O melhor controle para PC: Xbox, Sony, Razer, Nintendo, Logitech, Thrustmaster e PowerA Spectra

by Margareth

O melhor controle para PC Xbox, Sony, Razer, Nintendo, Logitech, Thrustmaster e PowerA Spectra

O controle gamer é ergonomicamente projetado, para você obter o máximo conforto e conveniência. Ou seja, os botões e gatilhos estão exatamente onde você precisa que eles estejam, porque o objetivo é melhorar o acesso, permitindo uma interação ágil e extremamente precisa.

Os diferenciais no design, estão nas superfícies texturizadas, empunhaduras emborrachadas, e na construção cuidadosa, para que o formato se adapte às suas mãos, tenha o peso adequado, seja confortável de manusear, mesmo nas longas horas de jogatina.

Mas principalmente, tudo em um controle gamer é pensado para aprimorar a sua jogabilidade. Como D-pads, botões responsivos e configuráveis, gatilhos adaptativos, botão de compartilhamento, feedback tátil, sensor de movimentos, acelerômetro e vibração.

Além de, conexão via Wireless, Bluetooth e USB-C, grande autonomia de bateria, entrada para áudio, alto-falante embutido, e várias outras funcionalidades.

XboxPlayStation, Nintendo, são consoles que vem com gamepad, e isso não é por acaso – os controladores são conhecidos por potencializar o desempenho nos jogos. Sendo assim, o controle pode definir o resultado do seu jogo.

Para você que é apaixonado, e sente-se melhor com botões, gatilhos, D-pads, e manípulos, sob seus dedos, ou simplesmente, precisa de um controle gamer para aprimorar sua jogabilidade, aqui estão 10 melhores controles para PC.

O melhor controle para PC

Melhor controle para PC edição especial
Melhor controle para PC no geral
Melhor controle para PC e PlayStation 5
Melhor controle para PC custo|benefício
Melhor controle para PC e-sports em preço
Melhor controle para PC e Nintendo Switch
Melhor controle para PC em preço
Melhor controle para PC modular
Melhor controle para PC e PlayStation 4
Melhor controle para PC com iluminação

Controle Xbox Especial 20º Aniversário

A edição especial do Xbox tem detalhes temáticos: o botão Xbox remete ao primeiro logo da marca, a cor verde icônica, está na superfície, em torno do D-Pad híbrido, e na parte traseira do controle gamer. No interior da tampa da bateria, está a assinatura de Phil Spencer (CEO Xbox), com a mensagem “quando todos jogam, todos nós ganhamos”.

No design refinado, estão superfície texturizada e acabamento preto translúcido, que permite visualizar os componentes internos, como motores rumble e o anel verde ao redor do D-Pad.

Este controle para PC, vem com os recursos mais recentes dos controles Xbox sem fio, como: mapeamento de botões, botão de compartilhamento dedicado, vibração e menor latência. Tecnologia Wireless e Bluetooth, emparelhamento fácil com consoles compatíveis, PCs (Windows 10) e dispositivos móveis Android e iOS.

Bateria com até 40 horas de duração, que diminui conforme configurações e games. Tem porta USB-C para plug and play, entrada estéreo de áudio 3,5 mm, e utiliza pilhas AA.

  • Superfície translúcida
  • Mapeamento de botões personalizado
  • Botão Share dedicado e direcionais híbridos
  • Menor latência
  • Bateria com autonomia de até 40 horas

Controle Xbox One Elite Series 2 Wireless

Qualidade robusta na construção, recursos diferenciados, 30 novas formas de jogar como profissional, e o Xbox One Elite Series 2 é um controle gamer ideal para jogadores competitivos.

Diversas funções aprimoradas para jogos. Os novos thumbsticks têm tensão ajustável, a empunhadura é emborrachada e as configurações tornam os gatilhos muito mais rápidos.

Segundo usuários, os manípulos estão mais precisos e responsivos, os níveis diferentes que vão do analógico completo, se aproximando a microswitch, tornam os gatilhos excelentes. Sem esquecer, o padrão facetado do D-pad circular de oito direções.

O mapeamento dos botões é exclusivo, e você adapta o controle ao seu estilo de jogo, personaliza e alterna entre 3 perfis, diferentes níveis de sensibilidade rapidamente, com o botão Perfil.

A ergonomia foi projetada para longas jogatinas, com maior precisão e conforto. A bateria tem autonomia de até 40 horas. E a conexão do controle para console Xbox PC Windows 10, pode ser Bluetooth, Wireless ou cabo USB-C. Já o preço é alto.

  • Muitos recursos de personalização
  • Novos thumbsticks de tensão ajustável
  • Configurações tornam os gatilhos muito mais rápidos
  • Mapeamento de botões exclusivos
  • Bateria com autonomia de até 40 horas

Sony DualSense Wireless Controller

O DualSense ponto forte nos consoles da Sony, é um dos melhores controles para PC. Isso tem muito a ver com avançados feedbacks hápticos e os gatilhos adaptativos.

O feedback tátil deste controle gamer, é realizado por atuadores duplos, e não motores tradicionais. Podem simular a sensação de tudo em suas mãos, dos ambientes aos movimentos, das suas ações no jogo.

O touchpad é similar ao DualShock do PlayStation 4, mas agora é branco fosco, com uma barra de luz RGB ao redor da borda. Os botões e o D-pad, estão mais responsivos, tem melhor toque, já o botão Criar substitui o Compartilhar, para você fazer capturas de tela ou gravar um clipe. O controle vem com microfone e alto-falante embutido, entrada para headset e fone de ouvido 3,5 mm. 

A superfície levemente texturizada e a ergonomia melhoram a jogabilidade e deixam as longas horas de jogo mais confortáveis. A autonomia da bateria não é das mais altas, dura cerca de 13 horas.

  • Feedbacks hápticos, melhor resposta tátil e imersão
  • Gatilhos adaptativos, sensações conforme o jogo
  • Botão criar para captura de tela e gravações
  • Microfone e alto-falante embutido
  • Entrada para headset e fone de ouvido

Controle Xbox Series X | S Carbon Blaçk

O controle gamer é uma evolução do Xbox One, o design traz textura nos gatilhos, botões, e em todo o revestimento traseiro. A pegada fica mais firme, melhora a jogabilidade, e aumenta o conforto, nas longas sessões diante de um monitor de jogos.

O D-pad é um híbrido, quatro direcionais com um diagonal arredondado, o objetivo é manter o polegar em posição confortável, e o jogo responsivo. Botão Compartilhar, facilita enviar capturas de telas e gravações de vídeos dos seus jogos.

Mapeamento personalizado de botões e atualização de firmware, pelo app Acessórios Xbox. Controle compatível com smartphones e tablets, para isso use o botão de sincronização, quando for parear o controle PC com Windows 10, via Bluetooth. 

A tecnologia sem fio Xbox Wireless e Bluetooth, é compatível com: Xbox Series X|S, além do Xbox One. Segundo a Microsoft a bateria é para até 40 horas, no entanto, esse tempo diminui conforme configurações e games, para cerca de 20 horas. São 2 pilhas AA, considere pilhas recarregáveis.

  • Botão de sincronização e Share dedicado
  • D-pad híbrido, gatilho texturizado
  • Jogue e alterne entre Xbox Series X|S, Xbox One e PC
  • Bateria para até 40 horas
  • Entrada para fone de ouvido de 3,5 mm

Controle Razer Wolverine V2 Xbox Series X

O design ergonômico do controle gamer Wolverine V2, traz empunhaduras no formato de L, com textura emborrachada antiderrapante, melhor acesso aos bumpers e gatilhos, interação ágil e precisa com os botões hiper responsivos – isso acaba evidenciando uma construção cuidadosa, robusta e eficiente.

Como destaque para maior potencial de jogo, estão os botões de ação e o D-pad Razer Mecha-Tactile, que visam alcançar precisão máxima e feedback tátil aprimorado. Se quiser potencializar recursos que aumentam a competitividade, ative o Modo Gatilho Sensível. As travas deslizantes reduzem a distância do deslocamento dos gatilhos principais, e a taxa de disparo é muito rápida.

Já em relação a jogabilidade personalizada, botões frontais multifunção, podem ser remapeados com o app da Razer. Os paddles não estão presentes.

Compatível com Xbox Series X|S, Xbox One, este é um controle para PC (Windows 10 ou superior), a conexão não é via Bluetooth, mas por cabo|USB-C.

  • D-pad Razer Mecha-Tactile
  • Botões de ação táteis, mecânicos e remapeáveis
  • Modo Gatilho Sensível
  • Sensação confortável e precisa com excelente feedback tátil
  • Botões frontais multifunção

Controle Nintendo Pro

Design minimalista clássico, em preto translúcido, ergonomia projetada para uma pegada confortável e melhor experiência em jogabilidade, sendo uma opção recomendada para quem prefere usar o controle gamer, ao invés dos JoyCons que acompanham o Nintendo Switch.

Este controle para PC tem os botões de comando tradicionais, muito parecido com os da Microsoft, os destaques ficam para os sensores de movimento e acelerômetro. Os giroscópios detectam mudanças de orientação e posição em tempo real.

Além de possuir sensor NFC que permite leitura de Amiibos, os personagens Nintendo à distância, aumentando significativamente a imersão, seja no seu monitor gamer, ou mesmo no smartphone.

Autonomia de bateria superior, são até 40 horas de uso para uma carga completa, e segundo relato de usuários a bateria é excelente, realmente tem duração para longas horas de jogo. A conexão é via Bluetooth e cabo USB-C, não tem entrada para fone de ouvido.

  • Design clássico com botões de comando tradicionais
  • Autonomia de bateria até 40 horas
  • Sensor de movimentos, acelerômetro e vibração HD
  • Sensor NFC que permite leitura de Amiibos
  • Botões podem ser remapeados

Controle Logitech F310

Uma opção com ótimo custo-benefício, o controle gamer da Logitech F310 tem design de curvas suaves e superfície dos punhos emborrachada, o que se reflete em melhor desempenho.

O D-pad permite mudanças rápidas de direção, com sensação tátil macia e boa capacidade de resposta, em suas quatro teclas individuais. Botões superiores, dois de cada lado, possuem alturas diferentes. Os gatilhos podem ser um pouco rígidos para alguns jogadores, e o controle não possui sistema de vibração.

Este controle para PC com fio, suporta configurações X|D, o XInput (X), é compatível com a maioria dos jogos Windows e de forma nativa jogos mais modernos. Já o DirectInput (D), habilita funcionalidades básicas, para customização de botões e direcionais do controle.

Compatível com Smart TVs da Sony com Android TV, o recurso Big Picture permite controlar várias funções a partir da TV, incluindo streaming de jogos, e os comandos necessários para navegar na web.

  • Dez botões e D-pad programáveis
  • Suporte para um grande número de jogos
  • Compatível com a Sony Android TV
  • Recurso Big Picture
  • Cabo longo, 1.80m

Controle Thrustmaster Eswap X PRO

Controle gamer responsivo, preciso e modular – uma experiência otimizada para diferentes tipos de jogo e perfis de jogadores. Design projetado para desempenho aprimorado, com texturas, formas e alturas de módulos diferenciadas, sem esquecer do conforto em longas horas de jogo.

Este controle para PC com fio, é Licenciado para Xbox Series X|S, vem com mini sticks analógicos de última geração (NXG), tem posicionamento ajustável, para o D-pad e o analógico esquerdo.

No próprio Thrustmaster é possível, armazenar 2 perfis de jogos diferentes na memória interna, remapear os 4 botões extras, controlar o volume dos fones, ativar e desativar o microfone.

Você personaliza os controles, ajusta o alcance físico de deslocamento nos gatilhos, níveis de vibração e sensibilidade, conforme suas preferências. Uma variedade de pacotes com recursos adicionais, estão disponíveis para esse controle gamer, considerado premium também no preço.

  • Mini sticks analógicos de última geração
  • D-pad e analógico esquerdo em diferentes posições
  • Bloqueio físico para gatilhos
  • Interruptores táteis para potencializar capacidade de resposta
  • Níveis de vibração e sensibilidade de acordo com preferência

Controle Sony Dualshock4

O design ergonômico do DualShock 4, visa ser confortavelmente intuitivo. E mesmo após anos de lançamento, este é um controle gamer bem construído e  integra uma série de recursos úteis. Controles analógicos e botões de gatilho, têm nível de precisão aprimorado e baixo tempo de resposta.

O botão Share torna mais fácil, você fazer upload de vídeos, captura de telas, reproduções ao vivo, sem interromper o seu jogo.

São diferenciais que tornam a jogabilidade no controle PC, mais imersiva: as funções do touchpad, um sistema de captura de movimentos altamente sensível de giroscópio e acelerômetro.

Além do alto-falante embutido e a barra de luz que brilha com cores diferentes, conforme a ação que acontece durante o jogo.

A bateria tem autonomia de até 6 horas de duração, a conexão é via Bluetooth e o DualShock 4 funciona no PlayStation 5, em jogos PS4 compatíveis.

  • Botões e gatilhos, com ótimo tempo de resposta
  • Giroscópio e acelerômetro, altamente sensíveis
  • Alto-falante e barra de luz, aumentam imersão
  • Vídeos, reprodução ao vivo, com o botão Share
  • Entrada para áudio 3,5 mm

Controle PowerA Spectra Infinity

O controle gamer PowerA Infinity, é licenciado oficialmente para Xbox series X|S e funciona no Xbox One. E se você quer um controle PC (Windows 10), para iluminar as sessões de jogos, considere este.

No painel da frente, o layout segue o padrão Xbox, no D-pad e botões de face. Na parte traseira do controle, estão as alavancas de trava de gatilho, que funcionam de forma independente para o gatilho direito e esquerdo. Além de dois botões mapeáveis para jogos avançados, e o botão LED para personalizar as luzes.

São milhares de combinações de cores, em três zonas Spectra e dois modos LED, programáveis no próprio controle. As luzes ao redor dos sticks analógicos, teclado de direção e botões de face, são mais fortes do que na borda do controle.

Sem necessidade de bateria, este controle para PC tem cabo micro-USB destacável, no comprimento de 3 m.

  • Show de luzes, programável no controle
  • Botões traseiros mapeáveis
  • Manípulos analógicos responsivos
  • Botão de compartilhamento e volume
  • Entrada de áudio 3,5 mm

Conclusão

Qual o melhor controle para PC? Isto vai depender do seu perfil de jogador, observando se as jogatinas são ocasionais ou competitivas, e quanto você está disposto a investir. Sendo um dos pontos mais importantes: o controle gamer precisa aprimorar a sua jogabilidade.

Não esqueça de verificar se o controle é compatível com seu console de jogos, porque em nossa lista, os controles são compatíveis com PC no sistema operacional Windows 10 ou superior, sendo que alguns modelos, podem ser conectados em smartphones e tablets.

Entre as opções estão controles tradicionais com fio e outros que têm conexão por meio de Bluetooth. Se você costuma jogar em diferentes hardwares, pode ser melhor um controle gamer com Bluetooth, o emparelhamento é rápido e você pode alternar entre dispositivos sem complicações.

No entanto, opções com fio, não devem ter problemas com input lag, e nem de autonomia de bateria. Em alguns modelos recentes uma bateria pode chegar até a 40 horas de uso, com uma carga completa, segundo os fabricantes. Já em outros controles para PC, esse tempo fica em cerca de 6 horas.

Em relação aos preços, recursos de ponta + produtos recém lançados, tornam o controle PC um topo de linha, e o preço eleva.

Mas em nossas melhores escolhas, estão controles gamers para todos os orçamentos, e no que se refere a qualidade, é importante observar que eles são projetados por empresas referência no mercado de games.

A unanimidade entre os controles para PC, em nosso artigo, está no fato de que todos os modelos listados, têm muitos usuários satisfeitos, que elogiam e recomendam os produtos.

Aproveite as dicas, faça a melhor escolha, e compartilhe suas vitórias com o seu controle PC.

FAQ

Leave a Comment