Melhor fogão: as 7 melhores opções de compra do mercado

E aí? Precisa comprar um fogão, mas ainda tem dúvidas de como escolher o modelo ideal? Procura por dicas de como fazer a melhor escolha?

Bom, se é isso que realmente procura saiba que você está no lugar certo!

Neste review completo e detalhado, apresentaremos todos os fatores fundamentais para que você possa fazer a escolha perfeita para as suas necessidades diárias.

Tal item foi se diversificando com o passar do tempo para assim, agradar os mais variados perfis de clientes. Por exemplo, hoje podemos encontrar modelos de 4, 5 ou 6 bocas com diversas funcionalidades e um ótimo custo-benefício!

Dentre as marcas que mais ganham destaque temos a Brastemp, Consul e Atlas.

Porém, escolher o produto apenas pela marca não é garantia de sucesso. Pelo contrário, neste momento é importante que você avalie também uma série de pontos.

Pensando nisso, e para te ajudar, apresentaremos todos os fatores fundamentais para que você possa fazer a escolha perfeita para as suas necessidades diárias. Fizemos uma análise comparativa de diferentes modelos, com base em diversos critérios, para facilitar a sua decisão!

Aproveite e utilize nossa tabela comparativa para decidir a sua compra!

Com as nossas dicas e sugestões você terá tudo que precisa para encontrar o fogão mais recomendada para seu perfil:

Recomendações

Antes de descobrir qual é o melhor fogão do mercado, conheça nossas 3 melhores recomendações:

Escolha Premium

Principalmente por contar com botões removíveis, além de um aro protetor exclusivo, que evita a entrada da sujeira, o Fogão Brastemp – BFS6NCB BIVOLT é a nossa indicação premium.

A fim de promover maior praticidade, e otimizar o seu tempo na cozinha, esse fogão vem com 6 bocas. Dessa forma, você pode preparar as refeições para a família toda de uma maneira rápida, e sem estresse. Além disso, este modelo de fogão é composto por trempes, que são super robustas, duplas e de alta qualidade e vem ainda com acendimento automático, acabamento de mesa em aço inox, e ainda é bivolt.

Nossa recomendação

Se neste momento o que você procura é boa marca de fogão 5 bocas capaz de trazer mais praticidade e modernidade para seu dia a dia,  este fogão é a nossa recomendação

Além de ter a finalidade de tornar a limpeza ainda mais fácil, esse modelo vem com o vidro interno removível o que ajuda demais no seu dia a dia. Esse fogão conta também com grades individuais, e com a mesa compartilhada o que nos ajuda a evitar que os líquidos que derramarem se espalhem por toda mesa, tornando a limpeza diária algo bem mais fácil.

Melhor para o seu bolso

Tipo de fogão que segue a linha mais tradicional mas que não deixa a desejar quando o assunto é modernidade, o fogão 4 Bocas Itatiaia Star Clean é hoje uma das opções mais completas e com melhor custo-benefício.

O forno desse modelo pode ser melhor aproveitado, pois possui 3 grades de alturas diferentes. Dessa forma, caso necessário você pode assar 3 formas ao mesmo tempo!  Além disso, esse forno também possui acabamento limpa fácil, que evita o acúmulo de gordura e sujeira.

Veja agora abaixo nossa tabela comparativa com os melhores fogões do mercado – as melhores opções de compra, em diferentes categorias.

Melhor fogão

Índice

Mini Guia de Compra

Considerado um dos principais eletrodomésticos de uma cozinha, o Fogão é um eletrodoméstico indispensável e duradouro, sendo capaz de transformar a cozinha e principalmente a qualidade da sua comida.

Atualmente, um bom fogão pode preparar refeições deliciosas e unir a família em volta da mesa, sendo item necessário em toda cozinha. Tal item foi se diversificando com o passar do tempo para assim, agradar os mais variados perfis de clientes.

Em meio a todas as opções para adquirir no mercado, saber as especificações deles é um passo importante no momento da escolha.

Por exemplo, escolher o fogão ideal para comprar online depende de vários fatores, como o espaço da sua cozinha, o quanto você usa o fogão, quais são suas necessidades diárias, entre outros. Responder a estas perguntas irá ajudar a definir alguns parâmetros que tornarão mais fácil sua escolha.

Além disso, é necessário paciência para realizar uma boa pesquisa, cotar os possíveis preços e comparar todos os modelos que nos interessam.

Lembre-se que quando se trata de itens mais caros, como fogões e geladeiras, esses passos se tornam ainda mais essenciais.

Além de considerar os pontos que mostramos acima, para fazer a melhor escolha, é importante que você se atente a muitos outros fatores e pontos. E para te ajudar, elaboramos uma lista com os melhores fogões do mercado. No final, este artigo vai te ajudar a conhecer melhor o que é uma geladeira, assim como conhecer as principais características, avaliar as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Saiba que ao considerar esses detalhes, ficará muito mais fácil fazer a melhor escolha, e encontrar o produto ideal para você.

Então, para descobrir quais são os melhores fogões do mercado, é importante ler esse Guia até o final. Apresentaremos agora os melhores produtos com mais detalhes!

Os 7 Melhores Fogões do mercado

Fogão Brastemp 6 Bocas Branco Com Botões Removíveis E Exclusivo Aro Protetor - BFS6NCB BIVOLT - uma das melhores opções do mercado atualmente

Por contar com botões removíveis, além de um aro protetor exclusivo, que evita a entrada da sujeira, o Fogão Brastemp- BFS6NCB BIVOLT é, sem dúvidas, uma das melhores opções do mercado atualmente.

O seu prestígio começa pela sua marca, a Brastemp, que com certeza, é uma das marcas mais conceituadas do mercado. Como você provavelmente já deve saber, todos os seus produtos são feitos com a mais alta tecnologia, para proporcionar ao consumidor sempre a melhor experiência possível.

Neste caso, a fim de promover maior praticidade, e otimizar o seu tempo na cozinha, esse fogão vem com 6 bocas. Dessa forma, você pode preparar as refeições para a família toda de uma maneira rápida, e sem estresse.

Este modelo de fogão é composto por trempes, que são super robustas, duplas e de alta qualidade.

Este Fogão Brastemp vem ainda com acendimento automático, acabamento de mesa em aço inox, e ainda é bivolt. Além disso, o seu forno tem uma incrível capacidade de 96 litros.

Fogão 5 Bocas Electrolux Branco Automático com Tripla Chama e Timer (76UBQ) Bivolt - mais praticidade e modernidade para sua cozinha

Se você está procurando pela melhor marca de fogão 5 bocas, a Electrolux é mais uma das melhores opções atualmente, sendo ​capaz de trazer muito mais praticidade e modernidade para seu dia a dia.

Para muitos consumidores, esse modelo é um dos melhores para comprar atualmente, visto que, além de ter a finalidade de tornar a limpeza ainda mais fácil, esse modelo vem com o vidro interno removível o que ajuda demais no seu dia a dia.

Esse fogão 5 bocas conta também com grades individuais, e com a mesa compartilhada o que nos ajuda a evitar que os líquidos que derramarem se espalhem por toda mesa, tornando a limpeza diária algo bem mais fácil.

Outro ponto interessante é que a porta deste forno é do tipo Full Glass o que nos traz uma boa visibilidade do que está sendo preparado dentro do forno, contribuindo para o preparo adequado das nossas receitas.

Além disso, esse fogão Electrolux também possui timer, para que você possa programar o tempo desejado, conforme a necessidade de cada receita. E ainda emite um alarme sonoro ao final.

Fogão Brastemp 4 bocas Branco com timer digital BIVOLT - estilo e praticidade no seu dia a dia na cozinha

Este fogão Brastemp é uma outra opção muito compacta e com um ótimo custo-benefício sem que isso altere a sua funcionalidade.

Seu funcionamento é prático sem segredos, principalmente, por se tratar de um fogão simples, com relógio, timer e acendedor automático.

No final, com essas funcionalidades você poderá manusear facilmente sem precisar de muito conhecimento, já que seus botões possuem suas funções ilustradas.

E o melhor, sua avaliação por parte dos usuários também é muito positiva sendo que na grande maioria são elogios pela sua praticidade e simplicidade de funcionamento.

Fogão Dako 5 bocas - modelo de fogão capaz de garantir e trazer mais inovação e modernidade a sua residência

Melhor alternativa para quem busca por um fogão completo e com tampa de vidro, o Fogão Dako 5 bocas é hoje uma das melhores opções de fogões de 2021.

Trata-se de um modelo de fogão capaz de garantir e trazer mais inovação e modernidade a sua residência e que também também atenderá todas suas necessidades.

Isso porque além de ser um produto revestido com tampa de vidro, outros fatores que facilitam a limpeza são seu vidro temperado, garantindo maior durabilidade do produto.

Além disso, os queimadores do fogão são potentes e econômicos e seus trempes de ferro fundido garantem maior segurança e durabilidade ao produto.

Fogão Atlas 4 Bocas pretoo Mônaco Top Glass com Acendimento automático - Bivolt - um toque de design especial em qualquer cozinha

Esse Fogão Atlas é hoje uma ótima opção se você, no momento, quer um fogão menor, mas não abre mão do estilo.

Trata-se de um modelo de cor marcante capaz de dar um toque de design especial em qualquer cozinha.

Assim como outras opções do nosso guia, este fogão também possui uma mesa de vidro temperado que o deixa ainda mais bonito.

Esse fogão também tem trempes individuais com um desenho único e personalizado. 

Além disso, o fogão possui ainda forno com acabamento limpa fácil e grades deslizantes, o que irá te trazer muito mais liberdade na cozinha, para cozinhar e assar o que quiser!

Fogão 4 Bocas Moderatto Mueller Preto Fosco - modelo econômico mas que não abre mão das suas funcionalidades necessárias para um bom uso diário

Apesar de básico, este modelo de fogão da Mueller é uma excelente opção a se considerar visto que apesar do ótimo preço não abre mão das suas funcionalidades necessárias para um bom uso diário.

Modelo de piso e com 3 queimadores médios de 1700 W e 1 família de 2000 W, esse fogão não abre mão da garantia de qualidade de uma marca renomada sendo ideal para quem busca eficiência, mas não exige muita sofisticação no equipamento.

O fogão Mueller 4 bocas Moderatto é bivolt e possui revestimento esmaltado.

Além disso, seu forno de 48 L não é dos maiores, mas dá conta do recado para quem mora sozinho ou possui famílias pequenas de até 3 pessoas.

Fogão 4 Bocas Itatiaia Star Clean - para você que sonha com uma cozinha mais marcante

Tipo de fogão que segue a linha mais tradicional mas que não deixa a desejar quando o assunto é modernidade, o fogão 4 Bocas Itatiaia Star Clean é o modelo ideal para você que sonha com uma cozinha mais marcante!

Excelente opção para famílias menores que são bem atendidas por esse tamanho de fogão, apesar dos seus trempes não serem individuais,  isso não o faz perder em nada.

Pelo contrário, o forno desse modelo pode ser melhor aproveitado, pois ele possui 3 grades de alturas diferentes.

Dessa forma, caso necessário você pode assar 3 formas ao mesmo tempo! Outro ponto interessante é que o forno também possui acabamento limpa fácil, que evita o acúmulo de gordura e sujeira.

Guia do Comprador – Tudo que você precisa saber sobre Fogões!

E aí? Gostou do nosso Ranking com os melhores fogões do mercado? Já sabe qual modelo escolher?

Então iremos te apresentar o Guia Completo do Comprador onde daremos dicas para você poder escolher bem o seu fogão

Siga conosco nessa leitura e confira as características para as quais você deve se atentar para fazer a melhor escolha.

Melhor Fogão: item capaz de promover muito mais praticidade para o seu dia a dia

Responsável pelo preparo dos seus alimentos capaz de promover muito mais praticidade para o seu dia a dia, o fogão é sem dúvidas um dos produtos mais essenciais num lar.

Como você provavelmente já deve saber, conciliar bem a rotina de trabalho, os afazeres domésticos, família e tudo mais não é uma tarefa fácil.

Pensando nisso, é essencial contar com eletrodomésticos como fogão ou geladeira.

Com capacidades distintas, funções diferenciadas, potência e demais outras características interessantes, os novos fogões são peças-chave em nosso dia a dia.

Como o preparo das refeições é um dos momentos que demandam um bom tempo, o ideal é sempre buscar meios de otimizar essa tarefa.

Acontece que, como falamos anteriormente, antes de escolher entre as melhores marcas de fogão é fundamental decidir antes qual o tipo de fogão que vai comprar se baseando no espaço que você tem disponível na cozinha, a sua instalação, alimentação (gás encanado ou botijão, elétrico, etc), tipo de panelas que possui e claro, o preço ou quanto pretende gastar.

Pensando nisso, e para te ajudar no processo de escolha, no próximo tópico vamos abordar quais são os principais tipos de fogões do mercado.

Conheça agora alguns dos principais tipos de fogões do mercado:

Principais tipos de Fogões

Fogão de piso

Considerado o modelo mais popular no país, Além das 4, 5 ou 6 bocas para cozinhar, esse tipo tem um forno acoplado, costumando ser também bastante versátil, pois algumas marcas oferecem a função de grill e de timer.

Item que pode ser elétrico ou a gás, os fogões de piso costumam ter um preço muito acessível e, por isso, há uma grande variedade de modelos no mercado.

Além disso, sua substituição é fácil e pode ser colocada em qualquer lugar já que não precisa ser instalado.

Tais características o tornam ideais para quem gosta de mudar os móveis de lugar de tempos em tempos e tem um grande espaço disponível.

Fogão de Mesa (Cooktop)

O próximo tipo de fogão amplamente conhecido é o Fogão de Mesa (Cooktop), tipo de fogão que não possui forno por baixo.

O cooktop tem apenas a placa superior com os queimadores, que variam de 1 a 5 unidades. Em geral, trata-se de um fogão feito para ser embutido em bancadas, mas pode também ser portátil.

Tais modelos podem ser elétricos, a gás ou por indução e aquecem rapidamente Além disso, eles também possuem ajustes precisos de acordo com o uso.

Neste modelo, após serem utilizados esfriam rapidamente, evitando riscos de acidentes (principalmente em relação às crianças).

Fogão de Embutir

Modelo prático já que não é necessário movê-lo para limpar o piso e com um design diferenciado, o fogão de embutir é considerado a melhor escolha para quem está montando, por exemplo, um apartamento do zero e investindo em móveis planejados.

Em geral, ele ocupa menos espaço na cozinha e é excelente para ambientes menores. Além disso, ele também traz mais sofisticação à sua cozinha.

No entanto, uma das poucas desvantagens é que você sempre vai precisar de um espaço do tamanho exato dele sempre que se mudar.

Fogão Industrial

Os fogões industriais são ideais para o preparo de grandes quantidades de comida, geralmente utilizados para usos comerciais.

Tais modelos são maiores que as demais variedades, os fogões industriais não são indicados para ambientes domésticos, pois demandam um espaço e infraestrutura maiores.

Incrível! Não é mesmo? Como você pode perceber, um fogão é realmente um produto capaz de oferecer uma série de funcionalidades.

Neste caso, dependendo das necessidades de cada usuário, é interessante analisar se alguma das funcionalidades extras listadas abaixo pode ser necessária em sua aquisição.

Além disso, é importante também ficar atento a algumas características do modelo de fogão que você pretende escolher. 

E para te ajudar, separamos e analisamos alguns dos principais critérios que precisam ser avaliados no momento da compra do seu fogão.

Conheça agora pontos que precisam ser analisadas no momento da compra do seu fogão:

Principais critérios para compra

Dimensões

Um dos primeiros pontos que precisa ser analisado no momento da compra são as dimensões do local e o tamanho do equipamento.

Tal informação é ainda mais importante no caso dos modelos de embutir, que precisam ser perfeitamente compatíveis com o espaço destinado a eles no local de instalação. E mesmo no caso dos fogões de piso esse fator é importante, principalmente se você não tiver muito espaço na sua cozinha.

Neste caso, recomendamos que verifique sempre a altura, largura e comprimento dos modelos e tenha em mente que fogões com maior quantidade de bocas serão sempre maiores.

A capacidade do forno é indicada de acordo com a frequência do uso e quantidade de pessoas que o utilizam. A capacidade é medida em litros e pode variar de 50 a quase 100 litros. Porém, tenha atenção na hora da escolha, já que alguns fogões possuem dois tipos de fornos diferentes: um elétrico e outro a gás.

Quantidade e tipos de bocas ou queimadores

O próximo ponto que precisa ser analisado no momento da compra do seu fogão é a quantidade e tipos de bocas ou queimadores.

Tais itens são essenciais, pois, permitem que você prepare uma maior variedade e quantidade de alimentos ao mesmo tempo.

As chamas, por exemplo, podem apresentar eficácia bem diferente de um modelo para outro.

Temos, por exemplo, os modelos com chama tripla, que é perfeita para o preparo de alimentos de uma forma super rápida.

Os modelos com chamas triplas são próprias para, por exemplo, o uso em panelas maiores, e também aqueles tipos de alimentos que demandam calor mais intenso.

Pensando nisso, as marcas estão disponibilizando no mercado os melhores fogões e com “bocas” cujas diferenças vão além de pequenas e grandes. Assim, o usuário conseguirá controlar melhor tanto as chamas em si, como o preparo adequado dos alimentos.

Já em relação à quantidade de queimadores do fogão, há opções que vão desde 4 a 6 bocas. No entanto, no momento da compra, alguns pontos importantes que devem ser analisados são: espaço disponível na cozinha, o tamanho da família, e até o perfil dos moradores da casa.

Isso porque muita gente, por exemplo, costuma comprar comida de fora, comprar alimentos congelados, e coisas do tipo e, por isso, quase não utilizam o fogão.

Porém, para quem utiliza com frequência, é preciso avaliar bem esses pontos. No caso de uma família que tenha a partir de 4 pessoas, por exemplo, as quais usam o fogão com frequência, a dica é apostar em um modelo de 6 bocas. Já para os solteiros, ou casal sem filhos, os fogões com apenas 4 queimadores são suficientes.

Assim, será possível ter mais praticidade no preparo dos alimentos. Bem como mais rapidez também.

Voltagem

O próximo item que precisa ser analisado é a voltagem do produto. Neste momento, verifique se o fogão é, por exemplo, é Bivolt, 110 ou 220 V.

Isso porque caso você compre um aparelho com voltagem menor do que a sua tomada, ele pode não ligar. E se for ao contrário, o fogão pode queimar!

Por isso, fique atento e não deixe de conferir a voltagem. Em muitos casos, os mesmos modelos estão disponíveis em 110 ou 220 V, bastando escolher antes de comprar!

Além disso, é importante frisarmos que, devido à presença de algumas funções, como acendimento automático e grill, alguns fogões necessitam ser conectados na tomada.

Potência

Dentre as inúmeras características que precisam ser analisadas no momento da compra, podemos dizer que conhecer a potência de qualquer eletrodoméstico é uma das mais importantes. 

E não poderia ser diferente, afinal, é essencial para o controle dos gastos de energia como também, para seu tempo de resposta de acordo com o objetivo.

No caso dos fogões elétricos, a potência está associada à energia convertida em funcionamento. Já nos fornos manuais às proporções das chamas por gás ou indução. Em geral, quanto mais potência, mais rápido é o preparo!

Funções e acessórios

Por último, mas não menos importante, recomendamos que analise a quantidade de acessórios oferecida pelo fogão escolhido.

Em geral, os fogões hoje contam com vários acessórios em comum, como o acendimento automático, a válvula de segurança, a prateleira do forno auto deslizante e o vidro duplo na porta, por exemplo.

No entanto, outros apresentam algumas inovações. Principalmente no que diz respeito à automação do eletrodoméstico.

Por exemplo, temos o acendimento super automático, função que permite o usuário acender qualquer um dos queimadores com apenas uma mão o que, no final, traz muito mais praticidade para nosso dia a dia. 

Temos também alguns modelos em que o grill passou a ter um timer. Função que permite não só assar e dourar os alimentos, como ainda desliga de forma automática depois que o alarme sonoro é acionado.

Além disso, os fornos hoje também contam com maior automação onde os modelos mais modernos possuem um painel eletrônico bem moderno.

Dessa forma, o usuário tem a possibilidade de acionar certas funcionalidades do forno, programar o início e fim do preparo dos alimentos. Bem como regular a temperatura.

E o melhor, as novidades não param por aí! Isso porque algumas marcas investem em fornos com churrasqueiras internas, cooktops com chamas laterais, fornos de embutir com fornos, que já vêm combinados com micro-ondas, e muito mais.

Marca e design

Depois de ter analisado todas as características anteriores, chegou a hora de escolher a marca.

E não se preocupe, afinal, no mercado atual, temos marcas de qualidade trazendo opções de eletro que raramente desagradam os consumidores.

E aqui é importante frisarmos que, como você provavelmente já deve saber,  quando há algum descontentamento, geralmente isso acontece porque o comprador não entendeu o público-alvo daquele produto ou porque ele não pesquisou muito bem as características do fogão.

Além disso, outra recomendação interessante relacionada às marcas é avaliar a sua reputação e os casos recentes de reclamação no site Reclame Aqui.

Lembre-se também que apesar das novas versões de fogões 2021 se assemelham no quesito visual por seguir um estilo mais minimalista, o que faz muita diferença aos olhos dos consumidores são as cores dos materiais.

Muitos destes modelos citados acima vêm nas versões branco ou inox, recentemente foram lançados também na cor em Titanium. Neste caso, além da cor, o material destes fogões influência nos cuidados com a limpeza e durabilidade do produto.

Conclusão

O fogão 5 bocas electrolux branco automático com tripla chama e timer (76UBQ) Bivolt foi eleito pelo maioria dos consumidores como a melhor escolha, principalmente, por trazer mais praticidade e modernidade para nossa cozinha e dia a dia.

Como falamos anteriormente, além de ter a finalidade de tornar a limpeza ainda mais fácil, esse modelo vem com o vidro interno removível o que ajuda demais no seu dia a dia.

Esse fogão 5 bocas conta também com grades individuais, e com a mesa compartilhada o que nos ajuda a evitar que os líquidos que derramarem se espalhem por toda mesa, tornando a limpeza diária algo bem mais fácil.

Outro ponto interessante é que a porta deste forno é do tipo Full Glass o que nos traz uma boa visibilidade do que está sendo preparado dentro do forno, contribuindo para o preparo adequado das nossas receitas.

Esse fogão Electrolux também possui timer, para que você possa programar o tempo desejado, conforme a necessidade de cada receita. E ainda emite um alarme sonoro ao final.

E caso nosso guia tenha realmente lhe ajudado, considere também compartilhar com amigos que se interessam pelo assunto e procuram por um fogão.  

Aproveite, curta e compartilhe sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários.

Até a próxima!

FAQ

Bom, o primeiro ponto que você precisa considerar é a potência das chamas e a capacidade do forno.

Além disso, analise a quantidade de bocas disponíveis. Em geral, fogões de 4 bocas costumam ter duas bocas menores de mesmo tamanho, com chamas menos potentes para cozimento lento, em panelas menores.

As bocas menores, em geral, são para panelas pequenas e para cozinhar lentamente.

Em contrapartida, as maiores servem para grandes panelas e cozinhar mais rápido. Neste caso, recomendamos que verifique e opte pelo queimador esmaltado. Isso porque este tem maior durabilidade e facilita a limpeza.

Ao contrário do que pode parecer, limpar um fogão é, em geral, um processo muito simples e prático. Neste momento, recomendamos que use um pouco de desengordurante no lado macio da esponja e esfregue o fogão para tirar a sujeira. Depois, retire o sabão com pano úmido e finalize a secagem de como limpar fogão com um pano seco ou papel toalha.

Já se o seu fogão estiver muito sujo, com várias camadas de sujeira, é melhor aplicar uma mistura de sabão e vinagre. Isso porque essa combinação vai amolecer a sujeira e, com uma esponja e um pouco de esforço, seu fogão ficará como novo!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados