July 9, 2021
Sem respostas

Confira qual é a melhor operadora de celular pós e pré pago no Brasil

Mediante o grande crescimento do uso dos celulares no Brasil e no mundo, vimos que  a necessidade de planos para celulares sejam pré ou pós pagos também cresceram.

Mas qual é a melhor operadora? Qual tem as melhores opções de planos?

Aqui te mostraremos o que a agência nacional de telecomunicações (Anatel) desvendou e trouxe de informações sobre a qualidade do sinal e dos planos oferecidos pelas operadoras. Confira e escolha a melhor operadora de celular.

Vamos aos destaques de cada operadora

Cada operadora traz seus pontos fortes, confira  o que as  maiores operadoras de telefonia do Brasil tem de melhor:

Índice

Vamos avaliar agora o quanto os  brasileiros se mostraram satisfeitos, ou não, com os serviços oferecidos no país.

Pré-Pago

Pós-Pago

Fixo

Veja o histórico de satisfação com as modalidades oferecidas:

fonte do gráfico

Conforme a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo quarto ano consecutivo, os consumidores de telefonia celular pós-paga são os mais satisfeitos com suas prestadoras. O serviço foi avaliado com a nota 7,49 em termos de satisfação geral, em uma escala de 0 a 10, como aponta a edição mais recente da pesquisa.

Em seguida, vêm os consumidores de telefonia móvel pré-paga, com 7,45.

Dos cinco serviços pesquisados, a TV por assinatura e a banda larga fixa foram os únicos que não apresentaram aumento na satisfação geral dos consumidores, em relação a 2019. Na TV por assinatura, a nota permaneceu estável, em 7,17. Na banda larga fixa, houve queda significativa no indicador, que fechou o ano de 2020 em 6,51.

Em comparação com os consumidores dos demais serviços, os usuários da banda larga fixa são os menos satisfeitos com suas prestadoras.

Como é feita a pesquisa?

A pesquisa da Anatel  entrevistou 92 mil consumidores em todos os estados do país que usam os serviços de telefonia fixa, telefonia celular pós e pré-paga, banda larga fixa e TV por assinatura.

Cada entrevistado respondeu a mais de 20 perguntas de satisfação e de qualidade sobre o serviço contratado.

Foram aferidas a satisfação geral do consumidor com a sua prestadora e sua percepção de qualidade sobre os diferentes aspectos do serviço contratado, como funcionamento, atendimento telefônico e capacidade de resolução, entre outros.

A Anatel foi responsável por desenvolver a metodologia da pesquisa, formular os questionários, sortear os contatos a serem entrevistados e controlar toda a sua execução. As entrevistas foram realizadas por telefone pela empresa Kantar entre julho e novembro de 2020.

Veja os principais indicadores de qualidade:

Qual é a melhor operadora de celular?

Em destaque temos a operadora de celular Claro que se destaca no quesito satisfação dos clientes e também oferece o melhor serviço no pós e pré pagos.

Quais as principais reclamações dos clientes quanto a operadoras de celular?

As principais reclamações junto as operadoras são: bloqueio ou suspensão indevido, cobrança em desacordo com o contratado, cobrança após cancelamento,

funcionamento indevido, cancelamento e reparos.

Confira os detalhes da pesquisa da Anatel.

Quais são as melhores operadoras classificadas por indicador?

Funcionamento

Velocidade da internet 3G/4G

Atendimento

E como escolher o melhor plano de celular?

Escolher o melhor plano de celular com tantas operadoras disponíveis e tantas opções não parecem uma tarefa fácil. Por isso vamos te auxiliar nesta busca.

Procure por: boa cobertura na sua região, qualidade de internet e bom custo-beneficio.

Sempre que pesquisar fique atento á:

Conheça um pouco da história de cada operadora

Vivo

O início da operadora se deu em 13 de abril de 2003, e em 2008 atingiu o marco histórico de 40 milhões de clientes, a partir de 2010 a operadora entrou para o Grupo Telefônica um dos líderes mundiais de telecomunicação do mundo atuando em 21 países, consolidando um grande crescimento. A partir de 2013 lançaram o seu aplicativo Meu vivo e a tecnologia 4G. E em 2016 a GVT passou a ser também Vivo, ampliando os serviços em todo Brasil incluindo telefonia móvel, fixa, internet, HDTV, apps e serviços digitais.

Claro

A Claro surgiu no Brasil em 2004, com sede na cidade de São Paulo (SP), para explorar serviços de telecomunicações, em especial o de telefonia móvel.

Desde o seu início, ela é controlada pela empresa mexicana América Móvil, um dos maiores grupos de telecomunicações do mundo.

Além da Claro, a América Móvil detém também o controle de outras seis companhias que atuam no mercado de brasileiro:Americel,Embratel Telecomunicações,Primesys,Star One, Telmex do Brasil e BrasilCenter Comunicações,

Em dezembro 2014, ocorreu ainda uma junção da Claro com a Embrapar, a Embratel e a NET, formando-se uma única sociedade.

Desde então, as empresas continuaram oferecendo seus serviços com as marcas próprias, mas recentemente a Claro anunciou a incorporação da marca NET.

Tim

A TIM, ou Telecom Italia Mobile, foi fundada em 1995, a partir da divisão das operações de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia. A companhia abriu o mercado internacional em 1998, quando desembarcou no Brasil.

Oferecendo serviços de internet, telefonia fixa e móvel para pessoas física e jurídica, a TIM é responsável por, aproximadamente, 60 milhões de clientes brasileiros e atua em mais de 2,5 mil cidades com sua cobertura 4G.

Conclusão

Se você está em busca de telefone pós pago, a melhor operadora de celular classificada segundo a pesquisa  foi a Claro, com nota 7,75 e em  seguida a Vivo com nota 7,62,  respectivamente conforme a pesquisa ficaram a Tim e Algar ambas com 7,50.

Mas se você prefere não ter sustos na hora de pagar a conta e opta pelos pré-pagos, a melhor operadora de celular pré-pago é a Algar com nota 7,79. Em seguida temos a Claro com nota 7,66 e a Nextel com 7,60.

E por último a melhor operadora de telefonia fixa foi a Unifique, com nota 8,56. A empresa teve uma boa disparidade considerando a segunda maior nota (Sercomtel com 7,82). Novamente a Oi aparece com muita insatisfação dos clientes e ficou com a pior nota, 7,10.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados