Conheça os principais modelos de volante para PC e escolha o melhor para você!

universo gamer é bem vasto e cheio de possibilidades, podendo até mesmo fazer os jogadores terem público para assistir seus gameplay. Porém, para ser bom dos streaming de jogo é necessário ter os melhores equipamentos a sua disposição.

Um desses equipamentos são os volantes para PC, com eles, os amantes de jogos de corridas alcançam um novo nível, afinal o acessório proporciona mais controle e precisão nos movimentos.

Sendo assim, é essencial ter o melhor volante para PC, principalmente se você deseja obter bons resultados.

À primeira vista, os volantes para PC podem parecer todos iguais e até mesmo um item dispensável, afinal no mercado existem diversos consoles com ótimo desempenho, mas cada modelo possui recursos desenvolvidos para melhorar a experiência do jogador.

Com o intuito de ajudar na escolha do melhor volante para PC, preparamos este artigo com um guia de compras completos e com uma seleção dos melhores modelos divididos em categorias, para assim, você encontrar o que mais combina com seu estilo e habilidades.

Recomendações

Entre a nossa seleção do melhor volante para PC, há modelos que se destacam, desta forma começaremos falando deles primeiro, dividindo-os em 3 categorias, a premium, nossa escolha e a mais econômica.

Escolha Premium

Sem dúvidas, o volante T300 da Thrustmaster é a escolha premium desta seleção, além de ser uma das melhores opções nos quesitos de funcionalidade e tecnologia, o seu design contribui muito para esta posição.

Por ser fabricado por uma das maiores marcas de acessórios para videogame, a qualidade deste modelo é garantida, com motor de classe industrial e sua compatibilidade com outros dispositivos da marca fica ainda mais fácil complementar sua estação de corrida.

Nossa recomendação

Este volante para PC ganha a categoria nossa escolha, por ser um modelo recente que compete igualmente com aqueles que possuem tecnologia avançada e compatibilidade com múltiplas plataformas.

Seu preço está entre os melhores da categoria que possuem force feedback, chegando próximo tanto dos mais básicos, até os mais avançados com acessórios extra e tecnologia desenvolvida para melhorar a experiência durante o jogo.

Melhor para o seu bolso

Além de ser o volante mais barato da nossa lista, este modelo é ideal para quem está começando e deseja algo simples, mas que seja de boa qualidade.

Afinal, não vale a pena pagar um valor significativo por algo que não tenha uma durabilidade alta.

Com este modelo, você terá uma ótima experiência em seus jogos de corrida e sentirá um pouco como as tecnologias empregadas a este tipo de acessório funcionam.

Vale a pena dar uma olhada

Além desses três modelos que separamos com os principais da categoria volantes para PC, existem outros modelos que podem ser descritos como intermediários, em comparação com os anteriores, mas que valem a pena conferir.

Confira abaixo, uma lista de melhores volantes para PC:

O melhor volante para PC

Índice

Mini guia de compras

Antes de escolher o melhor volante para PC ou um modelo alternativo que caiba no seu bolso, você precisa analisar alguns pontos muito importantes que fazem toda diferença na decisão final.

O primeiro deles é a questão do espaço que você tem disponível, ter um espaço adequado te trará mais comodidade e conforto, especialmente para quem procura um modelo com pedais e cadeira adequada.

Os jogos de corrida estão entre os jogos mais populares, ficando ao lado dos de esportes e os que envolvem tiros com missões e estratégias. Sem dúvidas, uma coisa que os amantes de jogos concordam é que quanto mais realista melhor.

Pensando nisso, o setor de acessórios trabalha cada vez mais para melhorar a capacidade dos volantes. Um exemplo desta evolução é o sistema de feedback que alguns modelos possuem.

No mercado, é possível encontrar dois tipos de volante, os com feedback de força e os mais simples, com efeito de vibração. Ambos tem o intuito de fazer com que o usuário sinta como se estivesse guiando um carro real, e sinta todas essas sensações no volante.

Para melhorar sua experiência durante o jogo, o recomendado é ter um volante com efeitos de vibração ou feedback de força. Com esses recursos você conseguirá simular as condições de uma corrida mais realista, e claro, alcançar melhores posições.

Melhor volante para PC de entrada

Volante Multilaser JS087: Completo e cabe no bolso

O modelo JS087 não é o que tem de mais moderno no mercado, mas é uma boa opção entre os mais baratos, ideal para quem está começando ou é um jogador ocasional.

Seu volante tem rotação de 180º graus e sistema de vibração simples, uma de suas vantagens é que ele vem com pedais duplos e câmbio de marcha acoplado no volante, além de outros botões de comando.

Entre os seus recursos, o que oferece mais benefícios é o ajuste de sensibilidade que tem 3 níveis, ideal para atender jogadores de diferentes níveis.

Volante Warrior: Com force feedback

Com o volante JS090 também da multilaser a experiência fica ainda melhor com um preço baixo, pois o modelo está entre a faixa de preço dos mais simples, mas possui force feedback, uma função essencial para quem deseja mais realismo nos jogos.

O volante tem rotação de 270º graus dando mais controle ao jogador e câmbio acoplado no volante, os pedais são duplos somente para acelerar e frear.

Considerando seu preço e simplicidade, o modelo é ótimo para quem procura algo com mais tecnologia, com mais controle e sensibilidade.

Volante Knup: O menor preço

Para quem busca um modelo com qualidade, mas que seja simples e barato, este é o volante ideal.

Este volante tem angular de rotação de 180º graus, assim como outros modelos mais básicos ele tem sistema de vibração para dar mais realismo nos movimentos durante a corrida.

O câmbio para mudar de marcha é acoplado ao volante que tem retorno de mola, assim como os pedais duplos para acelerar e frear com mais agilidade.

Melhor volante para PC intermediário

Volante Logitech: Ótimo custo benefício

O volante G29 é um modelo que consegue competir com aqueles que possuem tecnologia avançada, mas com o benefício de ter um ótimo preço em comparação e não deixa a desejar em funcionalidade e acabamento.

Este modelo tem ângulo de 900º graus com um tempo de resposta rápido e pedal triplo super resistentes. Além de ser equipado com feedback de força de 2 motores aumentando sua capacidade de simulação das reações do carro.

Volante G923: Tecnologia e qualidade

Também da Logitech, este modelo é perfeito para quem procura algo com alta qualidade e tecnologia.

O modelo G923 tem ângulo de rotação de 900º graus, nova geral de feedback de força com mais realismo e pedal triplo reforçado. as novas tecnologias deste volante também aumentam o seu tempo de resposta dando mais agilidade nos movimentos e curvas.

Diferente de outros modelos, este volante é o que há de melhor para quem busca um acessório que atenda o público que gosta de simulador e os que preferem corridas. Com sua tecnologia True Force ele ganha muito mais realismo no force feedback.

Volante Thrustmaster : Ssimplicidade com alta tecnologia

O T150 reúne materiais de qualidade e tecnologia de uma forma simples e elegante, com preço competitivo.

Neste modelo, o ângulo de rotação é o maior do mercado com 1080º graus, um detalhe que permite girar o volante três vezes completamente. Os pedais são triples feitos em plástico, algo que em alguns casos oferecem menos resistência a impactos.

Melhor volante para PC competitivos e premium

Volante Thrustmaster T300: Efeitos realista

O volante para PC T300 é aquela opção para quem está disposto a investir alto em um acessório que oferece ao usuário mais realismo.

Tanto no design do volante no estilo GT que oferece todas as características de um carro real, quanto no desempenho durante o jogo, o volante tem tempo de resposta super rápido, com o feedback force que tem motor de classe industrial as sensações mais reais.

Para completar este modelo tem o maior ângulo de rotação disponível no mercado de volantes para PC, com 1080º graus o jogador ganha mais precisão e agilidade em curvas longas e terrenos adversos.

Volante Ferrari 458 Itália: Idêntico ao real

Como o nome já denuncia, este modelo de volante para PC é uma réplica exata do encontrado na Ferrari 458 Italia real, seguindo a mesma escala de medidas, disposição dos botões e dos paddle shifts para trocar de marcha.

O volante conta com o force feedback com sistema de correia dupla, que deixa o acessório mais preciso, menor tempo de resposta, silêncio e suave em comparação a modelos que utilizam outro tipo de engrenagem.

Neste modelo o ângulo de rotação do volante é ajustável, o jogador pode escolher entre 270º e 900º graus e para completar este modelo possui pedal duplo de metal não ajustável.

Guia de compras – O que considerar antes de escolher o volante para PC?

Cada detalhe de um acessório como um volante para PC, tem como objetivo principal melhorar a experiência do jogador, porém, existem poucos lugares que explicam de forma clara o que cada função pode fazer por você.

Pensando nisso, separamos este guia de compras com a explicação simples de diversas particularidades que compõem o melhor volante para PC.

Material

Assim como diversos outros produtos, o material está diretamente ligado à qualidade do volante e consequentemente ao preço.

Entretanto, neste caso é importante ter o material como um dos principais critérios, afinal, não existe vantagem nenhuma em comprar algo com baixa qualidade que não quanta impacto.

Quanto mais próximo o volante, câmbio, botões e pedais forem de um carro real melhor, assim ele aguenta corridas e movimentos intensos sem sofrer nenhum dano.

Seja plástico, metal ou couro, você deve ficar muito atento a essas especificações, quanto maior a qualidade dos materiais mais caro será o volante para PC, sendo assim, considere o custo-benefício para saber se valerá o investimento.

Tempo de resposta

Ter bons reflexos é algo importante para quem joga videogame, mas essa habilidade fica ainda melhor quando o tempo de resposta dos controles é elevado.

Tempo de resposta refere-se ao tempo que leva entre a realização do comando e quanto demora para a máquina responder a ele.

Quanto maior for o tempo de resposta dos comandos, mais agilidade você deita no jogo e assim ficará à frente dos adversários.

Espaço do cômodo

Antes de realizar a compra também é importante verificar o espaço que você tem disponível, afinal, os componentes precisam estar posicionados de forma correta para trazer mais conforto a experiência.

O ideal é que o volante fique em uma superfície plana, em altura adequada para não causar dores e incômodos nos ombros e braços, já os pedais devem ficar no chão, ao alcance dos pés.

Caso o espaço seja um problema, você deve considerar adquirir um cockpit que oferece todo o suporte para posicionar adequadamente o volante e pedais, além de também ter espaço para dispor das telas do PC.

Sem dúvidas elas oferecem o maior conforto, mas é necessário saber quanto espaço tem disponível.

Compatibilidade

Assim como os consoles, nem todos os volantes são compatíveis com todas as plataformas, desta forma, deve ficar atento e procurar especificamente por volantes para PC, caso seja essa a sua necessidade.

Existem modelos que são multiplataformas e funcionam em PC, PlayStation ou XBOX, essa atenção deve ser ainda maior se você usar pedais, volantes e outros controles de marcas diferentes, que podem não funcionar juntos.

Como neste artigo separamos especificamente os modelos que são para PC, você deve ter certeza se o modelo desejado é compatível com o sistema operacional que utiliza.

Feedback de força

Feedback de força ou force feedback trata-se de uma função que simula as reações que um carro tem ao frear bruscamente, dirigir por um terreno irregular, fazer uma curva ou acelerar.

Essas situações, acionam algumas forças que agem diretamente no veículo e afetam a direção, o que por sua vez, obriga você a se adaptar àquelas condições.

Ou seja, com um volante para PC com feedback de força, você sentirá no volante as reações do “carro” com uma batida e permite até mesmo que sinta o peso do carro durante as curvas.

Efeitos de vibração

Entre os volantes mais baratos é comum encontrar modelos com efeitos de vibração, que se aproximam bastante de um volante real de corrida.

Eles são uma opção para quem deseja adquirir um acessório que possibilite uma boa experiência, porém, não tem muito para investir.

Os modelos de volante com efeito de vibração são mais indicados para jogadores ocasionais ou para quem está começando, pois eles exigem menos habilidade na aplicação de força do jogador durante as corridas.

Ao optar por um modelo com essa função certifique-se de que sua escolha seja o equipamento mais atual, assim você terá mais benefícios em quesito de atualizações de tecnologia.

Pedais

Os pedais são um acessório essencial para os amantes de jogos de corrida, no mercado é possível encontrar modelos com dois e outros com três pedais e essa se trata de uma escolha que vai de acordo com o seus gostos pessoais ou profissionais, e poder aquisitivo.

Os volantes para PC mais baratos, geralmente acompanham os pedais duplos, com acelerador e freio, o que para algumas pessoas é o suficiente, afinal estão acostumados com carros automáticos.

Entretanto, você pode decidir se deseja um modelo com três pedais, assim terá acelerador, freio e a embreagem o que te dará uma experiência mais real. Os modelos mais caros, em geral, vem com os três pedais.

Ângulo de rotação

Em veículos reais, o ângulo de rotação é uma especificação que influencia na dirigibilidade, ou seja, auxilia no modo de dirigir, com volantes para PC não é diferente.

Para simplificar, o ângulo de rotação ou viragem limita até que ponto você pode girar o volante e nos jogos, quantas voltas ele pode dar, este limite é determinado em graus.

Os modelos mais simples possuem um ângulo de 180º graus, o que significa que ele pode ser girado um pouco para direita e um pouco para esquerda, limitando o jogador ao não permitir dar uma volta completa.

Já os volantes com mais componentes tem um ângulo de até 900º graus, permitindo dar duas voltas e meia no volante, dando mais liberdade e controle a você, por ser uma representação mais realista.

O ângulo de 900º graus não é o limite máximo, ainda há os modelos com ângulo de 1080º graus, equivalente a três voltas completas.

Conclusão

Após análise dos modelos mais cobiçados do mercado, consideramos que o volante para PC G29 da Logitech é a melhor escolha para quem está à procura de um acessório como este.

Embora seja uma versão simples, com as funcionalidades básicas para jogos de corrida, ele apresenta um excelente desempenho, oferecendo um ótimo custo benefício.

Entre os modelos intermediários, este é o mais bem avaliado pelos usuários e não perde em nada para opções mais caras com recursos extras que prometem melhorar o desempenho do jogador.

No mercado existem diferentes modelos, dos mais simples até os mais sofisticados que garante uma experiência mais real como se você estiver dentro de um carro de corrida ao invés de sentado em uma cadeira na frente do computador.

Acertar na escolha é necessário ficar atento não somente ao que cada modelo tem a oferecer de funções e tecnologia, mas também é essencial saber quais são suas necessidades e desejos referente ao modelo.

Tendo tudo isso em mente e com a ajuda deste artigo, sem dúvidas você conseguirá escolher o melhor volante para PC.

FAQ

O primeiro passo para instalar o volante é conectar o cabo USB em uma das entradas do computador, em seguida basta ligá-lo a uma fonte de energia na tomada. Assim que o computador reconhecer o dispositivo ele irá calibrar o volante.

O próximo passo é instalar o drive que pode ser feito com um CD ou através do site do fabricante, em ambos dos casos assim que clicar no ícone do programa ele iniciava a instalação. Após este passo, basta você acompanhar os passos para configurar da forma que desejar.

Um volante com force feedback possui um dispositivo capaz de simular a reações do carro no volante durante a corrida, dando assim ao jogar uma experiência para real.

Não, caso deseje adquirir os componentes separadamente é importante verificar se as marcas são compatíveis e podem ser utilizadas em conjunto, assim como deve verificar que todos os componentes são compatíveis com o sistema operacional do computador.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados