PS5 e PS5 Digital Edition são os melhores consoles?

by amelhorescolha

PS5 e PS5 Digital Edition são os melhores consoles

Com a promessa de rodar jogos em 4k e com 120 quadros por segundo, o console PS5 é, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de jogar games em resolução máxima ou ter a maior taxa de quadros possível.

Tendo duas versões atualmente, PlayStation 5 e PlayStation 5 Digital Edition, ambos entregam desempenho extremo e têm pouca diferença no preço. Ao contrário do seu maior concorrente, o Xbox Series S/X, que têm versões focadas na economia e na performance.

Essa estratégia do PlayStation é bem interessante, afinal ela entrega um desempenho único nas duas versões. Porém, isso também pode ser um pouco limitante já que o investimento no novo console da Sony varia pouco nas duas versões.

Em todo caso, as vantagens de escolher o PS5 são muitas e há muitos pontos a serem considerados antes de bater o martelo e decidir o console ideal.

Justamente por isso, hoje mostramos todos os principais pontos do console PS5 e destacamos todos os pontos que você precisa ter em mente ao escolher o seu próximo videogame!

Recomendações

Há apenas dois de PS5 até o momento, o console tradicional e o PS5 Digital Edition. Entre essas duas opções, não há muitas diferenças em relação ao hardware ou entrega dos games e por isso os dois modelos são excelentes alternativas.

PS5

Por ser mais caro, o console PS5 pode ser considerado a escolha premium e a melhor forma de jogar os games da nova geração de consoles, especialmente a extensa lista de exclusivos da Sony.

Caso esteja à procura da melhor forma de aproveitar as tantas possibilidades da nova geração, sem dúvida o PS5 tradicional é a melhor escolha.

PS5 Digital Edition

O PS5 Digital Edition possui a mesma especificação técnica que o PS5 padrão e a grande diferença está na leitura exclusiva de jogos digitais, comprados diretamente da PS Store.

Com a falta do leitor de discos físicos, o PS5 Digital Edition pode ser encontrado com diferenças de preços entre 150 a 300 reais e se torna a mais econômica.

Mini Guia de Compra

Assim como outros consoles da Sony da geração passada, o PS5 conta com uma extensa lista de vantagens e pontos positivos em relação aos seus concorrentes, como Nintendo Switch e Xbox.

Ainda assim, é preciso ter alguns pontos em mente para fazer a melhor escolha possível e ter o console mais indicado de acordo com a sua expectativa.

Primeiro, você deve ter em mente que cada console possui um foco diferente. No caso do console da Sony, o objetivo é entregar games com a maior qualidade possível.

Assim, todos os games, especialmente os exclusivos do console, entregam desempenho, narrativa envolvente e jogabilidade precisa.

Em comparação aos concorrentes, o Nintendo Switch foca em games mais familiares, isto é, formas de jogabilidade em realidade aumentada e com a possibilidade de jogar com amigos em qualquer lugar.

Já o Xbox, grande rival do console no Brasil, se destaca por serviços que tornam os games mais fáceis de serem jogados. No entanto, a lista de games exclusivos é menos densa de grandes lançamentos.

Então, caso você realmente goste de games envolventes, jogabilidade precisa e histórias densas, e quer ter toda a experiência que apenas a nova geração de consoles, o PS5 se destaca por ser a melhor alternativa, como nós veremos nos tópicos a seguir.

Qual o melhor console PS5

Até o momento, o PS5 possui apenas duas versões: o console PS5 normal e o PS5 Digital Edition. Ambos não têm tanta diferença, com exceção do leitor de discos físicos, e logo abaixo você encontra tudo o que precisa sobre os consoles da Sony.

Console PlayStation 5

4k em 60 quadros por segundo

O PS5 entrega um desempenho extremo graças ao hardware feito sob medida para o console. Na prática, a união do SSD, da CPU e da GPU do console abre um leque extremo de possibilidades.

Como o tempo de carregamento praticamente inexistentes no console. Em comparação com outros consoles, o PS5 se destaca pela rapidez em carregar áreas extensas.

Por exemplo, o tão aguardado Elden Ring carrega em apenas 6,27 segundos no PS5, enquanto o tempo de carregamento dura 17,24 segundos no seu maior rival Xbox Series X, de acordo com a Digital Foundry.

Outra vantagem do PS5 é o seu processador de som 3D. Com ele, a precisão dos sons no headset fica ainda mais exata. Assim, os efeitos sonoros e suas densidades são emitidas no fone com mais fidelidade.

Contudo, os grandes recursos do novo console da Sony levam em consideração o desempenho, como a possibilidade de rodar games em 4k, com taxas de atualização próximas a 120 e ativar o recurso de Ray Tracing, que aprimora os reflexos in game.

Por fim, vale destacar ainda a recompatibilidade com os antigos games do PS4. Aproximadamente mais de 4 mil jogos de PS4 estão disponíveis no PS5 e muitos deles têm recursos para aumentar ainda mais a performance.

Inclusive, muitos deles aparecem na nossa lista de melhores jogos de PS4. Caso queira saber mais, vale a pena a leitura!

Características técnicas:

  • Processador: octa-core AMD de arquitetura Zen 2 (7 nm), com clock de até 3,5 GHz;
  • Chip gráfico: GPU customizada RDNA 2 com 36 unidades computacionais, clock de até 2,23 GHz e 10,28 Tflop/s;
  • Memória RAM: 16 GB GDDR6;
  • Largura de banda da RAM: 448 GB/s;
  • Taxa de transferência da RAM: 14 GB/s;
  • Armazenamento interno: SSD customizado de 825 GB, barramento de 12 canais e controlador PCI Express 4.0, com taxa de transferência de 5,5 GB/s (tamanho original) ou 8,9 GB/s (compactado);
  • Armazenamento expansível: Compatível com SSDs NVMe;
  • Armazenamento externo: suporte a unidades externas via porta USB;
  • Drive óptico: leitor de discos Blu-ray 4K UHD;
  • Reprodução de gráficos: Suporte a ray tracing.

Vantagens


Processador de alto desempenho
Vídeos em 8k
Jogos em 4k com 60 fps
120 fps em full HD ou QHD
Armazenamento interno de 1tb SSD
Armazenamento expansível com SSD NVMe
Suporte a ray tracing
Drive óptico
Serviços PlayStation
Melhor seleção de exclusivos

Desvantagens


Preço ligeiramente mais alto
Baixo estoque

Console PlayStation 5 – Digital Edition

mais barato e ainda potente

O PlayStation 5 Digital Edition é uma versão mais econômica e igualmente potente à versão padrão do novo console da Sony. Aqui, o desempenho se mantém inalterado e apenas o drive óptico fica de lado para reduzir mais o preço.

Sem o leitor de discos, você não consegue rodar filmes ou utilizar jogos já comprados na geração passada, com exceção dos games e filmes atrelados ao seu usuário da PSN.

Embora o leitor de disco faça falta nos primeiros meses, o drive óptico só impacta os interessados em comprar e colecionar as populares caixinhas de jogos. Indo além disso, as temporadas de descontos em games físicos também impactam um pouco.

Ainda assim, as frequentes promoções da PS Store não deixam a desejar e costumam apresentar grandes lançamentos com valores bem acessíveis. Uma vez comprado, os games são adicionados na sua conta da PSN e ficam disponíveis para sempre.

Características técnicas:

  • Processador: octa-core AMD de arquitetura Zen 2 (7 nm), com clock de até 3,5 GHz;
  • Chip gráfico: GPU customizada RDNA 2 com 36 unidades computacionais, clock de até 2,23 GHz e 10,28 Tflop/s;
  • Memória RAM: 16 GB GDDR6;
  • Largura de banda da RAM: 448 GB/s;
  • Taxa de transferência da RAM: 14 GB/s;
  • Armazenamento interno: SSD customizado de 825 GB, barramento de 12 canais e controlador PCI Express 4.0, com taxa de transferência de 5,5 GB/s (tamanho original) ou 8,9 GB/s (compactado);
  • Armazenamento expansível: Compatível com SSDs NVMe;
  • Armazenamento externo: suporte a unidades externas via porta USB;
  • Reprodução de gráficos: Suporte a ray tracing.

Vantagens


Preço mais baixo
Processador de alto desempenho
Vídeos em 8k
Jogos em 4k com 60 fps
120 fps em full HD ou QHD
Armazenamento interno de 1tb SSD
Armazenamento expansível com SSD NVMe
Suporte a ray tracing
Drive óptico
Serviços PlayStation
Melhor seleção de exclusivos

Desvantagens


Sem drive óptico
Sem possibilidade de aproveitar promoções de mídias físicas
Necessidade de expandir a memória interna
Baixo estoque
Desconto baixo em comparação com a versão padrão

Por que comprar o PlayStation 5?

O console PS5 tem muitas vantagens e se destaca por ser uma das principais plataformas para jogar qualquer tipo de game, seja arcades ou games mais competitivos, como Call of Duty Warzone, Battlefield, PUBG, Fortnite, Overwatch, entre outros games.

Em comparação ao PC, ele se destaca por ter uma boa relação entre custo e benefício. Na prática, para montar um computador com especificações próximas ao PS5, você teria que gastar ao menos 7,5 mil reais.

Ainda assim, você não teria acesso aos games exclusivos da Sony e nem aos tantos serviços atrelados ao PS Plus, conhecido por dar grandes títulos como brinde aos jogadores assinantes.

Para saber todas as razões de comprar um PS5, nós separamos as principais vantagens do console na lista abaixo. Então, caso queira saber mais, não deixe de ler o artigo até o fim!

Ultra velocidade do SSD

Em comparação à antiga geração de consoles, o uso do armazenamento através do SSD é a grande diferença em termos de performance. Agora, o novo console da Sony explora e tira o máximo de proveito da ultra velocidade do SSD.

Esse tipo de armazenamento é diferente das antigas gerações de consoles. Antes, o armazenamento era feito em HDD, que utiliza métodos mecânicos para a leitura e gravação de informações.

Em contrapartida, o SSD utiliza apenas chips de memória e por isso o tempo de espera em termos de carregamento passa a ser bem menor.

Para ter ideia da diferença, o Grand Theft Auto 5 recebeu o upgrade para a nova geração de consoles e com isso passou a tirar vantagem da ultra velocidade do SSD.

Com isso, o tempo de carregamento foi reduzido a apenas 20,2 segundos, enquanto no PS4 ainda se deve aguardar por ao menos 138,2 segundos até o carregamento completo do mapa.

Mesmo os modelos mais avançados do PS4, como o PS4 Pro, não têm um desempenho tão eficiente devido a falta do SSD. Caso ainda não conheça os modelos de PS4 já lançados, não deixe de ler o nosso artigo!

PlayStation VR 2

O PlayStation VR 2 é uma tecnologia exclusiva do novo PS5 e com ele é possível ter imagens nítidas mais imersivas em diferentes jogos em realidade aumentada. Atualmente, apenas o PS5 tem essa tecnologia patenteada.

Por algum tempo, a tecnologia VR chamou a atenção do grande público por conta das muitas possibilidades aos novos games, especialmente entre os títulos de terror. Contudo, o público se frustrou por conta da má otimização, baixa resolução e desconforto aos usuários.

Felizmente, o PlayStation VR 2 chega ao mercado com uma tecnologia inédita que roda games em VR na resolução de 4k e em até 120 quadros por segundo.

Fora isso, o campo de visão de 110º proporciona mais conforto ao usuário e evita sensações de tontura ao jogar por longas horas. Inclusive, as telas em alta definição ainda têm câmeras internas que rastreiam o globo ocular e melhoram a resposta ao usuário.

Gatilhos adaptativos e resposta tátil

Indo além do console e dos serviços oferecidos pela Sony, o PS5 também conta com um outro excelente aliado: o controle Dual Sense. Ao contrário de outros controles, ele possui duas tecnologias inéditas.

A primeira inovação é o gatilho adaptativo. Nele, os usuários experimentam diferentes níveis de força e tensão conforme a interação no game.

Deste modo, os ambientes e as ações do jogo fazem com que o jogador precise colocar mais ou menos força nos gatilhos R2 e L2.

Já a resposta tátil é outra tecnologia igualmente inédita do controle do PS5. Como o próprio nome sugere, você sente respostas táteis no controle conforme o game.

Essas vibrações dinâmicas seguem as situações dentro do game e facilitam ainda mais a imersão do jogador. Por exemplo, ao atirar com uma arma de calibre grosso, a resposta tátil fica concentrada nas extremidades do console.

Outro ponto positivo, principalmente em comparação ao controle do Xbox Series S/X, o Dual Sense segue sem precisar de pilhas. Assim, basta levá-lo ao carregador para garantir que o controle não desligue sozinho.

Templates para o console

Os templates para PS5 estão entre os acessórios mais legais e acessíveis do novo console. Com ele, você pode trocar a cor do videogame e personalizá-lo com o mínimo de esforço. Inclusive, o imponente midnight black torna o console bem mais imponente.

Atualmente, há cinco cores de templates disponíveis para o PS5: o midnight black; vermelho cósmico; azul estrelar; roxo galáctico; e novo rosa choque. Todas as cores funcionam para PS5 e PS5 Digital Edition.

Em relação à troca do template, ela pode ser feita em poucos minutos. Na prática, basta retirar o template padrão do console e substituir pelo novo.

Expansão de memória m.2 SSD

O armazenamento de 825 gigas é perfeito para a maioria dos jogos, mas os usuários mais ativos podem ser limitados e se verem obrigados a expandir a memória do console.

Felizmente, o PS5 é o único console de nova geração que permite a expansão através do SSD tipo m.2. Isso garante extrema velocidade mesmo ao fazer o upgrade da memória interna.

No caso do Xbox Series S/X, a expansão da memória interna pode ser feita através de um HDD externo, que limita a velocidade do console, ou por meio do cartão de expansão de 1TB do SSD em versão SATA, menos eficiente que o SSD m.2.

Além disso, o cartão custa pouco mais de 1.800 reais, enquanto um cartão SSD m.2 do mesmo tamanho pode ser facilmente encontrado por 900 reais.

A instalação do SSD m.2 no PS5 é bastante fácil e basta abrir o console conforme as instruções do manual, fixar o SSD m.2 e por fim fechar o console.

Jogos exclusivos

Sem dúvida alguma, uma das principais vantagens de ter um PS5 é jogar a extensa lista de games exclusivos do console da Sony.

Desde sempre, a gigante japonesa conta histórias, seja na TV, nos cinemas e nos games. Justamente por isso, os jogos com selo de exclusividade da Sony contam com mais densidade nas histórias e exploram todas as possibilidades dos games.

Não à toa, muitas sagas exclusivas do PS5 são enormes sucessos de público e crítica. Entre IPs do console estão God of War, The Last of Us, Infamous, Ratchet ‘n’ Clank, Killzone, entre outros games.

Inclusive, vale destacar que, desde a sua criação em 2014, apenas um único game não estava disponível para o console da Sony e todos os demais sete jogos estavam disponíveis, sendo dois games, God of War e The Last of Us Part II, exclusivos da Sony.

PS Plus

A PS Plus é um plano de assinatura disponível para usuários do PS5 e garante acesso a diversas vantagens. Atualmente, a assinatura conta com três opções, sendo elas:

  • 1 mês por 34,90 reais
  • 3 meses por 84,90 reais (equivalente a 28,30 reais ao mês)
  • 12 meses por 199,90 reais (equivalente a 16,70 reais ao mês)

Entre os recursos liberados com o PS Plus, você passa a ganhar três títulos de PS4 e PS5 ao longo de todos os meses que a assinatura continuar. Geralmente, os grandes títulos, principalmente de estúdios de games japoneses, costumam dar as caras no PS Plus.

A assinatura também permite que o usuário jogue online os mais diversos games dedicados às partidas de multijogadores, como Battlefield, PUBG, Call of Duty e outros FPS igualmente frenéticos.

Por conta dos servidores da PS Plus, as partidas mantêm um excelente padrão de estabilidade e basta ter uma conexão de banda larga para jogar com máxima qualidade e tempos de resposta baixos.

Outra vantagem dos assinantes da PS Plus é a quantidade de descontos exclusivos para a comunidade. Caso você opte pelo PS5 Digital Edition, você consegue aproveitar as centenas de descontos na PS Store.

PS Plus Collection

Todo novo assinante do PS Plus que tem um PS5 conta com um outro recurso igualmente útil: o PS Plus Collection. Aqui, o usuário tem acesso aos principais títulos já lançados da Sony na geração passada.

Ao todo, a lista completa de games à disposição tem 19 títulos, entre exclusivos e games bem populares em todas as plataformas, como Batman Arkham Knight, Battlefield 1, Final Fantasy 15 e Mortal Kombat X.

Abaixo você confere a lista completa do PS Plus Collection:

  • Bloodborne
  • Days Gone
  • Detroit: Become Human
  • God of War
  • Infamous Second Son
  • Ratchet and Clank
  • The Last Guardian
  • The Last of Us Remastered
  • Until Dawn
  • Uncharted 4: A Thief’s End
  • Batman: Arkham Knight
  • Battlefield 1
  • Call of Duty: Black Ops III – Zombies Chronicles Edition
  • Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
  • Fallout 4
  • Final Fantasy XV Royal Edition
  • Monster Hunter: World
  • Mortal Kombat X
  • Resident Evil 7: Biohazard

PS Plus Deluxe

O PS Plus Deluxe é um serviço recentemente anunciado pela Sony que oferece um catálogo de mais de 700 jogos para os donos do PS5. Entre os títulos estão games de PS5, PS4 e da geração mais antiga, como PS3, PS2 e PSP.

O novo serviço deve chegar ao Brasil em junho de 2022 e conta com valores divididos entre mês, trimestre e anual, assim como o PS Plus, e conta com o plano Extra e Premium.

Além de todos os benefícios do PS Plus padrão, ele traz outros benefícios, como:

  • 400 games de PS4 e PS5 nas assinaturas Extra e Premium
  • 340 games de PS3, PS2 e PSP na assinatura Premium

Conclusão

O console PS5 é uma excelente escolha para quem deseja ter um console de última geração e jogar os principais títulos de games desta década.

Com as duas opções de consoles disponíveis, a melhor escolha é o PS5 padrão. O leitor de disco não chega a ser fundamental, mas a ideia de aproveitar promoções de games físicos e rodá-los no console faz o investimento valer a pena.

Ainda assim, o PS5 Digital Edition continua como uma excelente alternativa, deixando nada a desejar em relação ao seu irmão mais completo. Justamente por isso, ele se torna igualmente vantajoso e ainda gera economia.

Em comparação direta com o seu maior concorrente, o Xbox Series X, o PS5 se destaca pela ideia de proporcionar games exclusivos de alta qualidade, que ficam inacessíveis aos donos do console da Microsoft.

FAQ

Leave a Comment