Melhor antivírus para computador em 2023: Descubra qual escolher!

by Carlos

Melhor antivírus para computador: Descubra como fazer a melhor escolha!

Escolha Premium

Norton 360

Nossa recomendação

McAfee Total Protection

Melhor para o seu bolso

Avast

Como você provavelmente já deve saber, instalar um antivírus eficiente no seu computador é o primeiro passo para proteger as suas informações privadas, fazer compras e transações online com segurança e manter o Windows livre de vírus ou qualquer outro tipo de malware. Não é mesmo?

Porém, como hoje temos inúmeras opções, desde pagas até gratuitas, escolher o melhor antivírus não é uma tarefa fácil.

Pelo contrário, no momento da compra o usuário precisa ficar atento a muitos pontos e detalhes que fazem toda a diferença na hora de oferecer uma boa proteção para sua máquina.

O usuário deve se atentar para alguns requisitos como desempenho apresentado pelo programa de proteção em seu PC ou Notebook, interface gráfica, facilidade de instalação, remoção de vírus e detecção de malwares.

Pensando nisso, e para facilitar o seu trabalho, analisamos todos esses requisitos e elaboramos uma lista com os principais antivírus do mercado.

Confira agora:

Recomendações

Antes de descobrir qual é o melhor Antivírus do mercado, conheça nossas 3 melhores recomendações:

Escolha Premium

Norton 360

Como indicação premium temos o Norton 360, um dos antivírus mais completos e eficientes do mercado

O Norton 360 é um antivírus completo e conta com um poderoso mecanismo antimalware, uma ampla variedade de ferramentas de segurança na internet. Além disso, este antivírus conta com um intuitivo painel online e um bom serviço de suporte, tudo isso por um preço mais acessível que o da maioria dos concorrentes.

Para finalizar, é importante frisarmos que a versão do Norton 360 para Windows também teve um ótimo desempenho nos testes recentes do Teste AV. O Norton atingiu a pontuação perfeita em todas as suas cinco aparições.

Nossa recomendação

McAfee Total Protection

Como recomendação temos o McAfee Total Protection,  proteção estendida com vários recursos de segurança para você e toda sua família.

O McAfee Total Protection protege contra vírus, malware, spyware e ransomware, e também mantém você a salvo de sites suspeitos ou vulneráveis a cibercrimes.

Este antivírus abrangente não apenas protege seus dispositivos Windows, Mac OS, Android e iOS, mas também preserva sua identidade e informações pessoais, protege suas conexões de internet via VPN e salvaguarda você de golpes de phishing na web.

Melhor para o seu bolso

Avast

O Avast não é só um dos programas de segurança mais populares, como também é um dos mais completos, especialmente para quem procura opções gratuitas para proteger o seu PC ou Notebook.

O Avast Free Antivirus, por exemplo, consegue encontrar ameaças com facilidade e ainda oferece um navegador de internet seguro que pode ser instalado sem custo também. O Avast também é ótimo na hora de bloquear sites suspeitos e para encontrar um possível caso de phishing no seu e-mail.

A parte de escaneamento também é bem completa, sendo que você pode optar por uma análise mais rápida, uma análise que ocorre sempre que você liga o PC ou uma análise completa e mais demorada.

Produtos que podem interessar

Veja agora abaixo nossa tabela comparativa com os melhores antivírus de [currentyear] – as melhores opções de compra, em diferentes categorias:

Melhor antivírus para computador

Proteção perfeita contra malware e 100% de proteção contra vírus
VPN completa
Controles de pais premiados
Proteção total de identidade
Eficaz em bloquear ataques “dia zero” e malware bem conhecidos
Vários recursos de segurança e add-ons extras
Oferece proteção estendida para sua família
Oferece altos níveis de segurança para proteger o seu computador
Armazena com segurança suas senhas e documentos importantes
Possui nota máxima (Advanced+) no teste de proteção em tempo real.
Oferece uma proteção muito eficiente contra malware
Conta com recursos de privacidade muito completos
O BitDefender não deixa seus dispositivos lentos
Oferece um excelente preço e grande desconto
Consegue encontrar ameaças com facilidade
Ótimo na hora de bloquear sites suspeitos e para encontrar um possível caso de phishing no seu e-mail
Oferece um navegador de internet seguro que pode ser instalado sem custo também

Mini Guia de Compra

Como falamos no início do artigo, instalar um antivírus eficiente no seu computador é o primeiro passo para proteger as suas informações privadas, fazer compras e transações online com segurança e manter o Windows livre de vírus ou qualquer outro tipo de malware.

O antivírus, basicamente, funciona detectando, impedindo e atuando para excluir programas maliciosos e, assim, dando mais segurança ao usuário. Tal segurança é essencial, especialmente, para alguns produtos, como é o caso dos computadores gamers que precisam manter a velocidade em dia.

Porém, como também falamos anteriormente, como hoje temos inúmeras opções, desde pagas até gratuitas, escolher o melhor antivírus não é uma tarefa fácil. Neste caso, no momento da compra o usuário precisa ficar atento a muitos pontos e detalhes que fazem toda a diferença na hora de oferecer uma boa proteção para sua máquina.

E sim, a função do antivírus é a mesma: analisar, verificar, remover e reparar vírus e os danos causados por ele no seu computador. No entanto, ao escolher entre as diferentes opções, alguns critérios devem ser levados em conta.

Neste caso, o primeiro ponto que deve ser analisado é o período de licença. O recomendado é que você veja bem qual a assinatura melhor se encaixará no que você está buscando.

Analisar também a versão do antivírus é um detalhe importante, isso porque as marcas de antivírus vão lançando diferentes versões do programa ao longo do tempo.

Neste caso, mesmo que o software seja de uma versão anterior ao ano vigente, por exemplo, ainda é possível utilizá-lo e ele terá as mesmas qualidades de um programa normal.

Acontece que as empresas fazem pequenas alterações de configuração e opções de proteção, por isso acabam lançando versões mais atuais e este é um ponto a ser analisado.

Analise também a sua situação e necessidade para saber se o uso em um único PC será suficiente ou se você precisará instalar o programa em mais aparelhos.

Por último, mas não menos importante, analise também o preço do produto. Lembre-se também que alguns programas podem oferecer – além de todas as funcionalidades básicas – alguns benefícios ao comprador e usuário. Suporte técnico, firewalls específicos, configurações customizadas são algumas das opções que alguns antivírus podem apresentar.

Por isso, em geral, às vezes vale a pena pagar um pouco mais por um software que tenha atendimento técnico durante toda a licença de uso, por exemplo, com profissionais auxiliando em eventuais dúvidas e problemas que surgirem.

Os programas pagos oferecem recursos adicionais que vão além da varredura e exclusão do vírus, sendo uma boa opção para quem precisa de uma camada a mais de segurança.

Esta decisão também poderá ser tomada baseada no fato de o computador em questão ser de uso doméstico ou corporativo.

Computadores corporativos sempre acabam tendo uma maior atenção quanto à proteção por conterem uma série de dados sigilosos e estratégicos.

Além disso, versões pagas costumam oferecer proteção para mais de um dispositivo por meio de uma única licença, podendo ser usado em PCs, smartphones e tablets.

Além desses pontos, é muito importante que você conheça muito bem cada opção para assim, fazer a melhor escolha. Pensando nisso, e para te ajudar, elaboramos uma lista com os melhores antivírus do mercado.

No final, este artigo vai te ajudar a conhecer melhor o que é um antivírus, assim como conhecer as principais características, avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção.

Saiba que ao considerar esses detalhes, ficará muito mais fácil fazer a melhor escolha, e encontrar o produto ideal para você.

Então, para descobrir quais são os melhores antivírus do mercado, é importante ler esse Guia até o final.

Apresentaremos agora cada uma das opções com mais detalhes!

Os 5 Melhores Antivírus de 2023

Norton 360

um dos antivírus mais completos e eficientes do mercado

Empresa renomada que protege dispositivos Windows, Mac, Android e iOS contra ameaças online e offline, o Norton já tem um longo histórico de criação de excelentes produtos de segurança.

Com o passar do tempo e com a adição constante de recursos de proteção de privacidade e identidade, o Norton está se tornando muito mais do que apenas uma solução antivírus.

E na sua última iteração, o Norton 360, eleva tudo para um patamar completamente novo.

O Norton 360 é um antivírus completo e conta com um poderoso mecanismo antimalware, uma ampla variedade de ferramentas de segurança na internet.

Além disso, este antivírus conta com um intuitivo painel online e um bom serviço de suporte, tudo isso por um preço mais acessível que o da maioria dos concorrentes.

Outro ponto interessante é que o mecanismo antimalware do Norton usa machine learning, heurística avançada e um diretório de malware consistentemente atualizado para identificar malware — de vírus e trojans a malware avançado como ransomware e cryptojackers.

Para finalizar, é importante frisarmos que a versão do Norton 360 para Windows também teve um ótimo desempenho nos testes recentes do Teste AV. O Norton atingiu a pontuação perfeita em todas as suas cinco aparições.

Vantagens


Proteção perfeita contra malware e 100% de proteção contra vírus
VPN completa
Controles de pais premiados
Proteção total de identidade

Desvantagens


Os usuários de Mac perdem alguns recursos
Proteção de identidade limitada aos EUA

McAfee Total Protection

proteção estendida para você toda sua família

Amplamente utilizado, como você provavelmente já deve saber, o McAfee é um nome já bem conhecido no mercado de antivírus. Porém, nos últimos anos, a empresa passou por algumas mudanças significativas depois da sua separação da Intel.

Após essa mudança, a empresa redesenhou sua interface e se tornou um dos antivírus mais poderosos do mercado, tão bom quanto outros gigantes do setor, como o Norton e o Kaspersky.

Seu último lançamento, o McAfee Total Protection 10 + VPN, por exemplo, vem com vários recursos de segurança e add-ons extras. É eficaz em bloquear ataques “dia zero” e malware bem conhecido.

O McAfee Total Protection protege contra vírus, malware, spyware e ransomware, e também mantém você a salvo de sites suspeitos ou vulneráveis.

Este antivírus abrangente não apenas protege seus dispositivos Windows, Mac OS, Android e iOS, mas também protege sua identidade e informações pessoais, protege suas conexões de internet via VPN e protege você de golpes de phishing na web.

O McAfee Total Protection 10 com VPN – Safe Connect também oferece proteção estendida para sua família, incluindo controles dos pais para ajudar seus filhos a criar hábitos saudáveis, monitorar o que veem online, bloquear conteúdo impróprio e gerenciar o tempo de tela em seus dispositivos, mesmo quando você está longe.

Vantagens


Eficaz em bloquear ataques “dia zero” e malware bem conhecidos
Vários recursos de segurança e add-ons extras
Oferece proteção estendida para sua família

Desvantagens


Sua versão premium possui um valor um pouco elevado

Kaspersky Total Security

antivírus muito eficiente e com altos níveis de segurança para proteger o seu computador

Considerado uma das melhores opções de antivírus pago para Windows do mercado, o Kaspersky é um antivírus, muito eficiente e com altos níveis de segurança para proteger o seu computador.

Sempre entre os primeiros nos principais comparativos, o Kaspersky Total Security ajuda a proteger sua família enquanto vocês navegam pela Internet, fazem compras, usam as redes sociais ou fazem streaming.

Além disso, a proteção extra de privacidade armazena com segurança suas senhas e documentos importantes, protege arquivos e lembranças preciosas e ajuda a proteger as crianças dos perigos digitais.

O Kaspersky recebeu nota máxima (Advanced+) no teste de proteção em tempo real, com 99,9% de eficiência.

Tal teste é um dos mais importantes e indica a capacidade do antivírus de proteger o seu computador e evitar que o seu equipamento seja infectado por Malwares.

Vantagens


Oferece altos níveis de segurança para proteger o seu computador
Armazena com segurança suas senhas e documentos importantes
Possui nota máxima (Advanced+) no teste de proteção em tempo real

Desvantagens


Sua versão free é um pouco limitada

Bitdefender Total Security

Proteção para a família inteira: um produto que cobre todas as suas necessidades de segurança

Considerado um dos antivírus mais intuitivos e eficientes do mercado no momento, sua mais atual versão, o BitDefender Total Security não poderia ficar de fora da nossa lista.

Como você provavelmente já deve ter percebido, nos últimos anos, ele deixou de ser um simples antivírus e passou a proteger não apenas seus dispositivos, mas também sua privacidade

Atualmente, o BitDefender Total Security vem carregado de uma variedade de recursos de ponta incomparáveis com os de outros pacotes de segurança. Isso é mais verdade ainda se você for um usuário do Windows.

Para ele o BitDefender oferece não só excelente proteção contra malware, mas toda uma variedade de recursos de privacidade, como VPN, anti-tracker, monitor de microfone e proteção de webcam.

E assim como as opções anteriores, o BitDefender também tem uma pontuação praticamente perfeita em todos os testes de desempenho, porém, com um grande diferencial, não deixa seus dispositivos lentos.

Vantagens


Oferece uma proteção muito eficiente contra malware
Conta com recursos de privacidade muito completos
O BitDefender não deixa seus dispositivos lentos
Oferece um excelente preço e grande desconto

Desvantagens


VPN grátis limitada
O BitDefender para Mac possui menos recursos que seu irmão para Windows

Avast

um dos programas de segurança mais populares e completos do mercado

Quando pensamos nos melhores softwares de antivírus do mundo, não há como deixar de lembrar do Avast. Não é verdade?

O que não poderia ser diferente, afinal, esse não só é um dos programas de segurança mais populares, como também é um dos mais completos, especialmente para quem procura opções gratuitas para proteger o computador.

O Avast Free Antivirus, por exemplo, consegue encontrar ameaças com facilidade e ainda oferece um navegador de internet seguro que pode ser instalado sem custo também.

O Avast também é ótimo na hora de bloquear sites suspeitos e para encontrar um possível caso de phishing no seu e-mail.

A parte de escaneamento também é bem completa, sendo que você pode optar por uma análise mais rápida, uma análise que ocorre sempre que você liga o PC ou uma análise completa e mais demorada.

Não podemos deixar de falar do Avast Mobile Security, que é a melhor opção para quem procura um antivírus para seu smartphone ou tablet.

O Avast Mobile Security também pode ser usado gratuitamente e serve para escanear seu dispositivo e bloquear ameaças na web e em arquivos maliciosos.

Porém, a única coisa que vai ter que se preocupar é que ele apresenta muitos anúncios, o que só pode ser removido com uma assinatura mensal ou anual. De resto, ele é bem simples de usar e vale a pena conferir.

O Avast conta também com a versão Premium Security e o Avast Ultimate. A versão Premium Security antigamente chamado de Avast Internet Security, é a primeira opção paga da marca e oferece planos para um único dispositivo ou para até dez aparelhos diferentes, que podem ser computadores Windows e Mac ou dispositivos mobile Android e iOS.

Neste caso, além dos recursos que já temos na versão gratuita, você também conta com um recurso que pode escanear sites e ver se há riscos de seguranças antes que você os use.

O Avast Ultimate, como dá para imaginar pelo nome, o Avast Ultimate é o plano mais completo de segurança que o Avast oferece atualmente.

E sim, ele é um pouco mais caro que o Premium Security, mas oferece ainda mais recursos. Em relação ao uso dele em diferentes dispositivos, ele também possui um plano individual e outro voltado para até dez aparelhos.

Ele oferece tudo o que o Premium Security tem, mas também traz um VPN para você ter mais privacidade mesmo em redes Wi-Fi públicas, uma ferramenta para limpar o seu dispositivo de arquivos desnecessários e até mesmo um recurso para impedir que apps ou sites rastreiem suas atividades online.

No entanto, é importante ressaltarmos que ele não tem um teste gratuito, mas é possível pedir reembolso em até 30 dias se não estiver satisfeito com o software.

Vantagens


Consegue encontrar ameaças com facilidade
Ótimo na hora de bloquear sites suspeitos e para encontrar um possível caso de phishing no seu e-mail
Oferece um navegador de internet seguro que pode ser instalado sem custo também

Desvantagens


Alguns consumidores já relataram que ele deixa o computador lento

Guia do Comprador: Tudo que você precisa saber sobre Antivírus

Agora iremos te apresentar o Guia Completo do Comprador onde daremos dicas para você poder escolher bem o seu antivírus. 

Siga conosco nessa leitura e confira as características para as quais você deve se atentar para fazer a melhor escolha.

Afinal, o que é um vírus de computador?

Da mesma forma que acontece com o vírus da gripe, um vírus de computador tem a habilidade de se replicar e foi desenvolvido para se propagar de um host para outro.

Neste caso, da mesma forma como os vírus não se reproduzem sem uma célula hospedeira, os vírus de computador também não se reproduzem ou se propagam sem programação, como um arquivo ou documento.

De uma forma mais técnica, podemos dizer que um vírus de computador é um tipo de programa ou código malicioso criado para alterar a forma como um computador funciona e desenvolvido para se propagar de um computador para outro.

A sua forma de atuação é se anexando a um programa ou documento legítimo, que tenha suporte para macros, a fim de executar o seu código.

Neste caso, durante esse processo, um vírus pode potencialmente causar efeitos inesperados ou prejudiciais, como danificar o software do sistema, corrompendo e destruindo os dados.

Criados por hackers para que eles tenham acesso a dados pessoais e causem estragos no computador, cada um possui um objetivo e forma de ataque.

Quais são os tipos de vírus?

Keylogger

Keylogger é um programa criado para gravar tudo o que uma pessoa digita em um determinado teclado de um computador.

Ele é um programa do tipo spyware e é utilizado quase sempre para capturar senhas, dados bancários, informações sobre cartões de crédito e outros tipos de dados pessoais.

Adware   

Adware é um software não desejado projetado para jogar anúncios na sua tela.

O Adware gera receita para o desenvolvedor exibindo automaticamente anúncios online na interface do usuário do software ou em uma tela que surge na frente do usuário durante o processo de instalação.

Trojan horses  

Trojan, também conhecido como cavalo de Troia (em inglês Trojan horse), é um malware que executa ações em um computador criando uma porta para uma possível invasão sem a autorização do usuário.

Spyware  

Spyware é um software instalado sem você saber, seja em um computador tradicional, um aplicativo no navegador da Web ou um aplicativo que reside em seu dispositivo móvel.

Ou seja, o spyware transmite suas informações pessoais confidenciais para um invasor.

Worm     

O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima.

Uma distinção importante entre vírus e worms de computador é que o vírus precisa de um programa host ativo ou de um sistema operacional ativo já infectado para ser executado, causar danos e infectar outros documentos ou arquivos executáveis, enquanto os worms são programas maliciosos autônomos que se replicam.

Browser Hijacker    

Um sequestro de navegador (em inglês, browser hijacking) é a modificação não autorizada das configurações de um navegador por um malware, a fim de inserir anúncios indesejados no navegador do usuário.

Um navegador sequestrado pode ter sua Página Inicial, página de erro ou página de busca alteradas.

Backdoor

De forma geral, podemos dizer que o malware backdoor é um tipo de trojan que possibilita infectar e acessar um sistema e seu controle remoto.

A partir daí, o invasor pode mudar ou até mesmo apagar arquivos, além de executar programas, enviar e-mails em massa e instalar ferramentas criminosas.

Como os vírus de computador se propagam?

No mundo constantemente conectado que vivemos, contrair um vírus de computador pode acontecer de várias formas.

Os vírus podem, por exemplo, se propagar através de anexos de email ou mensagens de texto, downloads de arquivos da Internet e links para golpes em mídias sociais.

O que não é exclusivo apenas para desktops. Pelo contrário, até mesmo os dispositivos móveis e smartphones podem ser infectados com vírus através do download de aplicativos duvidosos nesses dispositivos.

Neste caso, os vírus podem se esconder disfarçados como anexos de conteúdos compartilhados socialmente, como imagens humorísticas, cartões comemorativos ou arquivos de áudio e vídeo.

Pensando nisso e para evitar o contato com um vírus, é importante ter cautela ao navegar na Internet, baixar arquivos e abrir links ou anexos.

A prática recomendada, neste caso, é nunca fazer o download de textos ou anexos de emails não esperados, ou de arquivos de sites nos quais você não confia.

Quais os danos que um vírus pode causar no computador?

Como falamos anteriormente, alguns tipos de vírus, além de fazer mudanças na máquina, como páginas iniciais, de busca e configurações, eles também deixam o computador lento, como comentamos anteriormente.

Alguns vírus também possuem a função de eliminar todos os dados que estejam no PC, removendo tudo do disco rígido, sem deixar nenhum tipo de rastro.

Alguns vírus também podem capturar absolutamente tudo que o usuário digita no teclado, sendo essa uma maneira de acessar sites de banco, por exemplo, e causar danos financeiros.

Por isso, e para evitar tais problemas, é tão importante ter um software instalado desde o começo. Assim, o programa vai prevenir a chegada de vírus na sua máquina e, caso isso aconteça, ele vai ser capaz de removê-los.

Lembrando que, caso a sua máquina já esteja contaminada e você não tenha um programa antivírus instalado, muitas vezes, fazer uma varredura não adiantará e você não conseguirá remover o malware.

O que é um antivírus?

De uma forma técnica, podemos dizer que o Antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms.

Basicamente, são programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, de modo a dar mais segurança ao usuário.

Como mostramos anteriormente, existem diversas formas de uma máquina contrair vírus podendo aparecer por meio de pendrives, emails, sites de conteúdo erótico ou duvidoso, download de arquivos e programas infectados e por vários outros meios.

Hoje sabemos que esses vírus e códigos maliciosos possuem a finalidade de interferirem no funcionamento do computador ou celular para registrar, corromper, destruir dados e transferir informações para outras máquinas.

Felizmente, o antivírus possui vários métodos de identificação para impedir a entrada de vírus, incluindo atualização automática, escaneamento, quarentena e outros meios.

Entenda agora como funciona um antivírus e quais são os métodos de identificação utilizados:

Como funciona um antivírus e quais são os métodos de identificação utilizados?

Escaneamento de vírus conhecidos

O método de escaneamento de vírus conhecido acontece da seguinte forma. Assim que um novo vírus é descoberto, o antivírus desmonta seu código e o separa em grupos de caracteres chamados de string que não são encontrados em outros programas do computador.

Neste caso, a partir daí, a string começa a identificar esse vírus, enquanto que o antivírus faz uma varredura pelo sistema para identificá-lo em algum programa.

Quando encontrado, o antivírus notifica o usuário e deleta o arquivo automaticamente, enviando para um espaço que pode ser visualizado posteriormente pelo usuário.

Sensoreamento heurístico

Considerado o segundo passo de uma execução quando o usuário solicita o escaneamento da máquina, o Sensoreamento heurístico acontece da seguinte forma.

Neste caso, o antivírus, por meio de um método complexo e muitas vezes sujeito a erros, realiza a varredura de todo o sistema em busca de instruções que não são executáveis nos programas usuais.

Cabe frisarmos que, muitas vezes pode apresentar erros por necessitar gravar sobre ele mesmo, ou outro arquivo, dentro de um processo de reconfiguração ou atualização.

Busca algorítmica

Basicamente, trata-se de uma busca que utiliza algoritmos para encontrar os resultados.

Neste caso, checagem de integridade refere-se ao mecanismo que registra dígitos verificadores em um banco de dados que pode ser consultado futuramente pelo antivírus com objetivo comparativo.

Checagem de integridade

A checagem de integridade refere-se ao mecanismo que registra dígitos verificadores em um banco de dados para que podem  ser consultados futuramente pelo antivírus com objetivo comparativo.

Neste caso, quando uma nova checagem é realizada, o sistema utiliza o banco de dados com as informações armazenadas para fazer comparações a fim de se certificarem de que não existem alterações nos dígitos verificadores.

No entanto, é importante ressaltarmos que, apesar da evolução dos antivírus e de seus vários recursos para combater e impedir a chegada de programas maliciosos em uma máquina, nenhum deles é considerado totalmente seguro.

Neste caso, mantê-lo atualizado é o mínimo necessário para melhorar a sua atuação dentro do sistema.

Quais suas vantagens e desvantagens do antivírus?

A primeira e principal vantagem de um antivírus é, sem dúvidas, proteger o computador contra ameaças cibernéticas, vírus, malwares e softwares maliciosos.

Neste caso, além de eliminar os vírus já presentes, quando ativado, o programa é capaz de prevenir que ameaças futuras contaminem o seu computador.

Dessa forma, o software permite também uma navegação tranquila na internet, sem a preocupação de acessar um site indevido, uma vez que o antivírus também bloqueia os websites maliciosos.

Além disso, o antivírus possui também firewall que impede todas as conexões de entrada não autorizadas ao computador ou à rede, evitando, assim, que hackers acessem o computador à distância.

Outro benefício do antivírus é aumentar a vida útil a longo prazo do computador. Neste caso, ao estar protegida, a máquina consequentemente tem maior duração e menor necessidade de ser reparada, durando, assim, mais tempo.

Acontece que nem tudo são flores e uma das desvantagens do programa é que uma licença por um ano para ser usada em apenas um dispositivo pode ser considerada um pouco cara por algumas pessoas.

A varredura completa também pode levar um bom tempo, dependendo do computador, número de arquivos e outros detalhes.

Neste caso, se você estiver com pressa, pode ser um pouco difícil esperar terminar.

Diferenças entre antivírus pago e antivírus gratuito

Como falamos anteriormente, ter um software para proteger a sua máquina de vírus futuros, fazer varreduras e eliminar as contaminações é algo essencial para proteger seu computador, além de dados e informações pessoais.

Devido a sua importância, no mercado podemos contar com diversas opções, de diferentes marcas e com diferentes configurações, desde pagas até gratuitas.

No entanto, apesar de existirem programas gratuitos, investir em um antivírus pago pode valer muito a pena, dependendo da sua necessidade.

Isso porque os programas pagos oferecem recursos adicionais que vão além da varredura e exclusão do vírus, sendo uma boa opção para quem precisa de uma camada a mais de segurança.

Cabe frisarmos que esta decisão também poderá ser tomada baseada no fato de o computador em questão ser de uso doméstico ou corporativo. Neste caso, computadores corporativos sempre acabam tendo uma maior atenção quanto à proteção por conterem uma série de dados sigilosos e estratégicos.

Versões pagas também costumam oferecer proteção para mais de um dispositivo por meio de uma única licença, podendo ser usado em PCs, smartphones e tablets.

Principais critérios para compra de um Antivírus  

Agora que você sabe a importância dessa ferramenta, confira algumas dicas para encontrar a melhor opção de antivírus para o seu computador!

No próximo tópico vamos explicar quais os principais fatores que você deve considerar na hora de escolher o melhor Antivírus.

Avalie a marca

O primeiro passo que deve ser dado na escolha do seu antivírus é fazer uma avaliação da marca.

Neste caso, o recomendado é que você opte por marcas que sejam referências no mercado.

Ao fazer uma busca no Google, por exemplo, você poderá encontrar algumas opções como— Avast, AVG e Avira.

Cabe frisarmos que as referências também mudam conforme o sistema operacional e o tipo de dispositivo.

Avalie as funcionalidades

Um bom antivírus, como falamos anteriormente, oferece uma série de serviços, funcionalidades e métodos para impedir a entrada de elementos maliciosos no sistema, bem como fazer sua identificação e eliminação quando passam da análise inicial.

Pensando nisso, é importante entender o que é oferecido pela empresa considerada.

Avalie a licença disponibilizada

O ponto que também precisa ser analisado é a licença disponibilizada. Felizmente, em cada programa vem especificado se a assinatura é para alguns meses, um ano ou mais.

Ao comprar o produto, você recebe junto uma chave de acesso e ela será a responsável pela licença e duração de uso. Neste caso, após o tempo determinado acabar, você precisará fazer uma nova compra para ter acesso ao antivírus. Por isso, veja bem qual a assinatura melhor se encaixará no que você está buscando.

Avalie a versão

Como você já deve ter percebido, com o passar do tempo, as marcas de antivírus vem lançando diferentes versões do programa ao longo do tempo.

Neste caso, mesmo que o software seja de uma versão anterior ao ano vigente, por exemplo, ainda é possível utilizá-lo e ele terá as mesmas qualidades de um programa normal.

Porém, as empresas fazem pequenas alterações de configuração e opções de proteção, por isso acabam lançando versões mais atuais.

Analise o número de dispositivos oferecidos

Atualmente, os antivírus também estão disponíveis para certo número de aparelhos por assinatura. Neste caso, alguns podem ser usados em apenas um único dispositivo e outros para três ou até mais, podendo ser utilizado não somente no computador, como também celular e acessórios como tablets, além dos computadores de familiares ou amigos.

O recomendado é que você analise a sua situação e necessidade para saber se o uso em um único PC será suficiente ou se você precisará instalar o programa em mais aparelhos.

Entenda a necessidade de pagar

Apesar das opções pagas serem mais completas quando falamos de recursos e funcionalidades, para pessoas que conhecem as principais armadilhas online e não usam canais de risco, a versão gratuita é mais que suficiente para manter a segurança.

Neste caso, o ideal é que o usuário avalie suas práticas de navegação e entenda a necessidade de investir em algo mais completo — como, por exemplo, um dispositivo de trabalho.

Baixe direto do Fabricante

Nos últimos anos percebemos que um dos principais golpes na internet é a criação de páginas falsas oferecendo softwares, serviços e produtos. Infelizmente, isso também acontece com os antivírus.

Pensando nisso, e para evitar problemas, é importante conferir a fonte e baixar a ferramenta direto do fabricante.

Conclusão

Para finalizar, é importante frisarmos que o antivírus McAfee Total Protection foi escolhido pela maioria dos consumidores como a melhor escolha.

Como falamos no início do artigo, o McAfee Total Protection 10 + VPN, por exemplo, vem com vários recursos de segurança e add-ons extras. É eficaz em bloquear ataques “dia zero” e malware bem conhecido.

O McAfee Total Protection protege contra vírus, malware, spyware e ransomware, e também mantém você a salvo de sites suspeitos ou vulneráveis.

Este antivírus abrangente não apenas protege seus dispositivos Windows, Mac OS, Android e iOS, mas também protege sua identidade e informações pessoais, protege suas conexões de internet via VPN e protege você de golpes de phishing na web.

O McAfee Total Protection 10 com VPN – Safe Connect também oferece proteção estendida para sua família, incluindo controles dos pais para ajudar seus filhos a criar hábitos saudáveis, monitorar o que veem online, bloquear conteúdo impróprio e gerenciar o tempo de tela em seus dispositivos, mesmo quando você está longe.

FAQ

Leave a Comment