar e siga as instruções na tela para configurar seu AirTag
Dê um nome ao seu AirTag para que você possa identificá-lo facilmente
Prenda a tag ao objeto que deseja rastrear

Pronto, seu AirTag agora está configurado e pronto para ser usado. Em Itens, você visualiza seus AirTags e pode ver sua localização no mapa. O aplicativo também mostrará a última localização conhecida do objeto no mapa e permitirá que você o localize com precisão usando o recurso Localização Precisa.

Requisitos do sistema e compatibilidade

ID Apple
Modelos de iPhone e iPod touch com iOS 14.5 ou posterior
Modelos com iPadOS 14.5 ou posterior
Apple Watch com watchOS 7.4 ou mais recente

Conectividade

Bluetooth para localização por proximidade
Chip U1 da Apple para banda ultralarga e Busca Precisa
Contato por NFC para o Modo Perdido

Duração da bateria

O AirTag é alimentado por uma bateria CR2032, que é facilmente encontrada em lojas de eletrônicos. Essa bateria tem uma vida útil bastante longa, podendo durar até um ano inteiro sem comprometer a funcionalidade do AirTag. Além disso, o preço da bateria é acessível.

Como trocar a bateria do AirTag?

A troca da bateria do AirTag é muito simples e pode ser feita facilmente em casa. Basta girar a tampa traseira do AirTag no sentido anti-horário e retirá-la. Em seguida, basta remover a bateria antiga e substituir por uma nova. Não se esqueça de verificar se a tampa traseira está bem encaixada antes de usar novamente o dispositivo.

Por fim, quando precisar substituir a bateria, certifique-se de escolher um produto de procedência confiável para garantir o melhor desempenho do tag. Não se preocupe, seu iPhone avisa quando for a hora de trocar a bateria do seu AirTag.

Se você não for usar seu AirTag por um longo período de tempo, é recomendado remover a bateria para evitar danos no aparelho. Se você quer prolongar a vida útil da bateria, pode também experimentar:

Gerencie as notificações: para não receber notificações desnecessárias, você pode estabelecer zonas de segurança para o envio de mensagens, ou se tiver vários tags ativos, pode ajustar as preferências de notificação para cada AirTag individualmente
Mantenha o software atualizado: quando seu dispositivo é atualizado, ocorrem melhorias que podem aumentar a autonomia da bateria. Além disso, bugs são corrigidos e recursos adicionais de segurança, geralmente, são implementados
Evite temperaturas extremas: não deixe seu AirTag exposto por longos períodos exposto a temperaturas muito altas ou muito baixas para prolongar a vida útil da bateria

O que um AirTag Apple pode rastrear?

O AirTag pode ser usado para rastrear qualquer objeto que você deseja manter sob monitoramento, mas é preciso conseguir anexar o tag de forma correta nos objetos, senão podem ocorrer problemas na hora de interagir com o dispositivo.

Por exemplo, o AirTag não foi projetado para rastrear objetos maiores ou em movimento constante, como carros e bicicletas, e não impede que objetos sejam roubados, uma vez que o tag pode ser removido com facilidade.

As melhores sugestões de uso para seu AirTag são em:

Chaves
Carteiras
Bolsas
Malas de viagem
Mochilas
Instrumentos musicais
Equipamentos de fotografia
Equipamentos eletrônicos como notebooks e tablets

A distância máxima que um AirTag pode ser rastreado

A princípio, o AirTag realiza o rastreamento de objetos a curta distância e, para estabelecer um alcance máximo, é preciso levar em conta fatores como ambiente, obstáculos e possíveis interferências.

Em geral, o AirTag pode ser rastreado a uma distância aproximada de até 100 metros, com o uso do bluetooth (Low Energy) em um iPhone. Porém, esse alcance pode diminuir consideravelmente devido a obstáculos como paredes e áreas com altos níveis de interferência.

Com o U1 na Busca Precisa, essa distância é reduzida para 15 a 20 metros.

O que fazer se você perder seu AirTag?

Se você perder seu AirTag, ative o Modo Perdido no aplicativo Buscar. Esse recurso usa a combinação do Bluetooth com a Rede Buscar, onde dispositivos Apple em todo o mundo se comunicam entre si.

Quando seu AirTag for detectado por um dispositivo da Rede Apple, você recebe uma notificação automática. No AirTag é possível configurar informações de contato para quem encontrar o tag. Assim, quando a pessoa aproxima o smartphone com tecnologia NFC do seu AirTag, é possível ver a mensagem.

Em cidades grandes onde muitos dispositivos Apple estão circulando, a Rede Buscar se torna mais poderosa e você tem uma multidão para ajudar nas buscas.

Se você encontrar um AirTag perdido, segure o dispositivo próximo do seu iPhone (compatível com NFC). Você irá visualizar uma mensagem de contato e vai poder devolver o AirTag para seu dono. É importante seguir os procedimentos necessários para identificar o proprietário e devolver o tag.

Os cuidados com o Apple AirTag

Para colocar os smart tags, além de adesivos, você tem disponíveis cases, chaveiros, pulseiras e laços com várias opções de cores e tipos de materiais de muitas marcas, incluindo Apple e Hermès.

Esses acessórios, além de personalizar o tag, também são uma ótima maneira de proteger o dispositivo de impactos e arranhões e facilitam na hora de anexar o AirTag nos objetos.

O AirTag é um dispositivo eletrônico sensível, portanto, evite deixar cair ou expor o pequeno objeto a impactos fortes. Isso pode danificar o tag e afetar sua capacidade de funcionamento. Para evitar riscos (que são fáceis de acontecer), você também encontra películas em gel para proteger seu AirTag.

Para obter melhores resultados de rastreamento, o indicado é não esconder em locais de difícil acesso, nem cobrir com objetos que possam bloquear o sinal do Bluetooth.

Quando não estiver em uso, guarde seu AirTag em local seguro, livre de umidade excessiva e temperatura muito elevada, assim ele estará pronto para uso quando você precisar.

Caso você não use o AirTag por um período de tempo muito longo, o indicado é que a bateria seja removida. Quando voltar a usar a tag, o ideal é trocar a bateria por uma nova e garantir o melhor desempenho.

O que você precisa saber sobre o AirTag da Apple?

Em síntese, o AirTag é muito fácil de usar, só é preciso conectar o dispositivo em seu iPhone e prender o smart tag no objeto que você não quer perder.

No entanto, tem uma série de informações que, certamente, seu AirTag iria gostar que você soubesse, porque assim, é possível aproveitar ao máximo a sua etiqueta inteligente. Aqui estão elas:

O que é a Rede Apple Find My (Rede Buscar)

Find My ou Rede Buscar, é uma rede colaborativa ou comunidade de ajuda mútua, composta por centenas de milhões de aparelhos Apple em todo o mundo. Eles usam Bluetooth para detectar dispositivos (AirTags, iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e AirPods) que estão próximos e notificar a localização aos seus donos.

Se, por exemplo, você deixar um AirTag em um local mais distante (academia, praia), o tag envia um sinal de Bluetooth que pode ser captado por dispositivos Apple da Rede Buscar. Esses aparelhos fazem uma triangulação de suas posições e enviam a localização do AirTag para o iCloud. E você pode acessar o aplicativo Buscar e ver onde está seu objeto em um mapa.

Para manter a privacidade e o anonimato de todos os envolvidos, esse processo é criptografado de ponta a ponta.

Como funciona o Rastreamento Preciso do AirTag

A tecnologia do AirTag para buscas em locais próximos utiliza o chip U1 da Apple, que permite um rastreamento preciso.

Mesmo se o seu objeto estiver no fundo de uma gaveta, no bolso de um casaco no closet, dentro de uma caixa de brinquedos ou entre as almofadas do sofá, o AirTag usará o sistema de ondas de banda ultra larga para que seu iPhone o encontre.

Para aumentar a interação com o app Buscar, é possível usar tecnologia de realidade aumentada (em iPhones mais recentes). Assim, quando você apontar a câmera do seu iPhone para um ambiente, uma seta flutuante vai indicar a direção exata para onde ir.

O que são as Zonas de Segurança do AirTag

É possível definir uma área de segurança para receber notificações do seu AirTag no aplicativo Buscar. Ou seja, dentro daquele perímetro, o tag não emite nenhum alerta. Essa função é útil quando você está em um ambiente que considera seguro, como em casa, e não quer ficar recebendo notificações quando se afastar do AirTag.

A Zona de Segurança é definida no aplicativo Buscar, basta selecionar o AirTag que deseja configurar, tocar em Criar Zona de Segurança e definir o perímetro. Quando o AirTag estiver fora da zona de segurança e você se afastar, vai receber um alerta no seu iPhone.

Os AirTags da Apple podem ser personalizados

Para facilitar a identificação dos objetos no app Buscar e deixar seus AirTags mais divertidos, você pode personalizar os tags com nomes, ícones ou emojis, além de atribuir sons diferentes para cada rastreador.

Para isso, basta seguir estas etapas:

Abra o aplicativo Buscar
Selecione Itens na tela
Escolha o AirTag que deseja personalizar
Toque em Detalhes
Toque no campo Nome e digite um nome para o AirTag
Para adicionar um emoji, toque no ícone de emoji à direita do campo de nome e selecione o emoji desejado
Quando terminar, toque em Concluído para salvar as alterações

Segurança da Apple e o AirTag

Segurança e privacidade são fundamentais quando se trata de tecnologia de rastreamento. Por isso, ao mesmo tempo que o AirTag vai manter seus itens mais valiosos por perto, também precisa garantir que seus dados pessoais e sua privacidade estejam protegidos de acessos não autorizado.

A Apple projetou o smart tag com isso em mente, para evitar qualquer risco de vulnerabilidade. Por isso, só você consegue ver onde seu AirTag está, porque os dados de localização são criptografados de ponta a ponta. Seus dados e histórico de localização nunca ficam armazenados no AirTag.

Mesmo os dispositivos que enviam a localização de um AirTag que está no Modo Perdido permanecem anônimos com a criptografia em todo o processo.

O AirTag previne rastreamento indevido

Usar dispositivos para rastrear pessoas sem consentimento é crime em muitos países e regiões ao redor do mundo. Assim, se por acaso alguém não autorizado colocar um AirTag em seus pertences, seu iPhone irá detectar e emitir um alerta automático, informando que você está se deslocando com um tag que não configurou. Se depois de um tempo você não encontrar o dispositivo, será emitido um sinal sonoro para mostrar onde o tag está.

Além disso, se um usuário acredita que está sendo rastreado indevidamente por um AirTag, ele pode usar o aplicativo Find My para verificar se há um AirTag desconhecido em sua proximidade e, se for o caso, desativá-lo ou removê-lo.

Compartilhe seu AirTag com quem importa

O seu AirTag pode ser compartilhado com sua família e amigos, ajudando a localizar seus objetos e receber notificações. Você adiciona as pessoas que podem visualizar as informações do rastreamento no aplicativo Buscar. É simples e rápido.

Como funciona o AirTag em malas de viagem?

O AirTag da Apple pode ser usado para rastrear sua bagagem, um recurso adicional para evitar que suas malas sejam perdidas ou extraviadas durante a viagem. Em um avião, por exemplo, você pode acompanhar quando sua bagagem é despachada, e se ela está no voo com você.

O tag pode ser colocada dentro da mala ou presa na alça e, se você estiver em um aeroporto movimentado e tiver dificuldade em encontrar sua mala na esteira, basta usar o recurso de som e ela vai aparecer rapidinho.

Conclusão

O Apple AirTag pode ajudar a encontrar o que você está procurando e acabar com o estresse de buscar um objeto valioso que simplesmente sumiu da sua vista. Sendo assim, você não vai precisar gastar dinheiro para substituir o que foi perdido.

No entanto, é importante considerar que os recursos avançados do AirTag só funcionam a partir do iPhone 11 e requerem que você esteja dentro do alcance Bluetooth do objeto perdido para localizar em tempo real. Além disso, os preços da Apple são conhecidos por serem mais caros do que a média do mercado

Mesmo assim, se você está inserido no ecossistema Apple, contar com o AirTag e a Rede Buscar é muito interessante.

Perguntas Frequentes sobre AirTag da Apple (FAQ)

Leave a Comment