Microfone Condensador: Conheça as melhores opções do mercado para melhorar a qualidade dos seus áudios!

Quem trabalha com produção de conteúdo, gravação de aulas, streaming ou games já sabe que não dá para depender apenas do gravador do computadorsmartphone ou fone de ouvido comum. Por isso, para melhorar a qualidade da sua gravação é essencial investir num bom microfone condensador.

Esse equipamento se diferencia por ser capaz de melhorar a captação de áudio. Para isso, ele é projetado para permitir uma gravação cristalina da voz ou instrumento musical, tornando a gravação muito mais agradável e próxima da realidade.

Além disso, hoje é possível encontrar esse equipamento em diferentes versões, desde modelos de microfone de mesa, microfone gamer e até microfone para PC. Cada um deles são indicados para diferentes situações e são encontrados em diferentes faixas de preço.

Mas com tanta variedade, como saber qual modelo escolher? Para te ajudar a responder essa pergunta, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber para comprar o microfone condensador certo.

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre os melhores microfones condensadores, vamos mostrar as nossas três recomendações:

Escolha Premium

Perfeito para gamers e criadores de conteúdo, esse microfone é para quem busca excelência. Com design moderno, esse equipamento conta com base antivibração integrada, sensor de toque com indicador de LED, entrada para fone de ouvido e 4 opções de padrões polares. Além disso, ele é compatível com vários softwares e plataformas. Porém, seu preço é elevado.

Nossa recomendação

Nossa recomendação é um microfone de mesa com design retrô, que também é compatível com hastes e pedestais. Ele é uma ótima opção para criadores de conteúdo e gamers, porque conta com 2 padrões polares (cardióide e omnidirecional), 2 botões (power/volume), luz de LED indicadora de status e não tem latência. No entanto, ele conta com entrada de micro USB.

Melhor para o seu bolso

Se você procura um microfone barato e eficiente, essa é a melhor opção. Embora seja simples, esse microfone para PC tem um design moderno e é indicado para criadores de conteúdo. Ele possui uma cápsula condensadora, apenas um padrão polar (cardióide), certificado Skype e funcionalidade Plug and Play. Porém, ele não possui entrada para fone de ouvido.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões dos melhores microfones condensadores que podem te interessar:

Melhores Microfone Condensador

Índice

Mini Guia de Compra

O microfone condensador é um equipamento fundamental para gamers e profissionais que trabalham com produção de conteúdo e desejam melhorar a qualidade de suas gravações.

Afinal, o microfone disponível em fones de ouvido, por exemplo, não consegue captar o áudio com uma boa qualidade para gravações. Na verdade, nem mesmo o microfone dinâmico, que é o mais comum; ou o microfone de lapela, que também é excelente; são tão eficientes quanto o modelo condensador.

Isso acontece porque esse equipamento é muito mais sensível e apresenta um nível de ruído menor do que os outros modelos.

Além disso, ele se diferencia porque pode reunir diferentes tipos de padrões polares em um único equipamento. Ou seja, é um aparelho que possui não apenas a qualidade, mas também algumas funções que um estúdio de gravação é capaz de proporcionar, mas tudo num mesmo produto.

No entanto, existem vários tipos de microfones condensadores disponíveis no mercado, adequados para diferentes funções e públicos. Sendo assim, como fazer a melhor escolha?

Para responder essa pergunta, compartilhamos neste artigo tudo que você precisa saber sobre microfones condensadores, incluindo as resenhas dos melhores modelos.

Porém, antes de comprar, não deixe de conferir o nosso Guia do Comprador, com mais explicações e dicas que vão te ajudar a escolher o microfone que realmente atenda às suas necessidades.

HyperX Microfone Gamer QuadCast – Excelente para criadores de conteúdo e gamers

Conhecida por fabricar vários acessórios gamers, a HyperX também conta com um microfone focado em games, mas que também é uma ótima opção para criadores de conteúdo que querem melhorar a qualidade do áudio de suas produções.

Para isso, ele conta com uma série de funcionalidades, a começar pela ótima estrutura. Com design moderno, esse microfone conta com uma base antivibração integrada, que permite a eliminação de ruídos, e ainda conta com filtro pop integrado.

Outra vantagem desse produto é que ele possui entrada para fone de ouvido e ainda conta com um sensor na parte superior do microfone que, com um simples toque, o coloca no mudo. Para melhorar, ele ainda possui uma luz de LED que indica se o microfone está ativo ou mudo.

Mas sua grande vantagem mesmo é sua qualidade de gravação, já que ele é muito sensível, o que deixa a gravação excelente. Além disso, ele pode ser utilizado em ambientes que não possuem um bom isolamento acústico.

Para completar, ele é fabricado com 3 condensadores e oferece 4 opções de padrões polares – estéreo, omnidirecional, cardioide, bidirecional – tornando-o muito mais versátil que outros modelos!

Vale ressaltar que esse microfone conta com uma saída USB e é compatível com vários softwares e plataformas. Além disso, ele pode ser acoplado em braços articulados com 3/8 e 5/8 polegadas.

O único problema é que ele possui um preço bem elevado para um microfone condensador USB. No entanto, por ser um produto 4 em 1 e permitir que você faça gravações com qualidade de estúdio, ele é um excelente investimento.

Microfone Condensador Blue Yeti Nano – Compacto e cheio de funções

O Microfone Condensador Blue Yeti Nano é a versão mais compacta de outro modelo maior, o Blue Yeti. Mesmo assim, ele também é excelente para produtores de conteúdo e gamers. Esse equipamento já começa a chamar a atenção pelo seu design retrô com toque de modernidade.

Robusto e resistente, ele possui um suporte de mesa, que é uma base circular antiderrapante com um suporte lateral onde o microfone fica preso em 2 pontos.

Por isso, ele pode ser girado para baixo e para cima. Mas você também pode retirar as porcas do suporte e instalar seu microfone em hastes e pedestais.

Esse equipamento ainda conta com 2 botões. Um deles é o power/volume, que controla o volume do áudio no fone de ouvido e conta com uma luz de LED que muda de cor para indicar seu status (ativo, atualizando ou mudo).

Já o outro botão é utilizado para que você escolha o padrão de polaridade, que são dois – cardióide e omnidirecional.

Vale ressaltar que esse equipamento não tem latência, conta com 2 condensadores e pode ser configurado com o app Sharpe, disponível gratuitamente pela Blue.

Além disso, ele possui entrada para fone de ouvido de 3,5 mm e entrada para micro USB, que funciona, mas não é tão moderno quanto uma entrada USB-C.

E apesar de ter um preço elevado, esse microfone oferece uma excelente qualidade de som e um ótimo custo-benefício, por reunir várias funções em um único equipamento. Por isso, ele é considerado a melhor escolha.

Microfone Condensador Blue Snowball Ice – A melhor opção para quem procura preço baixo

Com um design exótico e moderno, que realmente lembra uma bola, o Microfone Condensador Blue Snowball Ice é a melhor opção para quem não quer gastar muito.

Esse modelo simples de mesa conta com um suporte na forma de tripé ajustável, mas também pode ser utilizado com braço articulado.

Além disso, este microfone possui apenas uma cápsula condensadora e, portanto, somente um padrão polar cardióide.

Mesmo assim, ele consegue realizar uma boa captação de som e produzir um áudio com boa qualidade, mesmo com um pouco de latência.

Vale ressaltar que esse equipamento conta com uma saída USB e funcionalidade Plug and Play. Ou seja, não requer a instalação de drivers, porque basta conectar esse microfone ao computador para começar a usar.

Outro ponto positivo é que ele possui certificação Skype, o que significa que esse produto é uma ótima opção para quem precisa de um bom áudio em suas reuniões ou transmissões ao vivo.

Porém, ele não conta com entrada para fone de ouvido, o que dificulta o monitoramento de áudio e inviabiliza seu uso com videogames. Nesse caso, é melhor adquirir um microfone gamer.

Mesmo assim, ele é uma ótima opção para criadores de conteúdo que desejam melhorar a qualidade do áudio de suas produções, mas procuram um microfone condensador eficiente e com preço baixo. Por isso, essa é a melhor escolha para o seu bolso.

Microfone Condensador Blue Yeti – Design retrô com qualidade profissional

Se você procura um microfone condensador com qualidade profissional, mas não gosta do design ou forma de uso do HyperX Microfone Gamer QuadCast, então você vai gostar do Blue Yeti.

Além de ser um forte concorrente do QuadCast, o Blue Yeti é uma versão mais avançada do Blue Yeti Nano, que você conheceu anteriormente. Ele também conta com um design retrô e base de suporte circular, mas pode ser utilizado em pendentes e hastes.

Além disso, na sua parte frontal ele apresenta um botão Mute com luz de LED que indica status de funcionamento e outro botão que controla apenas a saída de som do fone de ouvido.

Já na sua parte traseira, você encontra um botão que permite o controle do volume do microfone, bem como um botão que seleciona um dos 4 padrões polares disponíveis no aparelho – cardióide, estéreo, omnidirecional e bidirecional.

Mas não precisa se preocupar com a qualidade do áudio, porque as gravações realizadas por esse microfone são excelentes e não possuem latência.

Vale ressaltar que esse equipamento conta com entrada para fone de ouvido 3,5 mm, funcionalidade Plug and Play – que não exige o uso de nenhum drive – e ainda é compatível com o aplicativo Blue Sharpe.

No entanto, assim como o Blue Yeti Nano, esse modelo possui uma entrada para micro USB, sendo que seria bem melhor se fosse uma entrada mais moderna – o USB-C.

Outra desvantagem é o seu preço elevado. Porém, se você procura melhorar a qualidade das suas gravações e torná-las mais profissionais, esse é um excelente investimento.

Microfone Streaming GXT 232 Mantis – Uma opção simples para iniciantes

Se você procura um microfone simples e eficiente, então esse é o modelo certo! O Microfone Streaming GXT 232 Mantis é um modelo de mesa com suporte de tripé, que permite ao usuário o ajuste do seu ângulo de utilização.

Aliás, você também pode utilizar esse equipamento sem o tripé, apenas como um microfone portátil ou acoplado a um braço articulado. Outro diferencial desse modelo é que ele conta com um pop filter, responsável por melhorar a qualidade do áudio.

Além disso, esse produto possui uma suspensão elástica anti vibração, impedindo que eventuais movimentos, que podem atrapalhar sua gravação, sejam capturados pelo microfone.

Outro ponto positivo é que esse modelo conta com um cabo USB de 1,5 m de comprimento, o que facilita seu uso.

No entanto, esse microfone condensador conta com apenas um padrão polar – omnidirecional, e não possui entrada para fone de ouvido. Por isso, ele não é indicado para pessoas que buscam um microfone para jogar com seus consoles.

Porém, apesar de não ser o melhor microfone do mercado, por apresentar um preço baixo, ele é uma ótima opção para podcasters, streamers, professores, entre outros profissionais que desejam melhorar a qualidade de suas produções, mas não querem gastar muito com esse produto.

Guia do comprador

O que é “padrão polar” do microfone?

Você deve ter percebido que todas as resenhas anteriores continham informações sobre os padrões polares de cada microfone condensador. Mas você sabe o que é isso?

Essa é uma das propriedades que determinam em que situações você pode utilizar esse equipamento. Afinal, o padrão polar indica a direção do som que cada aparelho é capaz de capturar. A maioria dos microfones apresenta padrões omnidirecionais e direcionais.

O padrão polar omnidirecional é o mais simples, porque indica que o microfone é capaz de captar o som em todas as direções da mesma forma, embora o som captado por trás do aparelho não seja tão bom quanto aquele captado pela frente.

Já o padrão polar direcional, como o próprio nome indica, está presente nos equipamentos capazes de captar o som apenas vindo de direções específicas. Ele ainda consegue captar sons de outras direções, mas de uma forma bem menos eficiente que os aparelhos omnidirecionais.

Mas em quais direções o padrão direcional é capaz de captar? Bem, isso varia conforme o tipo direcional. Afinal, ele pode ser classificado em cardióide, supercardióide, hipercardióide e bidirecional.

Além disso, também existem os microfones de linha ou “shotgun”, sendo que cada um desses tipos apresenta funções e características específicas.

Entenda melhor a diferença entre eles.

Qual é a diferença entre o microfone condensador e o microfone dinâmico?

Os microfones disponíveis no mercado se diferenciam entre 2 tipos básicos – o condensador, que é o foco deste artigo, e o dinâmico. Por isso, entender a diferença entre ambos é fundamental para não errar na hora da compra.

O microfone dinâmico é aquele modelo mais conhecido, que cantores e palestrantes, entre outros profissionais, utilizam durante suas apresentações.

Eles são bem mais versáteis e resistentes e ainda permitem a mobilidade do usuário, já que funcionam com bateria ou com um fio de alimentação bem longo.

No entanto, eles não são muito sensíveis na captação de som e, portanto, a qualidade do áudio durante uma gravação não fica tão boa. Por isso, esse tipo de microfone não é utilizado em estúdios ou por criadores de conteúdo e gamers.

Já o microfone condensador é muito mais sensível e, como explicamos melhor no próximo tópico, é mais eficiente na captação do som, criando um áudio com qualidade e mais próximo da realidade.

Por isso, ele é muito utilizado por gamers, criadores de conteúdo, professores, entre outros profissionais que precisam de um áudio mais limpo e natural.

Quais as vantagens e desvantagens do microfone condensador?

O microfone condensador é a melhor opção para quem precisa de uma gravação de áudio com qualidade profissional. Isso porque sua resposta de frequência é bem ampla, garantindo a captação de um som mais natural e cristalino. Consequentemente, suas gravações são bem mais realistas.

Ele também é muito mais sensível do que outros tipos de microfones. Por isso, deve ser protegido de ruídos externos e não pode cair no chão e precisa de cuidados específicos.

Além disso, diferentemente de outros microfones, esse equipamento pode reunir diferentes tipos de padrões polares em um único aparelho, bem como outras características que garantem uma gravação com qualidade de estúdio.

No entanto, como nem tudo são flores, esse equipamento também tem suas desvantagens. Além de ter um preço mais alto do que outros tipos de microfone, ele não permite que você se movimente durante o seu uso, que é uma das vantagens do microfone de lapela.

Vale ressaltar que é possível encontrar diferentes tipos de microfones condensador disponíveis no mercado. Em geral, quanto maior o valor, maior a tecnologia empregada na sua construção e o número de recursos que ele oferece.

Critérios de compra

Você já conferiu várias informações importantes que diferenciam os microfones condensadores de outros modelos. Por isso, chegou agora de conhecer as características que devem ser analisadas durante a escolha do seu microfone ideal. Entenda abaixo:

Conclusão

Existem vários modelos de microfone condensador disponíveis no mercado. Cada um deles apresenta um certo conjunto de características que os tornam mais adequados para diferentes situações e ainda influenciam no seu desempenho e preço.

No entanto, de acordo com nossas análises, de todas as opções do mercado, a melhor escolha é a Microfone Condensador Blue Yeti Nano. Afinal, além de ter um design retrô, ele conta com 2 padrões polares, boa sensibilidade, não tem latência e ainda possui várias funcionalidades que melhoram seu desempenho.

Por isso, ele pode ser utilizado tanto por criadores de conteúdo, para a produção de podcasts, vídeos, entre outros materiais; tanto por gamers, que desejam melhorar sua experiência de jogo.

F.A.Q.

De acordo com nossas análises, o Microfone Condensador Blue Snowball Ice é a melhor opção. Embora seja mais simples, ele conta com tripé ajustável, certificação Skype, função Plug and Play e padrão polar cardióide. Por isso, ele é indicado para criadores de conteúdo, professores, entre outros profissionais que desejam melhorar a qualidade de suas gravações.

Um bom microfone condensador deve atender às suas necessidades. Por isso, ele precisa ser compatível com os equipamentos que você deseja utilizar, apresentar o padrão polar adequado para a situação em que você irá utilizá-lo, ter uma boa sensibilidade, baixo nível de ruído e, se possível, recursos extras que melhoram seu desempenho.

Baseado nas nossas análises, o melhor microfone USB do mercado é o Blue Yeti Nano. Porém, se você precisa de algo ainda mais profissional, pode investir no HyperX Microfone Gamer QuadCast ou no Microfone Condensador Blue Yeti. Mas se você procura modelos mais baratos, o Blue Snowball Ice e o Microfone Streaming GXT 232 Mantis são ótimas opções.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados