May 11, 2021
Sem respostas

Guia Completo para Comprar Fones de Ouvido: Como escolher o melhor modelo?

Fones de ouvido são os acessórios mais desejados para o uso de eletrônicos – especialmente de smartphones. Há alguns anos, os modelos básicos que acompanhavam os celulares eram considerados o suficiente pela maioria das pessoas, mas os tempos mudaram.

Hoje em dia, muitos não se contentam com a qualidade baixa oferecida por esses modelos. Sem contar que esses acessórios não estão mais sendo oferecidos pelas fabricantes de smartphones.

E já que esse acessório não está sendo mais oferecido, você pode optar por modelos com mais qualidade. Por essas razões, muitos consumidores têm optado por comprar fones à parte.

Além disso, vale ressaltar que ter um bom fone de ouvido faz toda a diferença na sua experiência de consumo de mídias. Por isso, mesmo que você já tenha esse acessório, é uma boa ideia investir num modelo mais avançado.

No entanto, a variedade oferecida pelo mercado também trouxe uma dúvida: como escolher esses fones de ouvido?

Afinal, todos desejam fazer a melhor escolha nas nossas compras, principalmente quando os produtos fazem parte do nosso lazer e bem-estar.

E foi para te ajudar nessa busca que montamos esse guia de compras. Aqui você vai descobrir os critérios mais básicos para a escolha dos seus fones de ouvido.

Índice

Defina o que você quer fazer com o seu fone

Isso pode soar um pouco estranho, já que obviamente você quer o seu fone para ouvir músicas e assistir vídeos. Mas onde e como você pretende fazer isso?

Responder essa pergunta é importante porque existem vários modelos com qualidade disponíveis no mercado, mas cada um deles é mais indicado para uma finalidade.

E ainda tem a questão do preço desse acessório. Afinal, alguns tipos de fones de ouvido, mais tecnológicos e com várias vantagens, costumam ser mais caros e podem acabar “estourando” o seu orçamento.

Por isso, para não jogar dinheiro fora, é melhor saber que tipo de fones de ouvido você precisa.

Se você pretende relaxar em casa, por exemplo, pode optar por modelos mais pesados, mas que apresentam melhor qualidade sonora.

Porém, se você gosta de praticar exercícios físicos, talvez seja melhor um fone de ouvido mais leve e portátil, que não esquenta as orelhas.

Todas essas questões devem ser avaliadas antes da sua compra – a qualidade do som é só mais um critério entre muitos outros.

Impedância? Sensibilidade? Tamanho de drivers?

Diversos termos técnicos são utilizados na descrição dos fones, normalmente relacionados a potência e/ou capacidade do aparelho. No entanto, a verdade é que na maioria das vezes isso não faz muita diferença.

Em fones de ouvido com custo menor do que 1500 reais, essas especificações não indicam diferenças significativas de qualidade, na prática.

Por isso, você pode escolher os seus fones de acordo com a construção que mais te agrada, reputação do fabricante e até análises de outros consumidores, que vão te fornecer mais informações sobre o desempenho do acessório que você deseja.

Fones de ouvido abertos ou fechados?

Os modelos que recobrem toda orelha (falaremos sobre eles mais adiante) são verdadeiros sonhos de consumo para algumas pessoas que desejam se isolar do ambiente externo.

Porém, o que muitos não sabem é que esse isolamento pode mudar bastante de um fone para outro. Por isso, ao verificar as especificações do seu fone, é importante conferir se ele é aberto ou fechado.

Ser fechado significa que a cápsula responsável por recobrir o alto-falante é vedada, o que reduz ruídos externos e torna a experiência mais imersiva. O problema é que essa construção causa algum grau de distorção sonora.

Já os fones abertos não possuem a cápsula completamente vedada e podem acabar reduzindo a sua percepção dos graves, além de permitir a entrada de ruídos do ambiente. Por outro lado, o som fica bem mais natural, com maior sensação de leveza.

Portanto, essas diferenças devem ser consideradas durante a análise dos diversos modelos de fone.

Tipos de fones de ouvido

Agora que você já conhece algumas características básicas e diferentes desse acessório, está na hora de conferir as diferenças entre as diferentes categorias de fones de ouvido disponíveis no mercado.

Headphones/Over ear

Esses modelos são construídos para ficarem apoiados sobre a sua cabeça e manter toda a sua orelha isolada. Os fones de ouvido over ear são ideais para quem preza pela qualidade sonora. Além disso, eles oferecem muito mais conforto durante o uso.

No entanto, vale lembrar que eles não são portáteis e acabam atrapalhando bastante a prática de atividades físicas devido ao seu tamanho.

Vale ressaltar que você vai encontrar headphones com diferentes tecnologias e construções: com fio ou bluetooth, com ou sem microfone, diferentes níveis de isolamento sonoro e até modelos gamer.

Existem vários fabricantes que investem pesado nessa categoria de fone. Talvez uma das mais famosas seja a Beats, que ganhou a preferência de muitos consumidores pelo seu design único.

Um dos modelos mais recentes dessa empresa é o Beats Solo 3, que mantém a tradição de tecnologia e visual arrojado que já são marca registrada da empresa.

Supra auriculares/ On ear

À primeira vista podem se assemelhar aos headphones, mas ficam apoiados sobre suas orelhas. Por isso, eles são menos eficientes no isolamento de sons externos e oferecem menos conforto. Porém, são mais portáteis e não deixam de entregar uma boa qualidade de som.

É justamente por esse motivo que esses modelos são muito procurados por quem deseja transportar seus fones com facilidade e não abre mão da qualidade sonora.

A Sony é uma empresa famosa por produzir esses fones supra auriculares com qualidade. Essa é uma marca já conhecida – e apreciada – por seus dispositivos de áudio e vídeo. O modelo MDR-ZX110 da fabricante é bastante procurado por seu preço em conta, e qualidade razoável.

Earbuds

Esses modelos ficaram bastante populares nos últimos tempos devido a sua portabilidade. Eles são pequenos, leves e ficam presos na parte externa da orelha – sem isolar o canal auditivo.

O problema deles é que, além de não proporcionar uma experiência tão imersiva, os alto-falantes são pequenos, o que prejudica os graves.

Vale lembrar que os earbuds ganharam notoriedade devido aos Airpods da Apple. Muitas pessoas se interessaram pela proposta de fones pequenos e leves com funcionamento sem fio. Para a felicidade dos consumidores, outras empresas começaram a apresentar alternativas mais em conta.

Por isso, hoje é possível encontrar earbuds relativamente baratos e com qualidade satisfatória. Não é à toa que se tornaram tão populares – e devem ganhar ainda mais espaço nos próximos tempos.

Intra-auriculares

Os fones de ouvido intra-auriculares se assemelham muito aos earbuds, com a diferença de que possuem uma estrutura em borracha ou silicone para vedar o canal auditivo.

Por isso, os fones intra-auriculares também conseguem entregar qualidade sonora superior, além de se prenderem mais firmemente às orelhas – são os mais indicados para a prática de atividade física.

No entanto, tenha cuidado ao andar na rua! Alguns modelos desse tipo de fone de ouvido têm isolamento acústico tão eficiente que você perde a noção do que está acontecendo ao seu redor, o que pode ser bem perigoso.

Vale lembrar que um dos modelos de fones de ouvido intra-auriculares mais vendidos da atualidade é o Xiaomi Dots. Esse fone é compacto, com boa duração de bateria e preço baixo quando comparado a outras opções disponíveis.

Além do Xiaomi Dots, existem vários outros intra-auriculares que se adequam a todos os gostos e bolsos, desde modelos sofisticados até os mais básicos. Ou seja, há opções para todos os perfis de consumidores.

Conclusão

Foi-se o tempo em que acessórios básicos eram suficientes – principalmente os fones de ouvido. Atualmente, a maioria quer dispositivos com qualidade, que se encaixe em seu estilo de vida e ofereça um bom custo-benefício.

Ao contrário do que muitos pensam, não é tão difícil escolher esses fones, visto que não é necessário se atentar tanto a detalhes técnicos que a maioria de nós não compreende. Por isso, de forma geral, só as características básicas são suficientes para guiar a escolha da maioria das pessoas.

Você já escolheu os seus novos fones ou continua usando os modelos básicos? Deixa aí nos comentários!

F.A.Q.

Se você trabalha com música ou edição de vídeos e necessita de fones, então vai precisar de um headset. Outros tipos de fone podem até ter um bom som, mas dificilmente vão mostrar os detalhes de que você necessita para ter um bom resultado com o seu trabalho. Por isso, procure pelos headsets das linhas profissionais e semiprofissionais do mercado.

O principal é saber em quais momentos você costuma usar os seus fones. Você gosta ouvir música enquanto faz exercícios? Então intra-auriculares podem ser a melhor opção. Usa fones para assistir filmes em momentos de lazer solitários em casa? Talvez valha a pena investir em um headset. Além disso, não deixe de delimitar o seu orçamento antes de começar a pesquisar.

Há uma ideia errada de que fones bons precisam ser absurdamente caros, mas não é bem assim. É claro que os modelos mais sofisticados e que oferecem mais detalhes sonoros são mais caros, mas para o uso do dia a dia existem opções bastante em conta que podem te atender perfeitamente bem.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados