Qual é o melhor Xbox? Ele é o melhor console do ano?

by Romildo

Qual é o melhor Xbox de 2020?

No universo de games eletrônicos, os consoles de jogos se tornaram gigantes da tecnologia para esse tipo de entretenimento. Por proporcionar uma experiência mais real, além de uma melhor jogabilidade, eles se tornaram a ferramenta ímpar dos clássicos e conceituados jogos, como Star Wars, Halo, Call of Duty, Resident Evil, dentre muitos outros.

Os modelos de consoles Xboxes entregam experiências de jogos bastante variadas, tanto em seus periféricos suportados, como no desempenho dos games, deixando um pouco mais difícil saber qual deles é a melhor opção de compra para o seu tipo de jogatina.

Com o intuito de facilitar a sua escolha, tudo o que você precisa saber sobre os Xboxes, e qual deles é a indicação ideal para você. Confira!

Melhor Xbox

Exclusivo para jogos digitais
Reprodução de streaming em 4K
Assinatura Xbox Game Pass vendida separadamente
Vem com aplicativo Xbox Family Settings para controle dos pais
O mais rápido e poderoso dos modelos Xbox
Versão X – com leitor de disco
SSD personalizado e software integrado para diminuir tempo de carregamento dos jogos
Acompanha 1 mês de Xbox Game Pass

Guia de Compra – Melhor Xbox

Assim como qualquer compra de eletroportáteis, saber qual é o melhor Xbox do ano pode ser uma tarefa um tanto complicada, principalmente quando levamos em conta todas os modelos lançados pela Microsoft, além de cada uma das edições voltadas para os jogos clássicos do mercado.

Com uma boa pesquisa no site da fabricante, já podemos ver de cara os conceitos iniciais que a marca desenvolveu dentro dos seus produtos atuais, mais ainda perdemos um pouco da referência dos modelos antigos. Mesmo nos produtos recentes, as distinções podem ser bastante relevantes, o que também influencia na sua relação custo-benefício.

Por isso, redigimos uma boa perspectiva de cada um dos exemplares de Xbox que recomendamos para você, trazendo uma ideia de mercado mais ampla e voltada para a sua melhor escolha de compra, de acordo com o que você realmente precisa!

Console Xbox Series S

O Xbox Series S, é uma ótima opção para jogadores que procuram uma experiência de jogo de alta qualidade, com um investimento mais acessível.

Embora alguns recursos de hardware sejam menos potentes quando comparados ao Xbox Series X, o Series S tem um desempenho consistente. Mantém tempos de carregamento rápidos, suporte a recursos avançados como Ray Tracing, Quick Resume, além de ser compatível com jogos das gerações anteriores de consoles, como Xbox One, Xbox 360 e Xbox.

O console Series S integra um processador (CPU) AMD Zen 2 de 8 núcleos (clock de 3,6 GHz) e uma placa de vídeo (GPU) AMD RDNA 2 (potência de processamento gráfico de 4 teraflops), suporta jogos em resolução de até 1440p, mas é possível upscaling para 4K. A memória RAM é de 10 GB (GDDR6).

O Xbox Series S é um console exclusivamente digital, não possui uma unidade de disco. Isso significa, que você vai precisar adquirir seus jogos e mídias por meio digital ou através de serviços de assinatura, como o Xbox Game Pass.

Vantagens


Tecnologia Ray Tracing cria efeitos realistas
 Áudio espacial 3D, para maior imersão
Quick Resume, permite pausar, alternar entre jogos
Resolução de 1440p, suporta upscaling para 4K
Retrocompatibilidade com jogos das versões anteriores

Desvantagens


Jogos somente digitais, não possui entrada de disco Blu-ray

Console Xbox Series X

Xbox Series X é o console mais poderoso da nova geração da Microsoft e uma ótima combinação de hardware e software (Xbox Velocity Architecture). São recursos e tecnologias específicas para otimizar a experiência de jogo e trazer resultados que impressionam os jogadores.

O console Series X integra um processador (CPU) personalizado AMD Zen 2 de 8 núcleos (clock de 3,8 GHz) e uma placa de vídeo (GPU) AMD RDNA 2 (potência de processamento gráfico de 12 teraflops) e RAM de 16 GB (GDDR6). Isso permite um desempenho excelente, gráficos de alta fidelidade, resolução de até 4K e taxas de quadros mais altas. Além disso, suporta saída de vídeo em 8K.

O Xbox conseguiu um avanço expressivo no que se refere ao desempenho gráfico, em relação à geração anterior. Tecnologias como Ray Tracing, HDR e taxas de quadros de até 120 fps, permitem exibir jogos com detalhes impressionantes, obter uma iluminação realista, além de fluidez nos movimentos.

Já os tempos de carregamento do Xbox Series X estão significativamente mais rápidos, o tempo de espera é reduzido, e você consegue entrar nos jogos quase instantaneamente. Isso está relacionado ao Velocity Architecture, e o armazenamento interno de alta velocidade SSD NVMe, com capacidade de 1 TB, que pode ser expandido com cartões da Seagate de 1 TB.

Nos consoles Xbox Series (S|X), está disponível o recurso Quick Resume, ele permite que você pause um jogo, alterne para outro e, em seguida, volte ao primeiro exatamente de onde parou, mesmo após reiniciar o console.

Além do Series X ser compatível com o serviço de assinatura Xbox Game Pass, e ter acesso a uma grande biblioteca de jogos, incluindo títulos first-party no lançamento. O console é retrocompatível com jogos do Xbox One, Xbox 360 e até mesmo do Xbox original.

Vantagens


Desempenho excelente, gráficos de alta fidelidade, resolução de até 4K
Tecnologia Ray Tracing e taxas de quadros de até 120 fps
Armazenamento interno 1 TB, de alta velocidade SSD
Expansão com cartão para 1 TB
Retrocompatibilidade com jogos das versões anteriores

Desvantagens


Preço alto para esta versão do produto

Xbox Series X e o Xbox Series S: Principais diferenças

Com relação as principais diferenças entre o Xbox Series X e o Xbox Series S, podemos destacar as seguintes:

1.       Potência e desempenho

O Xbox Series X conta com uma CPU (Processador) de 8 núcleos, GPU (Placa de Vídeo AMD) e 16 GB de RAM. Isso permite alto desempenho (carregamentos mais rápidos) e alcance de taxas de quadros mais altas (estáveis com melhor latência) em resolução 4K (ultra HD 2160p), com suporte para Ray Tracing.

A tecnologia RT simula o comportamento da luz no mundo real, cria efeitos realistas de iluminação, sombras e reflexos, o que significa, que você vai ter mundos virtuais extremamente detalhados e incrivelmente imersivos, no seu console.

Enquanto, o Xbox Series S por ser a versão mais acessível, integra uma CPU e GPU menos potentes em comparação com o Series X. O console é otimizado para jogos em resolução de 1440p, mas você consegue fazer upscaling (aumentar a resolução) para se aproximar do 4K.

2.       Capacidade de armazenamento

O Xbox Series X possui um SSD interno de 1 TB, é bastante espaço para armazenar seus jogos e aplicativos de mídia. No Series S, essa capacidade diminui para 512 GB SSD, ou seja, a metade. Mas ambos os consoles permitem expansão do armazenamento com cartões da Seagate de 1 TB.

3.       Unidade de disco

Uma unidade de disco Blu-ray Ultra HD é integrada ao Series X, para você reproduzir jogos físicos e filmes em Blu-ray 4K. Quanto ao Xbox Series S, ele é um console exclusivamente digital, não possui uma unidade de disco. Sendo assim, você vai precisar adquirir seus jogos e mídias por meio digital ou através de serviços de assinatura, como o Xbox Game Pass.

4.       Design

O Xbox Series X possui um design com aparência robusta na forma de torre (maior que o Series S), com as dimensões: largura 15,1 cm x profundidade 15,1 cm x altura 30,1 cm e peso 4,4 kg.

Por outro lado, o Xbox Series S tem design mais compacto, se assemelha a um cubo branco e ocupa menos espaço: largura 6,5 cm x profundidade 15,1 cm x altura 27,5 cm e peso 1,9 kg.

5.   Preço

O Series S foi projetado com foco em custo/benefício, ou seja, como uma opção para jogadores que desejam entrar na nova geração de consoles, com um orçamento mais limitado. O Series X, por sua vez, é o console Premium, portanto, com um preço mais alto.

O que o Xbox Series X e Series S têm em comum?

É importante observar, que embora o Xbox Series X e Series S apresentem diferenças significativas de hardware, eles também compartilham alguns benefícios oferecidos pela Microsoft em sua nova geração de consoles, aqui estão algumas dessas características:

  1. Arquitetura

Xbox Series X e Xbox Series S são consoles de próxima geração da Microsoft, e, portanto, construídos com base na arquitetura do Xbox Velocity Architecture. Isso significa, que são projetados para um novo nível de desempenho, com tempos de carregamentos mais rápidos, gráficos de alta qualidade e jogabilidade mais fluida (jogos a até 120 FPS).

  1.  Controle sem fio

O controle sem fio pode ser usado no console Xbox Series X ou Series S, por meio da tecnologia Bluetooth. Ele também pode ser conectado diretamente ao console usando um cabo USB-C. O botão Share permite aos jogadores capturar e compartilhar facilmente capturas de tela e clipes de jogos. A pegada ergonômica aumenta o conforto, já a textura aderente na parte traseira, nos gatilhos e botões superiores traz maior segurança. O controle possui um conector de áudio de 3,5 mm. As cores são o branco para o Series S e preto no Series X.

  1. Retrocompatibilidade

Ambos os consoles são retrocompatíveis, sendo assim, você vai poder aproveitar sua biblioteca de jogos antigos, em seu novo console. Xbox Series X e Xbox Series S podem reproduzir jogos de gerações anteriores do Xbox. Isso inclui jogos do Xbox One, Xbox 360 e até mesmo alguns jogos do Xbox original.

  1. Xbox Game Pass

O serviço de assinatura da Microsoft, Xbox Game Pass, oferece acesso a mais de 100 jogos para os consoles Series X e Series S. Essa vasta biblioteca inclui, dos lançamentos recentes aos clássicos do Xbox. Já o Game Pass Core traz os recursos de rede multijogador online para os consoles Xbox.

Esses serviços oferecem jogos gratuitos mensais, descontos em jogos e acesso a jogos multiplayer.

  1. Quick Resume

Com Quick Resume nos consoles Xbox Series X e Xbox Series S, você pode retomar seus jogos exatamente de onde parou. O recurso permite aos jogadores alternar de forma rápida entre vários jogos, armazenando até três títulos salvos.

  1. DirectX Ray Tracing

A tecnologia Ray Tracing simula o comportamento da luz no mundo real, cria efeitos realistas de iluminação, sombras e reflexos, o que significa, que você vai ter mundos virtuais extremamente detalhados e incrivelmente imersivos, no seu console.

  1. Áudio Espacial 3D

Os consoles Series S|X integram áudio espacial 3D (surround), algoritmos avançados para criar mundos realistas. Isso significa, jogos mais envolventes e divertidos. Maior sensação de profundidade e direção do som, o que melhora a imersão nos jogos.

Qual o melhor console Xbox S ou Xbox X?

Se você está procurando o melhor desempenho, capacidade de armazenamento e a experiência gráfica mais avançada em um console, o Xbox Series X é a melhor escolha.

Por outro lado, se você procura uma experiência de jogo de alta qualidade, com um preço mais acessível, certamente o Xbox Series S é a opção que você está buscando.

Em síntese, a escolha ideal depende do que você mais valoriza em um console de jogos, suas preferências pessoais, e o valor que você pretende investir. Ambos Xbox X|S, oferecem experiências de jogos excelentes, com características próprias.

O que aconteceu com Xbox One?

O Xbox One foi lançado em novembro de 2013, projetado pela Microsoft para oferecer uma experiência de jogo avançada, como sucessor do Xbox 360. Inicialmente foi disponibilizado em duas versões: o Xbox One original e o Xbox One X, que era o console mais potente com capacidade de reprodução de jogos em resolução 4K. Essa geração também integrava funcionalidades de entretenimento multimídia, como reprodução de Blu-ray e aplicativos de streaming.

Em setembro de 2020, a Microsoft anunciou oficialmente que a produção dos modelos Xbox One X e Xbox One S All-Digital Edition seria descontinuada. Alguns meses depois, novembro de 2020, foi o lançamento do Xbox Series X/S.

Alocar recursos, equipe de desenvolvimento e trabalhar para fornecer uma experiência de jogo unificada. De acordo com a Microsoft, essa decisão foi tomada para permitir que a empresa dedicasse total atenção na sua próxima geração de consoles: o Xbox Series X e o Xbox Series S.

O avanço é significativo em termos de potência de processamento, gráficos e recursos, como resultado, a experiência de jogo se torna mais aprimorada, em comparação com o Xbox One. A Microsoft também visa a criação de uma base sólida de jogadores, para essa nova geração de consoles por meio do ecossistema Xbox, isso inclui serviços como, o Xbox Game Pass (Core e Ultimate).

Embora o Xbox One tenha sido descontinuado, é importante deixar claro, que a Microsoft continua fornecendo suporte para atualizações, incluindo, software, correções de bugs e Xbox Live, para os jogadores que possuem o console.

Edições especiais e limitadas valem a pena?

Edições especiais e limitadas de consoles, podem valer a pena devido à sua exclusividade.

Os consoles geralmente vêm com itens extras, conteúdo adicional, jogo exclusivo, acessórios temáticos, trilhas sonoras ou outros bônus relacionados ao jogo. Normalmente, são lançadas com o objetivo de atrair fãs dedicados dos jogos ou colecionadores.

Mas é importante observar, que essas edições, muitas vezes, têm um preço mais elevado, do que a edição padrão do Xbox.

Por outro lado, os itens exclusivos em uma edição limitada, também são um atrativo e podem aumentar o valor percebido do console. Considere que edições especiais do Xbox, com o tempo, têm potencial para se tornarem itens de colecionador.

Em destaque, apresentamos 2 edições especiais do Xbox Series, que são muito bem avaliadas:

O console Xbox Series X Premium Edition

Segue a linha minimalista na torre retangular e no controle. Os diferenciais estão no jogo, onde os recursos do Xbox Series X permitem que você explore um mundo de contraste e beleza impressionantes do México.

Essa edição vem inclui o jogo Forza Horizon 5, com desertos, selvas, cidades históricas, ruínas, praias, vastos desfiladeiros e um vulcão imponente. Enfrente eventos climáticos, como tempestades de areia e intensas tempestades tropicais.

Console Xbox Series X + Diablo IV

Um dos jogos mais aguardados do ano.

Projetado para aproveitar os recursos avançados do Series X, a batalha interminável entre o Paraíso Celestial e o Inferno Ardente continua com o – Bundle Diablo IV.

É preciso habilidades para vencer demônios quase imbatíveis, em um combate imersivo e repleto de ação. São necessárias habilidades para dominar um mundo em constante crescimento, repleto de escolhas, missões, corrupção e espólios. Alie-se a outros aventureiros, retome cidades sitiadas, mergulhe em masmorras de pesadelos e lute pelo destino do mundo.

 Xbox ou Playstation, qual comprar?

O hardware do Xbox Series X e do PlayStation 5 são bastante semelhantes em termos de desempenho e tecnologia integrada. Ambos os consoles são baseados em arquitetura de processador AMD Zen 2 e apresentam gráficos de última geração com a arquitetura de GPU AMD RDNA 2.

Existem algumas diferenças sutis nas especificações de hardware entre Xbox Series X e o PlayStation 5. O desempenho real em jogos pode variar, mas depende dos requisitos  específicos de cada jogo.

No final, ambas as plataformas oferecem uma experiência de jogo de última geração e gráficos impressionantes. A escolha entre Xbox Series X e PlayStation 5 deve ser baseada em outros fatores, como os jogos exclusivos, o ecossistema, os serviços oferecidos e as preferências pessoais do jogador.

Conclusão

Os Xboxes são consoles bastante conhecidos em todo o mundo, desenvolvidos especialmente para a alta performance em jogos eletrônicos, proporcionando ótimas formas de entretenimento, com ou sem os dispositivos periféricos interativos.

Dependendo do seu modelo ou versão, eles podem ser encontrados nos mais variados preços de venda, correspondendo com seu desempenho e os diferenciais oferecidos pela fabricante.

Por esse motivo, é necessário conhecer detalhadamente o seu perfil de jogador, além de saber as especificações técnicas dos aparelhos disponíveis. Desta forma, será possível entender qual é a melhor opção em custo-benefício para você!

O que achou das nossas sugestões? Gostou dos melhores Xboxes que recomendamos? Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

Leave a Comment